Se você tem o sonho de ser médico, então deve se questionar sobre qual a maneira correta de estudar para medicina.
Tornar-se médico sempre pareceu inevitável, e provavelmente você não consegue se imaginar fazendo outra coisa na sua vida profissional.
Mas, embora você possa sentir que tem um longo caminho a percorrer antes da faculdade de medicina, não é tão longe no futuro quanto parece.
À medida que você se esforça para conseguir entrar na universidade, logo perceberá que o tempo é um bem precioso.
Existem muitos requisitos de inscrição que você precisará preencher ao se inscrever no vestibular, e você tem que ficar em dia com seus estudos.
Embora seja fácil se sentir sobrecarregado, adotar uma abordagem estratégica pode ajudar. Preparar-se para a faculdade de medicina é manter-se organizado e gerenciar seu tempo de forma que você consiga melhorar seu rendimento.
Considere este seu guia para ajudá-lo a entender quais ações você precisa tomar – e quando – para ter sucesso. Algumas dessas dicas podem parecer específicas para o processo de preparação nos estudos, mas também podem ajudá-lo a desenvolver hábitos que o ajudarão ao longo de toda a sua carreira. Confira!
1. Organize seus estudos
Ter certeza de que deseja seguir uma carreira na medicina pode ser uma grande ajuda na hora de planejar o cronograma de estudos.
Existem muitos pré-requisitos para a faculdade de medicina — química geral, química orgânica, biologia, física etc. —, portanto, é de seu interesse pensar nesses conteúdos e aprofundar os conhecimentos o quanto antes.
Essas disciplinas são difíceis e sua agenda precisa ser desenvolvida para permitir tempo suficiente para estudar todos os assuntos exigidos.
2. Desenvolva bons hábitos de estudo
A maioria dos médicos dirá que a faculdade de medicina foi muito mais difícil do que todo o ensino médio, e isso faz todo sentido.
É por isso que é essencial descobrir como você aprende melhor um novo material. Provavelmente tornará a transição para a faculdade de medicina um pouco mais fácil, incluindo se antecipar aos conteúdos exigidos.
De modo geral, avalie quais métodos de estudo funcionam melhor para você e fique com eles
Desenvolver hábitos de estudo sólidos não é apenas ter um bom desempenho durante a faculdade de medicina.
Como a educação continuada é um requisito para os médicos, ter boas estratégias de aprendizado pode ajudar a preparar o terreno para o sucesso ao longo de toda a sua carreira.
Quanto mais você desenvolver sua capacidade de aprender e reter informações como estudante de ensino médio, mais bem-sucedido será como estudante de medicina, residente e médico.
3. Leve o Enem a sério
Um dos requisitos de inscrição em faculdades de medicina mais assustadores é o Exame Nacional do Ensio Médio (Enem), pois trata de um exame rigoroso.
As faculdades de medicina examinam consideravelmente as pontuações do Sisu ao analisar as inscrições, então você realmente precisa dar o melhor de si. Isso significa que você precisa começar a estudar o mais cedo possível.
O minuto em que você decide que deseja estudar para medicina é quando a preparação para o Enem deve começar. Isso significa que a preparação deve vir muito antes do início das provas. Comece a estudar o mais cedo possível!
Nesse sentido, tenha em mente que você precisa fazer o melhor que puder para reter os principais conhecimentos exigidos.
4. Reúna o máximo de informações relevantes possível
Os alunos sabem que precisam adquirir noções clínicas para se sair bem nas provas, por isso é essencial aprofundar os conhecimentos inerentes a área de saúde. Mas você pode se perguntar exatamente o quanto é suficiente.
Na verdade, a única orientação real é obter o máximo de informações possível. Considere também a amplitude de sua experiência.
Obtenha o máximo de variedade possível, porque isso pode lhe dar uma ideia das diferentes especialidades médicas existentes.
Ganhar uma quantidade substancial de experiência também pode ajudá-lo a determinar se a medicina é realmente adequada para você.
Não se trata apenas de procedimentos impressionantes. No final das contas, esta é uma área que tem um viés prático de servir a população.
5. Considere conhecimentos adicionais
Embora as universidades queiram alunos focados no assunto, elas também reconhecem que os melhores médicos têm pontos fortes adicionais.
As instituições de ensino percebem quando os estudantes podem demonstrar que possuem habilidades de liderança, tenacidade e outras paixões.
Caso você esteja trabalhando na área de saúde por meio de algum tecnólogo, essa é uma ótima maneira de mostrar que você tem uma ética de trabalho sólida e visa desenvolver conhecimentos práticos adicionais.
Também é interessante que você complete seu currículo com habilidades de empatia que demonstrem o seu preparo para lidar com pacientes.
Do nada adianta postar nas redes sociais “medicina por amor” se o estudante não estiver preparado para atender os pacientes de maneira altruísta.
6. Descanse no momento certo
Após realização da prova no Enem, passada as inscrições no Sisu, Prouni, Fies, digamos que seja confirmada a sua aprovação no curso de medicina.
Embora possa ser tentador consultar os livros nos poucos meses antes do início da faculdade de medicina, provavelmente é melhor fazer uma pausa.
A dica aqui é que você aproveite sua conquista para renovar as energias. Depois de ser aprovado, você precisa comemorar e aproveitar a vida!
Isso significa que nada que você fizer entre esse período de férias mudará o desempenho do seu primeiro semestre na graduação em medicina. Então respire fundo, relaxe e aproveite o descanso pela frente.
Portanto, preparar-se para o curso de medicina leva tempo. Mesmo componentes de muita experiência podem exigir meses de esforço.
Quanto mais cedo você começa a estudar para medicina como um esforço de anos, mais fácil irá percorrer esse caminho e realizar seu sonho. Gostou desse artigo? Então, comece a aplicar essas dicas agora mesmo!