O que é empregabilidade? Entenda como funciona e se destaque no mercado de trabalho

A seguir, conheça o conceito de empregabilidade e como desenvolver essa capacidade para construir uma carreira de sucesso!

Quando o assunto é o mercado de trabalho e a construção de uma carreira de sucesso, logo surgem as dúvidas sobre o que é empregabilidade. Esse é um termo abrangente, que associa o profissional ao trabalho, salientando sua capacidade de permanecer no mercado. 

Muito se fala em desemprego e falta de oportunidades, mas é certo que cada indivíduo é corresponsável por se manter empregado. As boas empresas estão em busca de talentos preparados, com formação, hard skills e soft skills alinhadas ao perfil da vaga.

Neste post, você vai entender melhor o que é empregabilidade e conhecer seus pilares. Continue lendo e veja como fortalecer a sua capacidade de continuar atraente para o mercado de trabalho! 

O que é empregabilidade?

A empregabilidade é a capacidade que o profissional deve ter de se manter no emprego depois de ser aprovado na vaga. Para isso, o desenvolvimento de habilidades e competências se faz essencial, agregando valor ao seu perfil. 

Quais são os pilares da empregabilidade?

Dos avanços tecnológicos às novas formas de trabalho, é imprescindível que o profissional esteja atento e se prepare para corresponder às expectativas. Diante de um mercado que está sempre mudando, os profissionais precisam se adaptar e investir no desenvolvimento de determinados aspectos.

A empregabilidade é sustentada por importantes pilares que mostram a necessidade do aprimoramento e da evolução constante. Vejamos cada um desses pilares! 

Competência profissional

A atualização profissional é essencial para quem deseja se destacar, crescer e ter estabilidade na carreira. É preciso acompanhar a evolução do mercado, do segmento, da área e do próprio cargo ocupado dentro da empresa.

Para isso, os cursos, livros, eventos e publicações são fontes de aprendizado, complementando a formação técnica ou universitária. Os bons profissionais têm adotado o conceito do lifelong learning, algo como investir na formação contínua. 

Seja para se manter empregado, ser promovido ou abraçar novas responsabilidades, o profissional precisa estar preparado. Aprimorar as competências é buscar o conhecimento e aplicar no dia a dia, melhorando o desempenho e, consequentemente, as oportunidades de crescimento. 

Habilidades profissionais

Já faz um tempo que as habilidades emocionais são tão ou mais importantes que as habilidades técnicas, no mercado de trabalho. O equilíbrio entre as hard skills e soft skills revela um profissional mais completo e diferenciado. 

O ambiente de trabalho carece de pessoas com inteligência emocional, que saibam gerenciar conflitos ou se colocar no lugar do outro para entender suas dificuldades. 

Relacionamento

As relações profissionais cada vez mais interferem no ambiente corporativo e determinam a empregabilidade. Saber se relacionar, trabalhar em grupo e respeitar as individualidades gera mais oportunidades para os talentos que adotam uma postura colaborativa. 

Ter e fazer um networking saudável, pautado na troca e compartilhamento de informações e conhecimento abre as portas para bons empregos. Em tempos de home office e novos formatos, ganha quem souber construir relações alinhadas com a cultura organizacional. 

Saúde física e mental

Com tantas mudanças nos últimos anos desencadeadas por eventos alheios à vontade humana, muitos profissionais se viram abalados física e mentalmente. Investir na saúde mental e na prática de atividades físicas permite maior equilíbrio da vida pessoal e profissional. 

As empresas esperam produtividade dos seus principais talentos e, para isso, é fundamental que o corpo e a mente estejam aptos a grandes desafios. O cuidado com a saúde nesses dois aspectos aumenta o potencial de trabalho e a credibilidade na visão dos gestores. 

Ética profissional

Ter uma postura idônea e compatível com os valores institucionais e mercadológicos valida a reputação e a credibilidade profissional. Durante os testes realizados no processo de recrutamento e seleção, muito se pode apurar sobre a conduta e comportamento diante das questões morais e éticas. 

Como garantir meu lugar no mercado de trabalho?

Ao buscar uma oportunidade de emprego no mercado, o que você tem a oferecer às empresas? Essa é uma pergunta que todo profissional deve se fazer para estabelecer uma correlação com a empregabilidade. 

Somente ter um diploma e vasta experiência pode não ser o suficiente para manter o emprego. São novos tempos, em que as empresas priorizam outros critérios dentro de um pacote de competências socioemocionais

É preciso colocar em prática os pilares da empregabilidade, adaptando cada um deles à sua formação e área de atuação. Associar aspectos como tecnologia, inovação, hard skills e soft skills desenvolve um perfil profissional mais robusto e interessante para os recrutadores. 

Como no ditado, “o saber não ocupa lugar”, e quanto maior for o conhecimento paralelo e a capacidade de interagir em qualquer ambiente, maiores as chances de empregabilidade. 

O conceito é amplo e depende tanto das empresas, quanto dos profissionais e do mercado de trabalho. Porém, o profissional que investe em si mesmo e se qualifica à altura do que almeja para a carreira viabiliza a empregabilidade em grande escala. 

A empregabilidade interessa às duas partes, porém, o profissional tem a desafiadora missão de provar seu valor e ter um perfil desejado pelas empresas. Fora isso, um talento bem lapidado terá condições de concorrer à vaga dos sonhos nas melhores organizações do mercado. 

Gostou do post? Então, aproveite para conhecer as principais plataformas de emprego e conferir as empresas e vagas disponíveis, bem como as exigências de perfil dos candidatos! 

Outras dúvidas sobre carreira e empregabilidade que podem te ajudar:

  1. O que é conceito de empregabilidade?

    É a capacidade de um profissional de se manter empregado depois de conquista uma vaga. O conceito engloba o investimento em habilidades e competências para melhorar o perfil e torná-lo mais competitivo.

  2. Quais são os fatores da empregabilidade?

    Entre os mais diversos fatores que influenciam a empregabilidade podemos destacar mercado de trabalho, perfil profissional, nível de educação, desejo de aprender e aprimorar, networking, experiência no mercado, capacidade de inovação e flexibilidade.

  3. Qual é a base da empregabilidade?

    Na verdade, são três as principais bases a serem trabalhadas e desenvolvidas para alavancar a empregabilidade: competências, conhecimentos e rede de relacionamentos.

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade