O que é sedentarismo? Conheça as principais consequências dessa condição e a importância de levar uma vida saudável!

O sedentarismo é uma condição que pode trazer graves riscos à saúde física e mental. A seguir, conheça as principais causas e os benefícios em adotar um estilo de vida saudável!

O sedentarismo é um dos maiores problemas enfrentados pela sociedade moderna, seja devido a falta de atividade física e maus hábitos ou pela comodidade do dia a dia.

Quantas vezes você preferiu subir uma escada rolante a utilizar as escadas normais? Ou utilizou um elevador para subir ou descer apenas um andar?

Estes são hábitos comuns, mas que inibem a prática do exercício físico, mesmo que seja algo simples como subir um lance de escada.

Ao longo do texto você vai descobrir o que é sedentarismo e quais as principais causas dessa condição, suas consequências e porque é preciso adotar um estilo de vida saudável. Boa leitura!

O que é sedentarismo?

Sedentarismo é a condição de ausência de atividades físicas, caracterizando um gasto energético reduzido.

É considerada sedentária a pessoa que não dedica um período à prática de alguma modalidade esportiva ou treino em geral ou que se limita a realização de atividades básicas, como se locomover e trabalhar.

O perigo dessa condição é o aparecimento de doenças cardiovasculares, diabete e até mesmo alguns tipos de câncer.

Sendo assim, o corpo precisa estar em constante movimento. Você já percebeu que quando está praticando algum exercício, você sente a sensação de prazer e bem-estar? Isso acontece devido à dopamina e serotonina que promovem estas sensações.

A prática de exercícios físicos ajuda a ter um sono regulado, controlar o estresse, estar dentro do peso ideal e cuidar da saúde mental.

graduacao ead | o que é sedentarismo

O Brasil é um país muito sedentário?

O Brasil é um dos países mais sedentário da América Latina e ocupa a quinta posição no ranking mundial, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além disso, cerca de 47% dos brasileiros são sedentários. Entre os jovens o número é maior e ainda mais alarmante: 84%.

Quais as principais causas do sedentarismo?

O sedentarismo muitas vezes é confundido com preguiça, mas não é o mesmo. Enquanto o sedentarismo é um estilo de vida caracterizado pela falta de atividade física regular, a preguiça é uma atitude de evitar esforço ou atividade, muitas vezes devido ao desinteresse.

Veja a seguir, algumas das principais causas do sedentarismo!

Estilo de vida moderno

O estilo de vida moderno, caracterizado pela tecnologia e transporte fácil, muitas vezes leva a uma redução das atividades físicas diárias.

As tarefas que antes exigiam movimento, como ir ao trabalho ou fazer atividades domésticas, agora podem ser realizadas com menos esforço, o que contribui para um aumento do sedentarismo.

Falta de tempo

Muitas pessoas enfrentam agendas lotadas devido a uma jornada dupla desgastante, com responsabilidades familiares, trabalho e outros compromissos.

A falta de tempo livre pode levar a escolhas mais sedentárias, como preferir descansar, em vez de se exercitar.

Trabalho sedentário

Muitos empregos envolvem longos períodos sentado em frente a um computador. O trabalho no escritório pode limitar as oportunidades de movimento ao longo do dia, contribuindo para um estilo de vida sedentário.

Falta de incentivo

A falta de motivação para se exercitar ou a ausência de um ambiente que encoraje atividades físicas também pode levar ao sedentarismo.

Quando as pessoas não veem benefícios claros para se movimentar ou não têm acesso a instalações esportivas, é provável escolherem comportamentos sedentários.

Quais as principais consequências para a saúde?

Para prevenir essas consequências, é fundamental incluir atividades físicas à rotina diária. Mesmo pequenas mudanças, como caminhar mais e optar pelas escadas podem fazer uma grande diferença na saúde.

Consultar um profissional de saúde antes de iniciar um novo programa de exercícios é essencial, principalmente se você não está acostumado com esta prática regular.

Obesidade

O sedentarismo está fortemente associado ao ganho de peso e à obesidade. A falta de atividade física contribui para o desequilíbrio entre a ingestão de calorias e o gasto energético, levando ao acúmulo de gordura corporal.

Doenças Cardiovasculares

A falta de atividade física pode levar ao enfraquecimento do sistema cardiovascular. O sedentarismo contribui para o aumento do colesterol ruim (LDL), pressão arterial elevada e acúmulo de placas nas artérias, aumentando significativamente o risco de ataques cardíacos e derrames.

Diabetes

A inatividade física está ligada ao desenvolvimento do diabetes tipo 2. O sedentarismo prejudica a regulação dos níveis de glicose no sangue, levando à resistência à insulina e ao aumento do risco da doença.

Problemas Musculares e Ósseos

A falta de movimento regular pode resultar em fraqueza muscular e perda de massa óssea. Isso aumenta o risco de lesões musculares, osteoporose e problemas nas articulações.

Problemas relacionados a saúde mental

Não é só o corpo físico que precisa de cuidados. A mente também merece a sua atenção. A rotina agitada e longas jornadas de trabalho podem levar a Síndrome de Burnout.

A falta de atividade física pode, ainda, agravar quadros de ansiedade, depressão e outras doenças.

KV CAMPANHA 02 PROMO 1920x1080 px v4 1 1024x439 1 | o que é sedentarismo

Entenda a importância de adotar um estilo de vida saudável

Existem diversos benefícios em adotar um estilo de vida mais saudável, tais como:

  • uma rotina saudável reduz o risco de doenças crônicas, promovendo mais qualidade de vida;
  • hábitos saudáveis aumentam os níveis de energia, melhorando a disposição para as atividades diárias e aumentando a vitalidade;
  • a alimentação equilibrada e atividade física ajudam a manter um peso saudável;
  • adotar hábitos saudáveis está associado a um menor risco de depressão, ansiedade e picos de estresse, promovendo um bem-estar mental positivo;
  • uma rotina saudável contribui para um sono de melhor qualidade;
  • uma dieta saudável e exercícios regulares beneficiam a saúde cerebral, melhorando a função cognitiva e reduzindo o risco de doenças neurodegenerativas;
  • sentir-se bem física e mentalmente aumenta a autoconfiança e a autoestima, promovendo uma visão positiva de si;
  • adotar hábitos saudáveis pode inspirar amigos e familiares a também cuidarem de sua saúde;
  • prevenir doenças por um estilo de vida saudável pode levar a menores gastos com cuidados médicos ao longo do tempo.

Ao longo deste texto você entendeu melhor o que é sedentarismo, as suas consequências e como você pode mudar esse jogo. Não espere pela próxima segunda-feira para começar. Praticar atividades físicas e mantenha bons hábitos alimentares com disciplina e foco.

Gostou do texto? Então confira outras dicas para manter uma rotina saudável e obter mais qualidade de vida!



Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade