Confira 10 dicas que vão preparar você para o primeiro dia de aula na faculdade!

O primeiro dia de aula na faculdade é marcado por muitas novidades, como o novo ambiente, colegas e professores. A seguir, preparamos 10 dias que vão te ajudar a se preparar para este dia!

No primeiro dia de aula na faculdade, você vai encontrar um universo novo, diferente do que está acostumado no ensino médio. Não só o ambiente, mas também as pessoas, cada uma com um projeto de vida e carreira.

A boa notícia é que a maioria vivencia o mesmo e você não se sentirá um peixe fora d’água. É um período de adaptação importante, já que essa será sua rotina nos próximos anos.

O objetivo deste post é ajudar você, calouro ingressando na faculdade, a ter um primeiro dia de aula incrível. Continue lendo e veja 10 dicas de como se comportar para se sair bem desde o início!

O que esperar do primeiro dia de aula na faculdade?

Chegou o dia de ingressar na faculdade para dar início ao tão sonhado curso de graduação e a expectativa é alta.

De modo geral, o primeiro dia de aula é reservado para apresentações entre colegas e professores, além das orientações gerais sobre o semestre letivo, relacionamento com a direção, secretaria e coordenação de curso.

É o momento de cada aluno contar um pouco da sua história, os motivos que levaram à escolha do curso e quais são os planos de carreira. Ali você começa a se identificar e se relacionar com colegas e professores, dando início à construção de um networking que será bastante útil no futuro.

CAMP 2023 HOME GRAD UNINASSAU 2 1 | primeiro dia de aula

Como se sair bem no início das aulas de graduação? 10 dicas práticas

A ansiedade é natural para quem está prestes a entrar na faculdade, já que tudo é completamente novo e desafiador. Para se manter calmo e ter um primeiro dia de aula na faculdade inesquecível, separamos 10 dicas para você colocar em prática!

1. Se prepare e descanse para o primeiro dia

Não importa em qual turno serão suas aulas na faculdade, tente descansar no dia anterior e se preparar emocionalmente para esse momento. Relaxar a mente e ter uma boa noite de sono vão ajudar a conter a ansiedade e os picos de estresse no início das aulas.

Como geralmente o primeiro dia de aula se dá em uma segunda-feira, reserve o fim de semana para o descanso. Evite diversos compromissos ou ficar acordado até tarde, para não se sentir cansado já na aula inaugural. 

2. Saiba o que vestir

Se você está habituado ao uniforme do ensino médio, esqueça, pois na faculdade além de não ter essa exigência, as pessoas se vestem de forma mais confortável. Porém, isso não quer dizer que você precisa comparecer ao primeiro dia de aula de chinelos, por exemplo.

Saiba escolher uma roupa que seja compatível com seu estilo, pensando na rotina de movimento pelo campus, bem como no peso do material que você terá que carregar todos os dias.

Evite chamar a atenção devido aos exageros, pois os professores estarão mais interessados na capacidade de aprendizado e desenvolvimento dos alunos. Equilibre postura e vestimenta para, desde já, começar a estabelecer um perfil atrativo ao mercado de trabalho futuramente.

3. Não se atrase

A pontualidade é uma virtude importante no ambiente universitário e deve ser cultivada desde o primeiro dia de aula. Quando um professor inicia a aula, ser interrompido por um ou mais alunos atrasados quebra o raciocínio e compromete a qualidade do discurso.

Planeje não só o primeiro, mas todos os dias da semana, pensando no trânsito e no tempo que você levará para chegar ao campus. Saia com minutos de antecedência e seja um dos primeiros a entrar na sala de aula, sendo exemplo para colegas e professores.

4. Pesquise sobre a faculdade

É importante saber não apenas sobre o curso, mas detalhes da faculdade e do campus onde você passará boa parte do dia. Se estiver em transporte público, pesquise as linhas e rotas mais rápidas para facilitar a chegada.

Já se você for de carro, saiba como chegar, onde estacionar e se há custos envolvidos. Vale também procurar saber se há lanchonetes, espaço para refeições, área de lazer e descanso, pois, acredite, você vai precisar muito desses ambientes várias vezes ao longo do curso.

Em muitas universidades, os trotes (brincadeiras feitas pelos veteranos com os calouros) são comuns e você não deve ter medo deles. No entanto, é importante saber como funcionam para se preparar e participar ou deixar claro que não pretende entrar na brincadeira.

5. Leve algo para comer

No primeiro dia de aula pode ser que você não tenha tempo ou oportunidade de comer algo. Logo, se você é do tipo que tem fome, prepare um lanchinho e guarde na bolsa para não ter problemas como vertigem ou dor no estômago.

Aproveite o intervalo para o lanche — pode apostar que muitos colegas farão o mesmo — e não se esqueça de ter sempre uma garrafa de água. Durante as aulas pode ser que você não consiga sair da sala, sendo imprescindível se manter hidratado.

6. Pense no material a levar

Como é muito raro que o primeiro dia já comece com aulas, leve apenas um caderno e caneta para fazer as anotações importantes. Além das boas-vindas, os diretores e coordenadores tendem a passar informações sobre regras, cronogramas e notas.

Anote cada detalhe, aproveitando as perguntas dos colegas e, se tiver oportunidade, elabore suas questões, mas tente não voltar com dúvidas para casa.

7. Faça novas amizades

A graduação dura em média quatro anos, portanto, seus colegas de classe serão as pessoas que você mais verá nesse período. Não tenha medo de fazer novas amizades e de construir uma relação sólida com aqueles que serão seus colegas de profissão no futuro.

A construção de um bom networking estabelece um relacionamento interpessoal importante para a carreira. Além disso, você pode descobrir afinidades com os colegas e levar para um nível de amizade com duração pra vida inteira.

8. Converse com os veteranos

Os veteranos são excelentes fontes de informação e visão sobre o curso, a faculdade e o mercado de trabalho. Por isso, não se prenda apenas ao relacionamento com os colegas que estão no mesmo nível que você.

Amplie a rede, mesclando calouros e veteranos, para ter parâmetros diferentes sobre um mesmo assunto. Sem contar que um veterano em vias de se formar pode viabilizar seu estágio quando já estiver no mercado de trabalho.

9. Mantenha a calma e aproveite cada detalhe

A faculdade é algo que precisa ser levado muito à sério, mas seja gentil consigo mesmo e aproveite um dos períodos mais gostosos da vida. Tenha em mente, desde o início, que as oportunidades de aprendizado, conhecimento e desenvolvimento das habilidades e competências, são únicas.

Esteja atento a cada detalhe do primeiro contato com esse universo, observando com calma tudo ao redor. A fala dos professores, o comportamento dos colegas, a estrutura da sala de aula, tudo isso é importante nesse primeiro dia.

10. Conheça os professores

Os professores da faculdade são diferentes dos ensinos fundamental e médio, já que preparam os alunos para serem profissionais e se destacarem no mercado. Por isso, não importa se você está na primeira ou segunda graduação, mantenha uma proximidade e um relacionamento saudável com o corpo docente.

A maioria tem prazer em orientar e colaborar no processo de aprendizado quando percebem que os alunos são dedicados e participativos. Com certeza, você colherá bons frutos dessa relação quando for recomendado para uma vaga de emprego ou citado como exemplo.

O primeiro dia de aula na faculdade pode ser bastante produtivo e interessante se você seguir essas dicas. Cuide para que a primeira impressão seja a melhor possível e que desse encontro você tenha sempre motivação para estar em sala de aula, dia após dia.

Se você gostou deste post, compartilhe em suas redes sociais e permitir que mais pessoas saibam como se comportar no primeiro dia de aula e sair da faculdade motivadas! 



Outras dúvidas sobre o primeiro dia de aula na faculdade

  1. 1. Como é o primeiro dia de aula na faculdade?

    De modo geral, esse dia é usado para dar boas-vindas aos alunos calouros e repassar informações importantes sobre o curso, regras da faculdade, cronograma de aulas e notas, sendo também apresentados o coordenador do curso e alguns professores.

  2. 2. Como me apresentar no primeiro dia de aula?

    A dica mais importante é, seja você mesmo e haja com calma e naturalidade, mesmo que se sinta ansioso. Se precisar falar sobre suas expectativas, respire fundo e se apresente com objetividade e firmeza.  

  3. 3. O que devo esperar do primeiro dia de aula na faculdade?

    Esse é um momento de conhecer detalhes sobre o campus, a infraestrutura, o curso, os professores e regras da faculdade. Os alunos podem se apresentar ou apenas ouvir os que o coordenador e professores têm a dizer sobre como serão os próximos anos. 

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade