O que é EAD? Entenda como funciona essa modalidade de ensino

Neste artigo, você irá aprender o que é EAD e descobrir todos os detalhes que envolvem essa modalidade de ensino. Confira!

Você já se perguntou o que é EAD? De modo geral, o ensino a distância funciona usando PCs, tablets, telefones e internet para que você possa estudar em locais remotos, como sua casa ou escritório, em vez de frequentar um campus universitário.  

Nesse sentido, é uma solução flexível para adequar o ensino superior ao trabalho e aos compromissos familiares. 

Uma graduação à distância de uma instituição conceituada tem tanto valor acadêmico e vocacional quanto sua contraparte tradicional e esse método de aprendizagem pode ser particularmente benéfico. 

Dessa forma, é essencial para pessoas que desejam mudar de carreira, obter uma promoção ou simplesmente satisfazer sua sede de conhecimento. 

Compreender os detalhes de como o ensino a distância funciona pode ajudá-lo a decidir se é apropriado para sua jornada educacional e profissional. Portanto, confira este conteúdo exclusivo para saber mais. Boa leitura!

Como você aprende virtualmente?

O conceito de ensino a distância (EAD) é anterior ao surgimento da internet e tem suas raízes nos cursos por correspondência do século 19.  

Nesse cenário, os alunos recebiam materiais de estudo e tarefas pelo correio e se correspondiam com tutores via correio tradicional. 

Mas na atualidade, a maioria das universidades progrediu do envio de materiais por e-mail para os alunos para a criação de campi virtuais

Dessa forma, em termos de qualidade de ensino, suporte ao aluno e acessibilidade, são incrivelmente ricos e imersivos: 

  • Um painel intuitivo que oferece uma excelente experiência de usuário com fácil navegação e acesso a cursos vitais em apenas alguns cliques – a partir de uma variedade de dispositivos eletrônicos, como telefones e tablets. 
  • Otimização que fornece acesso a guias de módulo, notas de ensino, documentos de apoio e atividades de aula em seu telefone. 
  • Feedback em tempo real que garante que você esteja sempre atualizado com os mais recentes desenvolvimentos do curso e funções multimídia que oferecem uma experiência de aprendizado integrada. 
  • Vídeo incorporado para uma aprendizagem envolvente e estimulante. 
  • Quadros de discussão onde você pode conversar com colegas sobre cursos ou qualquer outra coisa que esteja em sua mente. 
  • Tecnologia em tempo real que permite pesquisas durante as palestras e feedback rápido das tarefas. 

Portanto, os mecanismos descritos acima são reconfortantes se você for um aluno que deseja que sua experiência de aprendizado remoto funcione com eficiência e seja a mais inclusiva e gratificante possível. 

Principais métodos de ensino a distância

Em termos simples, quando pensamos sobre o que é EAD, os materiais de estudo que você usa para o ensino a distância serão versões eletrônicas.

Nesse viés, é um diferencial daqueles com os quais você já está mais familiarizado em escolas, faculdades ou universidades presenciais 

Você provavelmente se comunicará por e-mail e possivelmente em algum tipo de sistema de bate-papo ao vivo, mas também terá acesso a um portal online seguro, onde encontrará os seguintes recursos: 

  • Livros acadêmicos, guias e literatura complementar em formato eletrônico. 
  • Palestras ao vivo ou pré-gravadas de tutores do curso. 
  • Seminários virtuais conduzidos por tutores onde você pode ver os tutores via link de vídeo ou ouvir áudio ao vivo e interagir com funcionários e colegas em tempo real. 
  • Acesso a materiais de vídeo e áudio recomendados de terceiros que permitem que você estude no seu celular, tablet ou PC. 

Em outras palavras, as universidades modernas que oferecem opções de cursos à distância garantem que você receba o mesmo volume e padrão de materiais do curso que esperaria de um curso regular.  

No entanto, quando pensamos o que é EAD, os formatos e métodos de entrega são diferentes e projetados para tornar seu estudo o mais versátil possível, mantendo sempre altos padrões de ensino e aprendizagem. 

Quais hardwares e softwares necessários no EAD?

Se você tiver um PC, Mac ou tablet razoável, o tamanho da tela maior tornará mais fácil concluir os cursos e assistir a vídeos em casa.  

No entanto, muitos provedores otimizaram seus sistemas de entrega para que você também possa estudar em movimento no seu celular. 

Você também precisará de uma conexão confiável com a Internet, um navegador como o Chrome ou Explorer e talvez um software de escritório comum, como Excel e Word. 

Portanto, certificar-se de que você está configurado corretamente não precisa ser caro ou complexo, mas verifique as recomendações e os requisitos com o provedor do curso na primeira oportunidade. 

Quanto tempo leva para concluir um curso EAD?

A quantidade de tempo que leva para concluir um curso a distância depende se você está estudando em meio período (o que geralmente é o caso) ou em período integral e do nível acadêmico da qualificação que está obtendo. 

Para garantir que você esteja totalmente ciente do investimento de tempo necessário, além de aprender o que é EAD, você deve confirmar a duração do curso o mais rápido possível.

Além disso, para aumentar ainda mais a flexibilidade, muitas vezes há várias entradas para cursos de ensino à distância por ano, e você pode descobrir que há entradas em diversos períodos. 

O curso EAD é totalmente remoto?

Quando consideramos o que é EAD, alguns cursos à distância podem ser realizados inteiramente online e remotamente. 

No entanto, alguns cursos incluem componentes que exigem que você frequente o campus físico de sua instituição ou outro local previamente combinado, por tempo limitado. 

Um bom exemplo disso são os cursos que possuem um viés mais prático exigindo que os alunos estejam em laboratórios ou espaços de treinamento. 

Isso permite que os alunos conheçam seus tutores, conversem com colegas pessoalmente e ouçam convidados que são destaque na área. 

Se você gosta da ideia de passar algum tempo durante o curso participando pessoalmente desse tipo de módulo, isso pode oferecer mais variedade à sua experiência de aprendizado.  

Caso contrário, se você não puder ir para a Universidade por qualquer motivo, isso pode significar que você deve procurar outro tipo de curso que não tenha esses requisitos. 

ebook ensino a distancia mito ou verdade | o que é ead

Como equilibrar o EAD com outros compromissos?

A flexibilidade está no centro do ensino a distância, portanto, é possível entender o que é EAD de modo que você flexibilize a carga de trabalho do curso em diferentes pontos se suas circunstâncias mudarem inesperadamente. 

No entanto, espera-se que você se comprometa a estudar uma quantidade média de horas por semana.

Isso é essencial para você para concluir seu curso no prazo esperado e se formar com sua qualificação conforme planejado. 

Ou seja, embora você possa escolher onde e quando estudar com ensino a distância, mesmo entendendo o que é EAD, não há atalhos para se comprometer com as horas necessárias. 

Portanto, antes de se inscrever no seu curso, verifique quantas horas em média são necessárias a cada semana. 

Além disso, certifique-se de que com o alinhamento necessário você pode ajustar isso ao seu trabalho existente e às obrigações familiares.

Principais conclusões sobre o que é EAD

Você já deve estar percebendo o que é EAD, mas aqui está um resumo das diferentes maneiras como o ensino a distância funciona, e isso pode ajudá-lo a decidir se é uma opção atraente para você: 

O ensino a distância funciona por meio de palestras, seminários e materiais de curso pela internet para seu PC, tablet ou telefone. 

  • Você não precisa de hardware ou software caros para iniciar um curso de ensino à distância, mas precisa de uma conexão de internet confiável. 
  • Muitos cursos à distância são cursados ​​em meio período e podem ser concluídos entre 18 meses e três anos, dependendo do nível acadêmico. 
  • Você pode equilibrar os cursos a distância com outros compromissos, mas ainda precisará dedicar tempo suficiente para estudar a cada semana. 
  • Os cursos de ensino à distância da Uninassau são populares entre estudantes de todo o Brasil. 
  • O ensino a distância é uma opção de aprendizado ágil que permite que os alunos estudem de praticamente qualquer local. 

Portanto, se você deseja migrar sem problemas para um novo setor de emprego sem desistir de seu trabalho atual imediatamente e o aprendizado em tempo integral não for viável, o EAD é essencial para você. 

Agora que você já sabe o que é EAD, confira os cursos de graduação exclusivos da Uninassau Digital e matricule-se agora mesmo! 

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade