Inteligência Emocional (IE) é a capacidade de identificar os próprios sentimentos e das pessoas com quem convivemos. Mas como isso pode auxiliar na produtividade e na carreira?
É simples. Primeiramente, o conjunto de habilidades que desenvolvemos para adquirir a inteligência emocional auxilia nos processos intelectuais e pessoais.
Além disso, a inteligência emocional ajuda a desenvolver foco, produtividade e, principalmente, a lidar com pessoas e sentimentos.
Continue a leitura e saiba como desenvolver a inteligência emocional.
O que é inteligência emocional?
A inteligência emocional é um termo da psicologia utilizado para definir a habilidade de reconhecer os próprios sentimentos e o dos outros. O termo foi difundido pelo psicólogo e jornalista científico americano Daniel Goleman, autor de vários livros sobre o tema.
Para ele, a inteligência emocional também é a capacidade de motivar e gerir os impulsos pessoais. Por isso, ela é tão importante tanto na vida pessoal quanto profissional. Goleman afirma que a IE pode ser categorizada em cinco aptidões:
- Autoconhecimento emocional;
- Controle emocional;
- Automotivação;
- Reconhecimento das emoções em outras pessoas.
- Relacionamentos interpessoais
Como surgiu o conceito de inteligência emocional
Em 1985, o termo Inteligência Emocional (EI) apareceu pela primeira vez em uma tese de doutorado não publicada de um pesquisador americano Wayne Payne.
No entanto, 1990 se tornou um ano importante para a ‘inteligência emocional’ quando John Mayer, um professor da Universidade de New Hampshire, e Peter Salovey em Yale publicaram seu artigo marcante “Inteligência Emocional” na revista “ Imagination, Cognition, and Personality ”.
Foi a primeira investigação acadêmica séria do termo, já que eles focalizaram a atenção em um conjunto de habilidades ao invés de características.
Isso levou à formulação de Inteligência Emocional e Social – o conceito original (e conjunto de habilidades) que evoluiu para sua construção atual à medida que seus dois conceitos se cruzam com as áreas de psicologia e gestão.
A importância da inteligência emocional no trabalho
Utilizar a inteligência emocional no trabalho significa controlar impulsos que podem prejudicar o desenvolvimento na carreira. Você já deve ter ouvido falar que apenas as competências técnicas não são suficientes para formar um bom profissional.
É preciso que ele tenha também empatia, se coloque no lugar dos outros e saiba desenvolver as relações interpessoais. Além disso, um bom profissional sabe controlar as próprias emoções e busca o equilíbrio entre carreira e vida pessoal para uma melhor qualidade de vida.
Benefícios de utilizar a inteligência emocional no trabalho
Pessoas que conseguem desenvolver a inteligência emocional têm mais facilidade em reconhecer as próprias limitações, identificar suas falhas e limites e encontrar os mecanismos para o sucesso. Portanto, são mais valorizadas.
Como desenvolver a inteligência emocional?
É possível desenvolver a inteligência emocional com disciplina, foco e dedicação. E até mesmo a empatia – a capacidade de se colocar no lugar do outro – pode ser fortalecida no processo de aprendizagem.
Confira quatro dicas para desenvolver a inteligência emocional:
Fortaleça o autoconhecimento
Observe e analise o próprio comportamento e pratique a empatia. Em primeiro lugar, a máxima que ouvíamos dos nossos avós é sempre válida: “não faça com os outros aquilo que não gostaria que fizessem com você”.
Domine suas emoções
Sentir raiva, medo ou tristeza é natural. Porém, deixar que esses sentimentos interfiram no trabalho não é produtivo. Pense e reflita antes de tomar uma atitude e evite a impulsividade.
Trabalhe as emoções negativas
Ninguém gosta de estar perto de uma pessoa negativa, principalmente quando essas emoções interferem no trabalho e no dia a dia. Aprenda a controlar as emoções e não deixar que elas interfiram nas relações interpessoais.
Seja resiliente
A resiliência é a capacidade de voltar à forma original depois de um trauma. É uma das características mais valorizadas no mundo atual, pois precisamos lidar com mudanças o tempo todo. A IE é uma poderosa ferramenta para praticar a resiliência.
Descubra cursos na área
Diversos cursos de pós-graduação abordam a Inteligência Emocional e sua importância no desenvolvimento pessoal e profissional.
Conheça três cursos oferecidos pela UNINASSAU na área de Psicologia e que focam no desenvolvimento da Inteligência Emocional.
Psicologia das organizações
Pós-graduação EAD, com 6 e 12 meses de duração. Os cursos de especialização em Psicologia nas Organizações oferecem uma formação voltada ao desenvolvimento de habilidades que propiciam o bom desempenho do mercado corporativo.
Possibilitando ao aluno compreender e modificar positivamente as formas de organização do trabalho e seus impactos na vida laboral do trabalhador.
Saúde Mental e Terapias Cognitivas
Um dos objetivos desta pós-graduação é desenvolver competências profissionais que estimulem o conhecimento e a ação baseada em terapias cognitivas.
O curso de Saúde Mental e Terapias Cognitivas também aborda o entendimento profissional sobre legislação, multidisciplinaridade e relacionamento interpessoal.
Agora que você já sabe o que é inteligência emocional, descubra outros cursos de pós-graduação online da UNINASSAU e comece agora mesmo a desenvolver sua carreira!