Aprenda a fazer uma transição de carreira e alcance sua realização profissional!

A transição de carreira pode ser a a solução ideal para quem deseja se sentir realizado profissionalmente, mas não está feliz na área atual. Veja como promover essa mudança!

A transição de carreira é um passo decisivo na vida de qualquer profissional, o que exige uma dose de coragem e planejamento. Uma mudança importante e que nunca é tardia para quem deseja fazer o que gosta e sair da zona de conforto

É fundamental levar em consideração a realização profissional na hora de repensar a atuação no mercado. Muitas vezes nos vemos obrigados a permanecer trabalhando em uma função ou área, pensando que já não é possível mudar a trajetória. 

Neste post falamos sobre a transição de carreira como fator motivacional, bem como as vantagens dessa mudança. Continue lendo e veja como alterar o curso profissional com segurança!

O que significa ser realizado profissionalmente? Entenda a importância!

Se você anda desmotivado com o trabalho, seja pela falta de oportunidade ou pela dúvida de ter feito a escolha certa, talvez não esteja realizado profissionalmente. Esse é um sentimento que afeta milhares de profissionais que, por diversas razões, têm dificuldades de promover a mudança. 

Acontece que, com o passar dos anos, cada vez mais insatisfeito, você vai se enxergar distante da sua verdadeira vocação profissional. É preciso trabalhar com o que gosta ou, quando perceber, não terá tempo e oportunidade para uma transição de carreira. 

Não existe nada mais prazeroso do que acordar todos os dias feliz porque tem um trabalho dos sonhos ou ir dormir tranquilo com a sensação de dever cumprido. Não importa a profissão, cada um deve procurar fazer o que gera satisfação profissional e pessoal, além do dinheiro. 

Só assim é possível ter um equilíbrio nesses dois aspectos importantes da vida e poder contar história para os filhos e netos. O melhor caminho é fazer o balanço geral, antes de tomar qualquer atitude, mas, se não está feliz, simplesmente faça.

CAMP 2023 HOME GRAD UNINASSAU 2 1 | transição de carreira

Tem idade limite para fazer uma transição de carreira?

Você pode ter passado dos 40 anos ou ter acabado de se formar na faculdade, o fato é que a realização profissional independe da idade. Pode ser que você esteja em uma carreira pela experiência nas empresas ou que tenha escolhido um curso por imposição da família. 

Seja qual for o motivo, a insatisfação e o desejo de mudança pode acometer qualquer pessoa, de qualquer idade ou gênero. A transição de carreira está ligada não só a fazer o que gosta, mas ser bom no que faz, exatamente pelo amor à profissão escolhida.

Quais são as vantagens de fazer a transição de carreira?

Ao optar pela transição, você tem a chance de rever pontos importantes da vida, o que traz alguns benefícios!

Oportunidade de autoconhecimento

O momento em que você começa a repensar a carreira profissional é também de desenvolver o autoconhecimento. Suas análises levarão a perguntas fundamentais sobre o quanto você se sente realizado e será capaz de permanecer em uma profissão até a aposentadoria. 

Esteja preparado para descobrir que nunca foi, de fato, feliz no trabalho e que no íntimo, anseia uma transformação completa o quanto antes. Por mais doloroso que seja, o autoconhecimento leva a respostas reveladoras, sobre a vida pessoal e profissional.

Começo de perspectivas melhores

Se você está em um trabalho que não oportuniza o crescimento ou possibilidade de melhor remuneração, a transição amplia as perspectivas.

Com a decisão de mudança, você pode avaliar com mais calma as profissões que gostaria de seguir e, dentre elas, aquelas que podem oferecer mais satisfação em todos os aspectos.

Realização pessoal e profissional

Ter a profissão desejada traz alegrias, mesmo que você tenha uma rotina apertada e dedicada muitas horas do dia.

Saber que do trabalho resulta tantas realizações pessoais, como a aquisição de uma casa, a viagem de férias com a família ou juntar dinheiro para um intercâmbio, impulsiona fazer a transição para uma carreira que dê condições de concretizar os sonhos.

Como fazer a transição de carreira?

Chegamos ao ponto em que não basta apenas sonhar com uma transição de carreira, mas planejar com a consciência de que você terá que começar tudo de novo, ou seja, se preparar, ser um bom profissional e se destacar no mercado. 

Listamos algumas dicas para nortear seu plano de transição de carreira!

1. Saiba o que quer fazer

O primeiro passo é saber o que você quer fazer profissionalmente, considerando seu trabalho atual e os motivos para mudar de carreira. Pode ser que você precise de uma graduação ou até mesmo escolher um segundo curso de nível superior para alcançar seu objetivo.

2. Pesquise sobre o mercado de trabalho

Mais do que fazer o que gosta é preciso saber como anda o mercado de trabalho dentro da área prospectada. A transição de carreira é importante para garantir satisfação, mas ter um emprego, salário justo e estabilidade é o que vai fazer com que você se sinta realizado de verdade.

4. É hora de se especializar

A transição de carreira pode ocorrer de muitas maneiras e uma delas é permanecer na profissão, mas mudar a atuação na área. Por exemplo, vamos imaginar que você seja professor de Geografia e esteja cansado da sala de aula, mas não do ambiente escolar. 

Se tiver competências e habilidades para gestão, pode escolher uma especialização em docência e se tornar um diretor acadêmico. Além de ter novos desafios e de poder contribuir com toda a experiência docente, você não perderá contato com esse universo.  

5. Amplie sua rede de contatos

Uma boa estratégia para a transição de carreira é criar um networking potente, ou seja, aumentar a rede de contatos em busca de oportunidades. Os profissionais das áreas de interesse podem contribuir com informações sobre a profissão, mercado de trabalho, salário e se a mudança vale a pena. 

A transição de carreira, vai além da mudança de profissão, uma vez que envolve a vida em totalidade. É um movimento que ressignifica as atividades, a entrega e a contribuição de um profissional e sua motivação para levantar todos os dias e ir para o trabalho. 

Gostou do post? Que tal aproveitar e conferir mais um artigo que vai ajudar você a responder o que esperar da sua carreira!



Outras dúvidas sobre transição de carreira que podem ajudar

  1. O que é uma transição de carreira? 

    É o momento de decisão do profissional para mudar de área de atuação no mercado de trabalho e que tem origem em situações como insatisfação, dificuldades de emprego ou desejo de explorar novos caminhos.

  2. Como planejar uma transição de carreira? 

    O primeiro passo é decidir o que se quer fazer em meio a tantas oportunidades de profissões e áreas. Feito isso, a próxima etapa é de planejamento, como estudar o mercado, fazer uma segunda graduação ou desenvolver habilidades.

  3. Tem idade certa para fazer a transição de carreira? 

    Não existe uma idade certa para mudar de área profissional, pois a qualquer momento a insatisfação com o trabalho pode bater e estimular a busca por uma nova trajetória. 

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade