Veja como deixar seu perfil no LinkedIn mais atrativo para o mercado de trabalho!

Ter um bom perfil no LinkedIn envolve muito mais do que informar seus dados pessoais e profissionais. A seguir, aprenda a otimizá-lo para deixá-lo mais atrativo!

O perfil no LinkedIn é uma ferramenta essencial para ingressar no mercado de trabalho, porém, faz-se necessário entender quais são as técnicas para deixá-lo mais interessante aos recrutadores e às empresas.

A seguir, trouxemos algumas dicas para você descobrir como deixar seu perfil mais atrativo, incluindo informações importantes para você entender melhor como funciona o LinkedIn. 

Boa leitura!

O que é LinkedIn?

O LinkedIn é uma rede social com foco no perfil profissional dos usuários, permitindo interações com empresas e outras pessoas de setores distintos ou até mesmo da mesma área de atuação no mercado de trabalho.

Essa ferramenta funciona como um grande espaço no qual as pessoas podem fazer conexões entre si, ou seja, é uma ótima oportunidade para estabelecer networking e conseguir participar de processos seletivos que são divulgados.

Por que criar um perfil no LinkedIn?

O perfil no LinkedIn funciona como uma espécie de currículo online, permitindo que os usuários coloquem a formação acadêmica, experiências profissionais e informações adicionais.

Isso é muito útil para situar o seu posicionamento no mercado de trabalho, pois em caso de recrutamento e seleção, é possível divulgar o seu perfil e passar uma maior credibilidade profissional às empresas.

Em outras palavras, seu perfil do LinkedIn é uma landing page profissional para você gerenciar sua marca pessoal, exibindo quem você é, o que você representa, no que está interessado profissionalmente e suas habilidades para o mercado de trabalho. 

5 dicas para preencher o perfil no LinkedIn e se destacar?

A seguir, detalhamos algumas dicas para você conseguir fazer um perfil no LinkedIn e se destacar nessa rede social. Confira!

1. Coloque uma foto de perfil

A foto de perfil no LinkedIn corresponde à sua identidade visual. Por isso, certifique-se de ter uma imagem de alta qualidade, em local com boa iluminação e que tenha uma boa visualização do seu rosto.

Vale destacar, também, a importância de não exagerar na edição, pois o resultado pode não transmitir profissionalismo. Portanto, nada de aplicar filtros ou elementos que não condizem com a ambientação da foto.

2. Crie um resumo do seu perfil

O resumo do perfil sintetiza as suas experiências profissionais, formação acadêmica e habilidades que você domina.

Na hora de escrevê-lo, coloque as informações mais importantes no contexto profissional, deixando claro a área que você está inserido no mercado de trabalho.

Essa também é uma ótima forma de construir autoridade, ressaltando suas competências em relação à sua área de atuação.

3. Informe seu título profissional

O título profissional representa cargo que você ocupa no setor em que está inserido. Nesse caso, basta colocar a posição e o nome da empresa para qual você trabalha.

Em casos de recolocação profissional, é só colocar a profissão da sua formação acadêmica ou cargo que deseja ocupar.

4. Aplique técnicas de SEO para LinkedIn

O Searching Engine Optimization (SEO) é direcionado para os mecanismos de busca do Google e páginas indexadas, mas você sabia que é possível aplicar técnicas de SEO no seu perfil do LinkedIn?

Para isso, adicione palavras-chaves estratégicas relacionadas à sua área de atuação na aba de “experiências e habilidades”.

5. Publique conteúdos relevantes

Postar conteúdos no LinkedIn não significa que você deve compartilhar ou escrever tudo que vem à mente, sem um fundamento específico. Ela deve ser estratégica e ter relação, na maioria das vezes, com as suas pretensões profissionais.

Outro ponto importante é não compartilhar Fake News ou informações polêmicas que não agregam credibilidade ao seu perfil profissional.

Com quem devo me conectar no LinkedIn?

É normal receber solicitações diárias de pessoas que queiram se conectar com você no LinkedIn. Não existe uma regra única, pois cada indivíduo utiliza essa plataforma profissional à sua maneira. 

Alguns se conectam com qualquer pessoa que envie solicitação — mesmo que nunca tenham trabalhado juntas ou sequer se conheçam pessoalmente —, enquanto outras só se conectam com quem conheça bem.

Porém, você é livre para se conectar com quem quiser. O ideal é ter uma quantidade de contatos que vá além da sua bolha, embora nem sempre muitas conexões signifiquem abertura para grandes oportunidades.

O foco é pensar em networking como uma forma positiva, pois essas pessoas podem agregar contatos que vão te ajudar a crescer profissionalmente.

Como você pôde ver, criar um perfil no LinkedIn pode abrir diversas portas no mercado de trabalho, seja por meio do acesso às vagas postadas pelas empresas ou até mesmo networking que você pode estabelecer com diversos contatos. Então, crie o seu agora mesmo e aproveite as oportunidades!

Agora que você já sabe criar o seu perfil no LinkedIn, aproveite e leia nosso conteúdo com as principais plataformas de emprego e conquiste a sua vaga no mercado de trabalho! 

Perguntas frequentes

  1. 1. O que é perfil LinkedIn no currículo?

    O LinkedIn já é um tipo de currículo, a diferença é que ele tem elementos mais visuais que permite aos recrutadores entender melhor o perfil dos candidatos.

  2. 2. Como ter um perfil atraente no LinkedIn?

    Para ter um perfil atraente no LinkedIn, basta organizar as informações profissionais e preencher os campos corretamente, conforme a própria rede social indica na hora de criação da conta.

  3. 3. Como usar o LinkedIn para procurar emprego?

    A forma mais comum é procurar pela aba “vagas”, nessa parte, fica disponível às empresas e vagas disponíveis. Também é possível encontrar postagens de divulgação e por meio de indicações de outros usuários.

  4. 4. O que colocar no LinkedIn quando se estar desempregado?

    O ideal é manter o perfil do mesmo modo como você estivesse empregado, com todas as suas informações atualizadas, a diferença que você pode optar pelo selo “open to work” para aumentar a visibilidade às empresas.

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