Conheça os desafios de ser mãe, trabalhar e estudar, e confira 7 dicas que vão ajudar a organizar essa rotina!

Para superar uma jornada tripla é necessário criar uma rotina otimizada e contar com todo apoio possível. A seguir, confira 7 dicas para quem precisa lidar com os desafios da maternidade, trabalho e estudos diariamente!

Dar conta da rotina corrida é uma luta diária para muitas mulheres, ainda mais para aquelas que precisam dividir o dia em várias jornadas para ser mãe, trabalhar e estudar. Então, como superar os obstáculos para conciliar tudo isso?

Caso você enfrente essas dificuldades ou conheça alguém que se divide entre a carreira, estudos e maternidade, precisa conferir as informações deste post, especialmente as 7 dicas para lidar melhor com esse desafio. Acompanhe e boa leitura!

É possível ser mãe e conciliar com os estudos e trabalho?

Dá para ter uma rotina que envolva estudos, carreira e maternidade, mas não é fácil para a mulher lidar com esses três papéis.

É necessário organização, uma boa dose de planejamento, ajuda de outras pessoas e, é claro, muita força de vontade, pensando sempre na conquista de um objetivo, que é construir uma carreira de sucesso para viver bem.

graduacao ead | ser mãe

Quais são as principais dificuldades dessa rotina tripla?

Ser mãe já é uma função complexa, que inclui muita responsabilidade, dedicação constante e, muitas vezes, privação de sono. Então, a carga fica muito maior quando a mulher ainda precisa dividir o tempo com o trabalho e estudos.

Vale ressaltar que, nessa situação, ela sofre uma pressão da sociedade por não estar voltada integralmente para a maternidade. Por outro lado, quando tem a possibilidade de focar somente no cuidado maternal, é julgada por deixar a carreira de lado. 

Essa é apenas uma das dificuldades, que afetam em cheio a saúde mental da mulher. Tem ainda as relações de trabalho, visto que muitas empresas não oferecem a flexibilidade que uma mãe precisa, seja para buscar o filho na escola ou para levar para uma consulta, por exemplo.

É um cenário em que pode ficar difícil conciliar vida pessoal e profissional, trazendo prejuízos para a carreira da mulher.

Assim, a profissional pode viver momentos de estresse, o que pode até mesmo resultar em uma síndrome de burnout, afetando em cheio sua saúde e qualidade de vida.

A importância de não desistir dos seus objetivos

Apesar de ser uma luta diária, se empenhar com os estudos, mesmo tendo que cuidar de crianças e trabalhar, é muito importante para que a mulher consiga as melhores oportunidades no mercado, salários maiores ou ainda possa empreender.

Isso porque, ao fazer uma graduação ou pós-graduação, é possível valorizar o currículo e sair na frente nos processos seletivos ou concursos públicos. Ou seja, é um esforço que vai trazer frutos no futuro, possibilitando a guinada na carreira e a realização pessoal.

KV CAMPANHA 02 PROMO 1920x1080 px v4 1 1024x439 1 | ser mãe

7 dicas para superar os desafios dessa jornada tripla

Como dissemos, é possível lidar com a jornada tripla, mas é preciso tomar algumas atitudes. Confira 7 dicas para superar os obstáculos e dar conta da maternidade, trabalho e estudos!

1. Tenha uma rede de apoio

O primeiro ponto que precisamos destacar é que pode ser impossível ter um dia a dia com tantas funções sem contar com a ajuda de outras pessoas. É necessário ter uma rede de apoio para poder ter auxílio do parceiro, avós, tios e amigos nas tarefas com os filhos.

Assim, você pode ter alguém para olhar a criança enquanto estuda ou para buscar na escola enquanto ainda está no trabalho, por exemplo. 

2. Delegue tarefas

Outra atitude importante é não centralizar todas as atividades, porque o tempo é curto e, certamente, isso vai gerar estresse. Por isso, é preciso aprender a delegar tarefas, seja no próprio trabalho, seja no cuidado com os filhos. 

E aqui o que vale é ter uma relação de confiança com as outras pessoas, ou seja, de que elas vão fazer um bom trabalho para que você possa ter tranquilidade e se dedicar às suas prioridades.

3. Faça uma boa gestão de tempo

Além de contar com a ajuda de outras pessoas, é preciso fazer a gestão do tempo, ou seja, organizar o dia e fazer as pazes com o relógio.

Dividir os compromissos ao longo da semana com planejamento, cumprindo as urgências e prioridades, e evitar perder tempo com distrações, como ficar nas redes sociais, pode facilitar sua rotina.

Uma estratégia é definir pequenas pausas (sempre que possível) entre as atividades de trabalho e estudos para descansar um pouco, relaxar a mente e ter mais disposição para continuar o que estava fazendo.

4. Priorize cursos EaD

Se o assunto é otimizar o tempo, a melhor saída é escolher cursos de graduação e pós-graduação na modalidade EaD (ensino a distância).

Com isso, você pode acompanhar as aulas do tablet, celular ou notebook, sem precisar perder tempo se deslocando e enfrentando trânsito até a instituição de ensino superior.

Hoje, é possível encontrar cursos superiores online das mais diferentes áreas, tanto de bacharelado, como de licenciatura e tecnólogo, com a mesma qualidade dos cursos presenciais.

5. Organize uma rotina de estudos

Com um curso EaD, você pode personalizar a rotina de estudos, definir quais os melhores horários para assistir às aulas, fazer as atividades da faculdade e estudar para as provas.

Então, dá para aproveitar o fim de semana, intervalos durante o trabalho e até o momento em que os filhos vão dormir para estudar em casa com mais tranquilidade. 

Além disso, vale pesquisar ainda por métodos de estudos para otimizar seu tempo, como o uso de mapas mentais, resumos, entre outras técnicas.

6. Procure por trabalhos flexíveis

Falando em flexibilidade, uma dica é buscar por trabalhos que permitam realizar as atividades em casa (home office) ou no modelo híbrido, que mescla a modalidade com o presencial.

É uma maneira de ganhar tempo no seu dia, pois não há necessidade de deslocamento até a empresa, possibilitando se dedicar mais aos cuidados com os filhos e aos estudos.

7. Cuide da sua saúde mental

Por último, um ponto de cuidado é com a saúde mental para que você possa lidar com toda a correria e tensão. Saber a hora de desacelerar e até mesmo de buscar ajuda profissional, como sessões de psicoterapia, são caminhos recomendados.

Vale ainda desenvolver a inteligência emocional para saber respirar fundo e controlar os impulsos e não ter vergonha de pedir ajuda para a rede de apoio em relação aos cuidados dos filhos, até mesmo para fazer atividades que permitam relaxar, como meditação e yoga.

Ser mãe, ter um emprego e estudar exige bastante da mulher, porém é possível superar os obstáculos e, assim, atingir um objetivo maior com o investimento na carreira. E, nessa questão, escolher cursos que permitam estudar online fará toda a diferença.

Se você curtiu as nossas dicas, não deixe de compartilhar este post em suas redes sociais para que mais mulheres conheçam algumas estratégias para lidar com a jornada tripla!



Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade