A carreira é importante em nossas vidas, pois permite nosso sustento e a realização pessoal e profissional. Porém, para algumas pessoas, as relações com o trabalho não são saudáveis e podem prejudicar a saúde física e mental. Essa condição é chamada de workaholic e pode atrapalhar muito a qualidade de vida.
Para você entender melhor o que é workaholic e o que caracteriza esse quadro, os principais sintomas e outros detalhes, confira nosso artigo. Assim, além de aprender se prevenir do problema, você pode ajudar outras pessoas que sofrem desse mal.
O que é workaholic?
Workaholic significa vício em trabalhar, assim é um termo que se refere a profissionais que têm compulsão pelo trabalho. São pessoas que vivem 24h por dia pensando em trabalho, mesmo em momentos de folga.
Apesar da alta produtividade ser bastante valorizada no ambiente corporativo, o excesso de trabalho não é saudável.

Quais são os sintomas?
Você viu a definição de workaholic, o que é esse quadro e como isso pode ser perigoso, é hora de entender os sinais que apontam para um profissional viciado em trabalho. Veja abaixo:
- ser o primeiro a chegar e o último a sair do escritório (ou trabalhar o dia inteiro em home office);
- levar trabalho para casa com frequência;
- responder ligações e mensagens do trabalho mesmo em períodos de folga;
- acordar e já olhar ao celular para se conectar com as atividades do trabalho;
- ficar pensando nas demandas do trabalho nos horários de descanso;
- só conversar sobre assuntos da empresa;
- ser perfeccionista, acreditando que suas entregas nunca estão boas o suficiente;
- ter dificuldade para trabalhar em grupo, com uma tendência de centralizar as atividades;
- fazer muitas horas-extra;
- resolver problemas do escritório durante o horário de almoço;
- adiar as férias ou, quando têm os dias de descanso, ficar com a cabeça nas atividades profissionais;
- negligenciar os momentos de lazer, em família e com amigos, ou seja, não ter uma vida pessoal e social;
- ter medo de perder o emprego e, assim, mostra que é um bom profissional trabalhando em excesso.
Quais as consequências para a pessoa workaholic?
É comum que a pessoa workaholic acredite que está investindo em sua carreira ao mostrar comprometimento com suas atividades profissionais.
É, portanto, aquela pessoa que “veste a camisa da empresa”. Ser comprometido e dedicado ao trabalho são pontos valorizados pelos gestores, o risco é quando essa postura se torna exagerada.
Afinal, nosso trabalho representa uma parte da nossa vida e rotina, ou seja, é preciso ter um sono de qualidade e uma boa alimentação, fazer atividades físicas, descansar, se divertir e, o mais importante, ficar ao lado da família e amigos.
Só que o profissional workaholic prioriza somente as demandas do trabalho e nada mais. Isso afeta a saúde em geral, leva ao sedentarismo e causa muita tensão, pois a pessoa nunca relaxa.
A médio e longo prazo, é uma situação que pode resultar em estresse e em síndrome de burnout, prejudicando, inclusive, a carreira. Isso porque a pessoa fica esgotada e passa a ter problemas de concentração e memória, afetando a qualidade do seu trabalho e sua reputação profissional.
Quanto à vida social, os amigos tendem a se afastar com o tempo e os conflitos familiares, por conta dessa compulsão ao trabalho, também são constantes.
Como ajudar um profissional workaholic?
Se você notar que tem um colega workaholic, pode oferecer ajuda. Veja abaixo como agir!
Escute o que a pessoa tem a dizer
O primeiro passo é acolher o profissional, mostrando a ele como a relação com o trabalho está fora de controle e ouvindo o que ele tem a dizer. Assim, ele tem um ombro amigo, pode desabafar e até ter clareza sobre esse vício, procurando formas de contornar a situação.
Faça uma distribuição mais eficiente das tarefas
Será que a pessoa não está com um volume grande de tarefas? Se vocês estiverem na mesma equipe, proponha com outros colegas uma distribuição mais eficiente das atividades para que ninguém fique sobrecarregado.
Estabeleça limites
É claro que nem sempre é possível sair no horário do escritório ou não levar trabalho para casa, mas isso deve ser exceção. Converse com a pessoa workaholic sobre a necessidade de estabelecer limites entre vida pessoal e profissional.
Mostre que o trabalho precisa trazer bem-estar
Converse com o profissional apontando que o trabalho é fundamental em nossa rotina, mas que ele deve estar associado ao nosso bem-estar, quer dizer, nosso dia a dia na empresa precisa ter qualidade de vida.
Assim, convide a pessoa para aproveitar o horário de almoço e até para fazer pequenas pausas e descontrair no meio do expediente.
Workaholic: dicas para se prevenir
Para prevenir a postura workaholic, é necessário seguir algumas recomendações:
- montar um cronograma com todas as atividades do seu dia, incluindo os horários de refeição, para realizar atividade física e de descanso;
- adotar um estilo de vida saudável, priorizando uma alimentação equilibrada e deixando o sedentarismo de lado;
- fazer a gestão do tempo para separar vida pessoal e profissional;
- dedicar-se a um hobby;
- buscar atividades antiestresse, como meditação ou yoga;
- valorizar os momentos em casa, com a família e amigos.
É necessário entender quando a dedicação ao trabalho está passando dos limites, ou seja, quando mostra que a pessoa é workaholic. Então, fique de olho no seu próprio comportamento no ambiente profissional para evitar esse tipo de postura ou, caso note algum colega nessa situação, ofereça ajuda.
Agora que você já sabe que devemos investir na nossa carreira, mas sem deixar nosso bem-estar de lado, entenda melhor a importância de ter uma rotina com qualidade de vida e viva mais feliz!
Outras duvidas sobre Workaholic que podem ajudar
- O que é ser uma pessoa workaholic?
É ser um profissional viciado no trabalho, ou seja, que tem compulsão em trabalhar, sendo, geralmente, o primeiro a chegar e o último a sair do escritório, além de ter o costume de levar tarefas para casa.
- O que causa workaholic?
As causas podem ser variadas, como a competitividade no mercado de trabalho e medo de perder o emprego, dificuldade de trabalhar em grupo, perfeccionismo ou até uma autocobrança de precisar estar pensando em trabalho o tempo todo.
- Qual o sinônimo de workaholic?
O sinônimo para esse termo é o vício em trabalho.
- Qual é a doença que é muito comum nos workaholics?
Os workaholics podem ter ansiedade, depressão e até sofrer com a síndrome de burnout.