Com o aumento da concorrência na área da saúde, o marketing médico passou a ser fundamental. Essa é uma forma de atrair pacientes e melhorar a sua reputação profissional. Porém, é preciso seguir várias regras.
Isso porque o marketing para médicos precisa ser transparente e nunca levar a enganações. Além disso, existe o limite da ética. Por isso, há várias diretrizes regulamentadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Na prática, estudar para medicina acaba sendo insuficiente. É importante demonstrar seus conhecimentos de forma imparcial e se tornar uma referência — e o marketing ajuda nessa empreitada.
Como executá-lo da forma correta? Neste post, vamos explicar.
O que é marketing médico?
O marketing médico abrange uma série de ações voltadas para a promoção de um profissional ou empresa de medicina. O objetivo é aumentar o faturamento por meio da conquista de mais pacientes. Da mesma forma, essa é uma maneira de melhorar a autoridade e a percepção do público sobre os serviços.
Como consequência, o profissional consegue sair à frente da concorrência. Sem contar que também aumenta a chance de fidelização dos pacientes e o alcance dos objetivos estratégicos. Tudo porque você consegue gerar valor.
A diferença do marketing para médicos e aquele voltado para o geral é o objetivo. A proposta é ir além da propaganda do profissional, da clínica ou do hospital. Inclusive, para ser o mais transparente possível com os pacientes.
Para que serve o marketing médico?
Essa iniciativa tem a função de promover as diferentes áreas da medicina. Assim, o profissional consegue mostrar seu conhecimento, sua experiência e sua formação. Além disso, investe no bom atendimento.
Portanto, o marketing para médicos permite que o profissional atraia pacientes, fazendo todo o seu investimento na formação valer a pena. Outro fator relevante é a capacidade de satisfazê-los e mantê-los em seu serviço.
Afinal, todo paciente tem expectativas, independentemente de ser atendido por plano de saúde ou particular. Ao estabelecer estratégias de marketing, você produz conteúdo relevante e ajuda outras pessoas que precisam de informações.
O que não pode fazer no marketing médico?
Para ser realizado da forma correta, o marketing para médicos deve seguir regras específicas. Elas são definidas pelo CFM e têm como base a ética profissional.
Então, o que não pode fazer nessas ações de divulgação? Confira, a seguir.
Colocar fotos de antes e depois
Nenhum médico deve fazer esse tipo de divulgação. A prática é proibida. Para trabalhar a participação dos clientes, você deve realizar outras formas de divulgação. Por exemplo, depoimentos via redes sociais.
Deixar de colocar um responsável
Toda peça publicitária precisa de um médico responsável pelo conteúdo. É preciso constar seu nome, número de registro e especialidade. Dessa forma, você transmite credibilidade ao paciente e ainda cumpre a exigência do CFM.
Colocar o preço da consulta
O CFM proíbe divulgar o preço das consultas e qualquer tipo de forma de pagamento. Então, quando oferecer essa informação? Somente quando o paciente entrar em contato privado.
Mostrar os equipamentos para demonstrar tecnologia superior
O médico está proibido de mostrar os aparelhos de que dispõe para a consulta e o tratamento dos pacientes. A permissão está em fazer um post para blog que mostre a estrutura necessária para atendimento ou os equipamentos de última geração relevantes, mas sem citar que a clínica tem isso.
Usar propagandas sensacionalistas
O marketing médico precisa ser correto e evitar termos que podem ser considerados propaganda enganosa. O CFM entende que palavras como “o mais eficiente” ou “o melhor” enquadram-se nesse contexto.
Além disso, é importante ter cuidado ao fazer parcerias. Isso porque as marcas ou os produtos vinculados também não podem mencionar o médico ou sua clínica em promoções e outros eventos desse gênero. Nesse caso, entende-se que a responsabilidade é compartilhada.
Indicar que o tratamento traz resultados
A medicina é da área da saúde, mas não é algo exato. Isso porque cada organismo é diferente. Portanto, é proibido prometer resultados. A medida também vale para diagnósticos ou consultas online. Por exemplo, por WhatsApp.
Participar de anúncios
Todos os médicos só têm autorização de participar de anúncios bastante específicos. Eles precisam ser de marcas comerciais, produtos, técnicas ou métodos aceitos pela comunidade científica.
Como fazer marketing médico?
Agora que você entendeu o que deve evitar e em que consiste o marketing médico, veja algumas dicas para colocá-lo em prática. Confira, a seguir.
Defina o público-alvo
Você já sabe quais são as regras do CFM. Então, precisa saber com quem está falando. Entenda que tipo de pacientes pretende atender, quais são seus problemas e necessidades, e quais são suas preferências.
Dessa forma, você conseguirá criar os seus conteúdos de forma mais acertada. Assim, poderá fidelizar os clientes e ainda ajustar a sua atuação para aquilo que espera da sua carreira.
Analise a concorrência
Fazer o benchmarking — ou seja, a análise da concorrência para verificar as referências — é essencial para identificar oportunidades. Veja quais estratégias de marketing e ofertas de conteúdos são colocadas em prática.
A partir disso, encontre a chance de se diferenciar e criar vantagem competitiva. Dessa forma, você conseguirá fortalecer o seu marketing para médicos e pacientes.
Conheça as principais estratégias de marketing médico
Como explicamos, o marketing é sempre igual. Porém, quando voltado para a área médica, exige alguns ajustes. Portanto, os pilares a serem seguidos são os seguintes:
Atendimento
Abrange desde o momento que o paciente entra na clínica e segue até o momento posterior à consulta. Isso pode acontecer com o pagamento, uma pesquisa de satisfação ou um retorno, por exemplo. É diferente da consulta, que se refere ao contato direto com o médico.
Aqui, é importante saber como se referir ao paciente, o que oferecer enquanto espera a consulta e como aplicar o marketing sensorial para despertar boas emoções.
Divulgação
Tem o objetivo de fazer a sua clínica ser lembrada pelos pacientes. Além de propagandas, invista na identidade visual, que deve contar com um logo a ser usado em todas as comunicações. Por exemplo, prescrições eletrônicas, uniformes dos funcionários, cartões etc.
Ainda é recomendado seguir um padrão de comunicação.
Preço
Passa pela capacidade de entender quanto os pacientes estão dispostos a pagar, de acordo com o seu público-alvo. Ainda verifique qual é o valor cobrado pela concorrência. Isso ajudará na hora de fazer a precificação.
Acompanhe as métricas
Todas as ações de marketing digital precisam ser mensuradas. Como a medicina é uma das profissões do futuro, você também deve adotar essa postura para garantir que suas estratégias trazem o resultado esperado.
Existem várias métricas que podem ser analisadas. Dentre elas, estão:
- aumento do número de pacientes da clínica;
- total de pacientes que retornam para consulta;
- ganho financeiro obtido com os novos pacientes e as consultas de retorno;
- Retorno sobre o Investimento (ROI);
- nível de satisfação dos clientes — pode ser medido pelo Net Promoter Score (NPS).
Adote os meios de divulgação certos
Há vários canais para usar nas suas estratégias de marketing. Alguns são online e outros, offline. As duas possibilidades são válidas. Entenda melhor:
- marketing offline: é aquele feito fora da internet. Por exemplo, por meio de outdoors, telefone, cartões de visita, rádio, TV etc. Tem a desvantagem de ser difícil segmentar o público-alvo e ter um custo mais elevado;
- marketing online: utiliza a internet para a divulgação. Alguns meios são o Google Meu Negócio, as redes sociais, o site e o blog da clínica. Lembre-se de que é necessário produzir um conteúdo relevante. Você ainda pode adotar outras estratégias, como o e-mail marketing.
Como você pode perceber, existem várias possibilidades. Por isso, vale a pena até fazer uma pós-graduação para entender melhor as oportunidades disponíveis.
Tudo isso fará a sua atuação com o marketing médico mais eficiente. Como isso, você alcançará melhores resultados e poderá melhorar a sua imagem e a sua reputação.
Então, que tal conhecer mais sobre as oportunidades na medicina? Saiba o que é realidade aumentada e veja como ela é aplicada na área da saúde.
Perguntas Frequentes
O que é marketing na área da saúde?
O marketing médico é voltado para a divulgação de ações de uma clínica ou profissional. O objetivo é atrair pacientes e se colocar como uma referência.
Por que investir em marketing médico?
O investimento em marketing médico é fundamental para se posicionar perante a concorrência e atrair pacientes. Assim, é possível aumentar seu faturamento.
Como fazer marketing médico no Instagram?
O marketing médico no Instagram pode ser feito a partir de publicações com imagens. É preciso seguir as regras do CFM. Assim, os posts podem abordar oportunidades de tratamento, explicações sobre enfermidades, tecnologias da área médica etc.
Como o marketing pode ser utilizado nos serviços de saúde?
O marketing pode ser colocado em prática seguindo as determinações do CFM. Ele pode ser online ou offline, desde que as estratégias corretas sejam adotadas.