A transição de carreira é um passo decisivo na vida de qualquer profissional, o que exige uma dose de coragem e planejamento. Uma mudança importante e que nunca é tardia para quem deseja fazer o que gosta e sair da zona de conforto.
É fundamental levar em consideração a realização profissional na hora de repensar a atuação no mercado. Muitas vezes nos vemos obrigados a permanecer trabalhando em uma função ou área, pensando que já não é possível mudar a trajetória.
Neste post falamos sobre a transição de carreira como fator motivacional, bem como as vantagens dessa mudança. Continue lendo e veja como alterar o curso profissional com segurança!
O que significa ser realizado profissionalmente? Entenda a importância!
Se você anda desmotivado com o trabalho, seja pela falta de oportunidade ou pela dúvida de ter feito a escolha certa, talvez não esteja realizado profissionalmente. Esse é um sentimento que afeta milhares de profissionais que, por diversas razões, têm dificuldades de promover a mudança.
Acontece que, com o passar dos anos, cada vez mais insatisfeito, você vai se enxergar distante da sua verdadeira vocação profissional. É preciso trabalhar com o que gosta ou, quando perceber, não terá tempo e oportunidade para uma transição de carreira.
Não existe nada mais prazeroso do que acordar todos os dias feliz porque tem um trabalho dos sonhos ou ir dormir tranquilo com a sensação de dever cumprido. Não importa a profissão, cada um deve procurar fazer o que gera satisfação profissional e pessoal, além do dinheiro.
Só assim é possível ter um equilíbrio nesses dois aspectos importantes da vida e poder contar história para os filhos e netos. O melhor caminho é fazer o balanço geral, antes de tomar qualquer atitude, mas, se não está feliz, simplesmente faça.

Tem idade limite para fazer uma transição de carreira?
Você pode ter passado dos 40 anos ou ter acabado de se formar na faculdade, o fato é que a realização profissional independe da idade. Pode ser que você esteja em uma carreira pela experiência nas empresas ou que tenha escolhido um curso por imposição da família.
Seja qual for o motivo, a insatisfação e o desejo de mudança pode acometer qualquer pessoa, de qualquer idade ou gênero. A transição de carreira está ligada não só a fazer o que gosta, mas ser bom no que faz, exatamente pelo amor à profissão escolhida.
Quais são as vantagens de fazer a transição de carreira?
Ao optar pela transição, você tem a chance de rever pontos importantes da vida, o que traz alguns benefícios!
Oportunidade de autoconhecimento
O momento em que você começa a repensar a carreira profissional é também de desenvolver o autoconhecimento. Suas análises levarão a perguntas fundamentais sobre o quanto você se sente realizado e será capaz de permanecer em uma profissão até a aposentadoria.
Esteja preparado para descobrir que nunca foi, de fato, feliz no trabalho e que no íntimo, anseia uma transformação completa o quanto antes. Por mais doloroso que seja, o autoconhecimento leva a respostas reveladoras, sobre a vida pessoal e profissional.
Começo de perspectivas melhores
Se você está em um trabalho que não oportuniza o crescimento ou possibilidade de melhor remuneração, a transição amplia as perspectivas.
Com a decisão de mudança, você pode avaliar com mais calma as profissões que gostaria de seguir e, dentre elas, aquelas que podem oferecer mais satisfação em todos os aspectos.
Realização pessoal e profissional
Ter a profissão desejada traz alegrias, mesmo que você tenha uma rotina apertada e dedicada muitas horas do dia.
Saber que do trabalho resulta tantas realizações pessoais, como a aquisição de uma casa, a viagem de férias com a família ou juntar dinheiro para um intercâmbio, impulsiona fazer a transição para uma carreira que dê condições de concretizar os sonhos.
Como fazer a transição de carreira?
Chegamos ao ponto em que não basta apenas sonhar com uma transição de carreira, mas planejar com a consciência de que você terá que começar tudo de novo, ou seja, se preparar, ser um bom profissional e se destacar no mercado.
Listamos algumas dicas para nortear seu plano de transição de carreira!
1. Saiba o que quer fazer
O primeiro passo é saber o que você quer fazer profissionalmente, considerando seu trabalho atual e os motivos para mudar de carreira. Pode ser que você precise de uma graduação ou até mesmo escolher um segundo curso de nível superior para alcançar seu objetivo.
2. Pesquise sobre o mercado de trabalho
Mais do que fazer o que gosta é preciso saber como anda o mercado de trabalho dentro da área prospectada. A transição de carreira é importante para garantir satisfação, mas ter um emprego, salário justo e estabilidade é o que vai fazer com que você se sinta realizado de verdade.
4. É hora de se especializar
A transição de carreira pode ocorrer de muitas maneiras e uma delas é permanecer na profissão, mas mudar a atuação na área. Por exemplo, vamos imaginar que você seja professor de Geografia e esteja cansado da sala de aula, mas não do ambiente escolar.
Se tiver competências e habilidades para gestão, pode escolher uma especialização em docência e se tornar um diretor acadêmico. Além de ter novos desafios e de poder contribuir com toda a experiência docente, você não perderá contato com esse universo.
5. Amplie sua rede de contatos
Uma boa estratégia para a transição de carreira é criar um networking potente, ou seja, aumentar a rede de contatos em busca de oportunidades. Os profissionais das áreas de interesse podem contribuir com informações sobre a profissão, mercado de trabalho, salário e se a mudança vale a pena.
A transição de carreira, vai além da mudança de profissão, uma vez que envolve a vida em totalidade. É um movimento que ressignifica as atividades, a entrega e a contribuição de um profissional e sua motivação para levantar todos os dias e ir para o trabalho.
Gostou do post? Que tal aproveitar e conferir mais um artigo que vai ajudar você a responder o que esperar da sua carreira!
Outras dúvidas sobre transição de carreira que podem ajudar
O que é uma transição de carreira?
É o momento de decisão do profissional para mudar de área de atuação no mercado de trabalho e que tem origem em situações como insatisfação, dificuldades de emprego ou desejo de explorar novos caminhos.
Como planejar uma transição de carreira?
O primeiro passo é decidir o que se quer fazer em meio a tantas oportunidades de profissões e áreas. Feito isso, a próxima etapa é de planejamento, como estudar o mercado, fazer uma segunda graduação ou desenvolver habilidades.
Tem idade certa para fazer a transição de carreira?
Não existe uma idade certa para mudar de área profissional, pois a qualquer momento a insatisfação com o trabalho pode bater e estimular a busca por uma nova trajetória.