O que é Pós-graduação? Conheça as principais características desta formação acadêmica!

A seguir, veja o que é pós-graduação e como as especializações dessa modalidade podem mudar a sua vida profissional!

É normal surgirem muitas dúvidas sobre o que é pós-graduação e como esse tipo de curso pode ajudar as pessoas profissionalmente, seja no mercado de trabalho ou até mesmo com o intuito de seguir carreira acadêmica.

A seguir, trouxemos informações essenciais para você conhecer todos os detalhes que envolvem uma pós-graduação, incluindo suas vertentes e as principais vantagens em nível superior. Boa leitura!

O que é pós-graduação?

A pós-graduação é uma formação acadêmica posterior à graduação, como o próprio nome já sugere, e que visa aprofundar conhecimentos específicos em áreas de estudo, por meio de cursos de especializações.

Essa também é uma chance de os estudantes recém-saídos dos cursos de graduação aprofundarem os conhecimentos em temas e linhas de pesquisas, que mais chamaram a sua atenção durante o bacharelado ou licenciatura.

Como funciona a pós-graduação?

Os cursos de pós-graduação geralmente são divididos em duas modalidades gerais que se aprofundam, dependendo da vertente que o estudante escolher: pós-graduação voltada para o mercado de trabalho ou para o meio acadêmico.

Essas modalidades irão definir a evolução dos estudantes durante as aulas, pois enquanto um modelo é direcionado para o ambiente profissional, o outro já é centrado no desenvolvimento de pesquisas e aprofundamento científico.

Para quem a pós-graduação é indicada?

Os cursos de pós-graduação são indicados, principalmente, para os estudantes que já têm o diploma de conclusão de curso de graduação, sendo esse o principal requisito para desenvolver essa formação acadêmica.

Além disso, a pós-graduação é indicada para profissionais que desejam concorrer às vagas mais competitivas no mercado de trabalho, e querem potencializar seus conhecimentos para evoluírem profissionalmente

Ainda nessa perspectiva de evolução, mas partindo para outro ponto de vista, essa formação de nível superior também é indicada para pessoas que desejam seguir a carreira acadêmica.

Com isso, é possível desenvolver pesquisas e participar dos processos seletivos voltados para docentes de nível superior, contribuindo para diversas instituições públicas ou privadas.

Quais as vantagens em fazer uma pós-graduação?

Fazer uma pós-graduação é um diferencial que agrega experiências positivas para os interessados em seguir esse caminho. Por isso, destacamos algumas das principais vantagens para você visualizar esses benefícios. Confira:

Especialização em área de interesse

Essa é uma das vantagens que mais atraem os interessados em uma pós-graduação. Isso porque existe a possibilidade de rever um tema de interesse com mais aprofundamento científico e rigor operacional.

Dessa forma, essa é uma oportunidade para tornar-se especialista numa área que você tem muita afinidade e que faça sentido para a sua carreira.

Destaque nos processos seletivos

Tendo em vista que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, muitos profissionais veem na pós-graduação uma chance de ter mais destaque nos processos seletivos e escalar posições na sua carreira profissional.

Esse destaque nos processos seletivos é possível com o fortalecimento do currículo, indicando que o profissional é um especialista em determinada área e que tem competência para atuar no setor de forma qualificada. 

Aumento do networking

O contato constante com professores, incluindo outros profissionais que estão fazendo a mesma pós-graduação, contribui para que você consiga expandir sua rede de contatos e, consequentemente, aumentar o seu networking.

Aliás, essa é uma oportunidade para conseguir projetar sua carreira e auxiliar outras pessoas para que possam crescer juntos com um mesmo objetivo. 

Isso fortalece os vínculos pessoais e profissionais, contribuindo para alcançar o sucesso a longo prazo no mercado de trabalho.

Quais os formatos de ensino da pós-graduação?

Para atender diversas necessidades e preferências dos interessados em cursar uma pós-graduação, as instituições de ensino superior geralmente disponibilizam 4 modalidades de ensino. Confira a seguir:

1. Ensino a distância

A modalidade de Ensino a distância (EAD) é onde o aluno tem um encontro semanal com o professor por meio de ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

O diferencial desse modelo de ensino é que os materiais adicionais podem ser acessados a qualquer momento pelo estudante. Geralmente, esses materiais são disponibilizados em videoaulas, podcasts e eBooks.

Além disso, a interação com os colegas de sala é por meio de fóruns que têm como tema os assuntos discutidos nas aulas síncronas.

2. Presencial

O modelo presencial é o mais comum nas instituições de ensino superior, tendo em vista que é uma modalidade mais tradicional.

Dessa forma, todas as aulas ocorrem nas dependências físicas da faculdade e os alunos realizam provas e trabalhos em grupo na sala de aula.

Isso permite uma maior interação pessoal com os professores e colegas da sala, promovendo assim mais proximidade nas interações.

3. Semipresencial

Também conhecido como modelo híbrido, o formato semipresencial requer que os alunos tenham aulas presencialmente, mas inclui o formato EAD.

Assim, os estudantes conseguem assistir aulas no conforto de casa em alguns dias, porém, em outros dias, precisam comparecer na instituição de ensino.

4. Ao vivo

Na modalidade ao vivo, as aulas são síncronas, com alguns encontros semanais ao vivo, transmitido pela própria plataforma de estudo, na qual os estudantes podem interagir e participar das aulas. 

Nos outros dias da semana, conforme o calendário da instituição de ensino, as aulas e conteúdo de estudo ficam gravados na plataforma para que os alunos possam consultar e estudar a hora que quiserem.

Quais os títulos da pós-graduação?

A Pós-graduação contém algumas vertentes e títulos com características específicas, por isso, detalhamos melhor esse tema para que não haja dúvidas. Tudo certo? Então, vamos lá!

Stricto Sensu

A modalidade Stricto Sensu é destinada à pesquisa, por isso, é recomendada para as pessoas que desejam seguir a carreira acadêmica e têm uma perspectiva de ser docente de nível superior. Confira os títulos possíveis:

Mestrado

No mestrado, os estudantes desenvolvem pesquisa durante dois anos para conseguirem o grau acadêmico de Mestre.

Considerando a hierarquia dos graus acadêmicos, essa é a segunda posição ascendente para desenvolvimento da carreira acadêmica.

Doutorado

Sendo um grau que vem após o Mestrado, o Doutorado exige que o estudante desenvolva sua própria teoria para conseguir o título de Doutor na área de estudo, conforme o desenvolvimento da linha de pesquisa escolhida.

De modo geral, o Doutorado tem quatro anos de duração, concedendo ao pesquisador uma base acadêmica sólida para atuar como docente nas instituições de ensino superior públicas (por meio de concurso) e privadas. 

Lato Sensu

A pós-graduação Lato Sensu abrange cursos de especialização e está mais direcionada para atuação no mercado de trabalho.

A seguir, veja quais são os cursos que se enquadram na modalidade Lato Sensu e as características específicas.

Especialização

Os cursos de especialização têm o objetivo de qualificar o profissional para uma melhor atuação na sua área de trabalho.

Ou seja, permite que os profissionais aprofundem conhecimentos para se destacar nas empresas e alavancar a carreira.

MBA

O Master of Business Administration (MBA) é destinado a administradores e executivos das áreas de gestão de empresas e gestão de projetos que querem potencializar suas habilidades e atuação funcional.

No entanto, atrai também pessoas de várias outras disciplinas acadêmicas, permitindo que diversos graduados consigam se qualificar em MBA.

Quais as principais áreas de especialização da pós-graduação?

Os cursos de especialização têm uma variedade de áreas, no entanto, alguns são mais promissores para qualificação profissional no Brasil.

Destacamos, a seguir, os principais cursos de especialização que abrangem as áreas mais valorizadas no país. Veja agora mesmo!

Administração estratégica

Classificada como lato sensu no modelo MBA, visa aprimorar o conhecimento gerencial dos alunos e dotá-los da capacidade de analisar, estruturar e sintetizar informações por meio de perspectivas sistemáticas e estratégicas.

Esse curso é bastante útil para profissionais que querem desenvolver um papel de liderança na empresa e contribuir para o crescimento organizacional.

Gestão contábil e financeira

O curso de pós-graduação em Gestão Contábil e Financeira está classificado como lato sensu, sendo disponibilizado na modalidade de especialização.

O curso visa capacitar os alunos para atualizar e aprofundar os conceitos da área e aprender a utilizar ferramentas de análise contábil e financeira que garantem a sustentabilidade dos grandes negócios.

Marketing Digital

A área do Marketing Digital teve um grande crescimento nos últimos anos, por isso que o curso de especialização nessa área é bastante valorizado.

Este curso é projetado para treinar os alunos na criação de estratégias online e de gerenciamento de conteúdo para uma variedade de mídias digitais, bem como no planejamento, execução e análise de comunicação digital.

Portanto, agora que você já sabe o que é pós-graduação, a importância de desenvolver uma carreira mais sólida depois da graduação e as principais vertentes desse grau acadêmico, compartilhe esse artigo nas redes sociais!

Perguntas frequentes

  1. Qual a diferença entre graduação e pós?

    A graduação é a etapa inicial do meio acadêmico, onde os estudantes iniciam os estudos em um curso específico. A pós-graduação é um grau acadêmico posterior, onde os conhecimentos em nível superior são aprofundados.

  2. Qual o título de quem faz uma pós-graduação?

    Depende da vertente que o estudante irá seguir, no entanto, de modo geral, os títulos mais comuns são os de pós-graduado e especialista.

  3. Quanto tempo dura uma pós-graduação?

    Esse tempo é relativo de acordo com o grau acadêmico e tipo de pós-graduação escolhida. É estimado, no entanto, uma média de dois a quatro anos de duração para conclusão da pós.

  4. Quantas pós-graduações posso fazer ao mesmo tempo?

    É possível fazer até duas pós-graduações ao mesmo tempo, porém, a organização deve ser em dobro já que os estudos em nível superior além de aprofundados exigem bastante dedicação dos pós-graduandos

  5. Pode começar a pós antes de terminar a graduação?

    Não. Como requisito primordial para ingresso nos cursos de pós-graduação, todos os interessados em fazer uma pós-graduação devem ter obtido o diploma de graduado na área de estudo, só assim conseguem começar uma pós.

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade