Veja como sair da zona de conforto para crescer pessoal e profissionalmente!

Sair da zona de conforto é o primeiro passo para que você consiga enfrentar novos desafios e conquistar seus objetivos. Ensinamos como fazer isso, a seguir!

Pensar em mudanças na nossa vida ou carreira pode trazer um certo incômodo, porque nos obriga a sair da zona de conforto. Afinal, exige um esforço para lidar com novos contextos e experiências.

Atualmente, muito se fala sobre o termo zona de conforto. Porém, você sabe exatamente o que isso significa e como essa situação pode trazer prejuízos para seu desenvolvimento pessoal e profissional?

Quer entender melhor esses pontos e saber como sair dessa condição, especialmente na sua trajetória profissional? Acompanhe o post que preparamos para você!

O que é zona de conforto?

A zona de conforto é uma situação que não exige nenhum tipo de esforço de nossa parte (físico, cognitivo ou emocional). Ou seja, realizamos nossas ações de forma automática. Assim, ficamos acomodados e tranquilos, sem sentir medo, estresse, ansiedade ou qualquer desgaste emocional nesse contexto.

Dessa forma, quando estamos na zona de conforto, sabemos que não vamos errar ou decepcionar. Como o próprio termo indica, é algo que nos faz sentir confortáveis.

A questão é que ficar nesse estado de comodismo pode ter consequências ruins para nossas vidas, pois deixamos de arriscar e enfrentar desafios. Sendo assim, no caso da sua carreira, ela pode ficar estagnada.

Quer um exemplo? Imagine um profissional que está em um emprego que paga pouco. Porém, ele realiza suas tarefas sem dificuldade e tem um bom relacionamento com os chefes e colegas.

Apesar de ansiar uma remuneração maior e de ter qualificação para um cargo com salário melhor, esse profissional fica com medo de sair dessa situação confortável. Afinal, teria que aprender a trabalhar em um novo lugar, realizar funções diferentes e conhecer a equipe.

O medo de enfrentar essas novas experiências é o que impede a pessoa de sair da zona de conforto. É, portanto, um comportamento que engessa sua vida profissional, pois não consegue sair da posição na qual se encontra para crescer.

Como identificar a zona de conforto?

Não é fácil sair da zona de conforto, já que imaginamos erroneamente que estamos em um “porto seguro”. O problema é que muitas pessoas, às vezes, nem imaginam que vivem nesse estado cômodo. 

Para identificar se isso ocorre com você, é fácil. Basta pensar se tem dificuldade de sair de uma determinada situação por medo de fracassar, por vergonha ou até por falta de motivação ou preguiça. 

É um estado em que você fica paralisado e se sente inseguro em apostar em algo novo, sem conseguir ter um pensamento crítico sobre o contexto. Você acaba vivendo em um ciclo vicioso, sem chegar a lugar algum.

Outra situação que pode indicar que você está na zona de conforto é não ver um propósito em sua vida. Acordar infeliz todos os dias, e não ver muito sentido nas atividades que realiza ou em seus relacionamentos, também é um ponto de atenção.

Por que sair da zona de conforto?

Apesar da sensação de estar tudo bem, é importante se esforçar e acreditar em você para sair da zona de conforto e dar uma guinada na sua vida. Assim, é possível aproveitar os benefícios dessa atitude. Veja, a seguir!

Melhorar sua autoconfiança

Quando você consegue sair da zona de conforto, seja para cuidar mais de você, seja para dar um passo importante na carreira, percebe que você é capaz. 

Com isso, deixa de se autossabotar, ganha autoconfiança e melhora a autoestima. Esses são aspectos importantes para que você consiga dar o seu melhor no trabalho e alcançar seus objetivos.

Explorar suas potencialidades

Ao romper esse ciclo de comodismo, pode explorar suas potencialidades. Com isso, você pode buscar novos aprendizados e candidatar-se a vagas onde você possa brilhar, mostrando todo o seu talento.

Aproveitar as oportunidades

A zona de conforto pode ser bastante perigosa para sua carreira. Afinal, ela pode impedir você de mudar de emprego, se candidatar a alguma promoção na empresa, tentar uma nova área profissional ou mudar de cidade para cursar uma graduação.

Quando você consegue deixar o estado de comodismo e se preparar para conhecer e viver o novo, pode aproveitar diferentes oportunidades para sua vida profissional.

Desenvolver competências

Se dispor a enfrentar desafios e novas situações vai fazer desenvolver diferentes competências socioemocionais. Por exemplo, flexibilidade, proatividade, resiliência e inteligência emocional. Tudo isso traz ganhos para sua vida pessoal e profissional.

Afinal, como sair da zona de conforto?

Pode não ser um processo simples, mas todo mundo pode romper a zona de conforto e conquistar o que deseja. Confira nossas dicas para sair desse estado de comodismo!

1. Identifique o que você quer na sua vida

O primeiro ponto é saber onde você quer chegar e os fatores que o impedem de alcançar esses objetivos.

Você pode descobrir que tem medo de fracassar e, nessa hora, é fundamental fazer um exercício de autoconhecimento para lembrar das suas potencialidades e conquistas. Ou seja, tenha em mente que você consegue superar suas inseguranças.

2. Seja flexível

Sair da zona de conforto exige que sejamos flexíveis. Logo, é preciso viver novas experiências, modificar hábitos ou rotinas. No início, pode ser desafiador, mas basta se dedicar para, gradualmente, conseguir se adaptar e conquistar seus objetivos.

3. Comece a modificar seus padrões de pensamento

É comum pensarmos que, se algo pode dar errado, o melhor é nem tentar. Mas que tal mudar esse padrão de pensamento e começar a ter uma atitude positiva frente às mais variadas situações?

É claro que, algumas vezes, vamos falhar e os resultados não serão os esperados, mas isso é natural. O importante é se dispor a enfrentar os desafios e aprender com os erros para podermos evoluir.

Não deixe que a zona de conforto o impeça de crescer profissionalmente: você tem talento para realizar tudo o que deseja e ter uma carreira de sucesso. Basta se qualificar e ter a mente aberta para não perder nenhuma oportunidade.

Achou o nosso artigo útil? Então, certamente vai gostar de saber o que é mindset de crescimento e como colocá-lo em prática!

Outras dúvidas sobre zona de conforto que podem ajudar

  1. O que é estar na zona de conforto?

    É uma falsa sensação de se sentir cômodo, seguro e “no controle”. Ou seja, um estado que não exige nenhum esforço físico, emocional ou cognitivo. Assim, é uma situação confortável, mas que pode nos impedir de enfrentar riscos, desafios e de evoluir.

  2. Exemplos da zona de conforto

    Estar com a carreira estagnada ou se sentir descontente com algo, mas não conseguir tomar uma atitude para modificar isso, com medo de enfrentar algo novo.

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade