Ética profissional: Saiba o que é e como desenvolvê-la!

Ter ética profissional é trabalhar com responsabilidade e transparência. Veja em detalhes todas as características.

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e, além dos conhecimentos técnicos e científicos, é importante desenvolver as soft skills (competências socioemocionais, ligadas ao nosso comportamento e relacionamento interpessoal) e ter uma postura ética profissional.

Trabalhar de forma ética é ter uma conduta alinhada às regras e deveres da sua profissão, ou seja, agir com integridade e respeito junto aos colegas e também ao público atendido.

Quer entender mais a fundo o que é ética profissional e quais são as atitudes éticas no ambiente de trabalho? Acompanhe as informações que reunimos para você!

O que é Ética profissional?

Ética profissional é o conjunto de valores e normas que precisam ser seguidos no ambiente de trabalho. Logo, se refere à conduta correta do profissional frente às atividades que realiza e junto às outras pessoas.

Qual a importância da ética profissional?

Quando você tem profissionais que trabalham pautados pela ética garante um ambiente de trabalho harmônico e saudável. 

Isso porque as equipes mantêm um relacionamento de respeito, realizam suas tarefas com responsabilidade e têm um comportamento adequado e cordial com o público. Com isso, trabalham de forma alinhada e melhoram a produtividade, ganhando o reconhecimento dos gestores.

Além disso, a ética profissional garante que as pessoas trabalhem segundo as normas e valores da empresa ou de sua categoria profissional.

Dessa forma, se você quer ter uma boa reputação para crescer na sua área, ou seja, ser visto como uma pessoa confiável e leal, precisa não apenas se preocupar com o aprimoramento das habilidades técnicas, mas também em trabalhar com ética profissional. 

Afinal, de nada adianta ter uma boa formação e experiência no seu segmento, se não adotar uma conduta correta ao se relacionar com os colegas e clientes, concorda?

Características de uma pessoa que tem ética profissional

Para atuar de acordo com a ética, o profissional:

  • age com educação em todas as situações;
  • é empático;
  • tem responsabilidade com as tarefas que executa;
  • é leal com os colegas de trabalho;
  • trabalha segundo as regras e deveres do código de ética da sua categoria profissional;
  • assume os erros;
  • trabalha de forma transparente com a equipe.

Atitudes de uma pessoa ética no ambiente de trabalho

Quer entender como a ética profissional acontece na prática no dia a dia de trabalho? Veja algumas atitudes que demonstram uma postura adequada:

  • atender de forma gentil o público mesmo que esteja com problemas pessoais ou outras preocupações;
  • trabalhar segundo o regulamento da empresa;
  • saber ouvir os colegas e aceitar pontos de vista diferentes em uma reunião de trabalho;
  • não compartilhar informações confidenciais da organização;
  • manter sigilo na relação com clientes ou pacientes, como no caso de advogados, psicólogos, médicos e outros profissionais;
  • controlar os impulsos, agindo sempre com inteligência emocional, para não tratar as pessoas com grosseria no trabalho mesmo em dias mais tensos.

Exemplos de comportamento antiético no ambiente de trabalho

Infelizmente, muitas pessoas não trabalham pautadas pela ética. Confira exemplos de comportamento antiético dentro das organizações:

  • cometer um erro no trabalho, mas não assumir, inventando que a falha foi cometida por um colega;
  • trabalhar com acesso ao caixa da empresa e desviar qualquer quantia em dinheiro;
  • procrastinar para realizar as atividades no trabalho, deixando que os outros façam o que seria de sua responsabilidade;
  • divulgar resultados falsos de um projeto no qual participou;
  • adotar uma postura de “puxa-saco” com os gestores para conseguir vantagens;
  • desviar qualquer tipo de material da empresa;
  • falar mal ou inventar aspectos negativos da empresa ou de membros da chefia para os colegas de trabalho.

O que é Código de Ética e seu objetivo?

Muitas profissões contam com um Código de Ética próprio, que define os direitos, deveres e obrigações do profissional junto ao público atendido, aos outros colegas da área e instituições.

É, portanto, um documento importante, que deve ser lido com atenção para que a pessoa não cometa nenhuma falta ética que possa colocar em risco seu registro profissional.

Sendo assim, o objetivo do Código de Ética é assegurar que os profissionais sigam uma série de normas, de forma a atender a sociedade com segurança e respeito. 

Imagine um médico ou dentista atender seus pacientes sem nenhum critério? Ou um advogado com posturas duvidosas? Com certeza, seria um transtorno enorme e um perigo para a saúde dessas pessoas, certo?

Como desenvolver a ética profissional?

Agora que você já viu qual é a importância da ética profissional, deve estar curioso para saber como desenvolvê-la, a fim de ter uma conduta adequada desde o seu primeiro dia de trabalho. Veja algumas dicas:

  • conheça os valores da empresa em que trabalha e do Código de Ética da sua categoria, e aplique essas normas em seu dia a dia;
  • seja tolerante e flexível no ambiente de trabalho, de forma a considerar a necessidade das outras pessoas;
  • seja organizado com suas tarefas e pontual nas entregas, especialmente se outro colega depender da conclusão do seu trabalho para iniciar a parte dele;
  • seja honesto e aja com respeito em todas as situações;
  • dê o seu melhor para realizar suas atividades;
  • cumpra aquilo que foi solicitado e, em caso de alguma dificuldade, exponha a situação ao seu chefe de forma transparente.

Para que você possa desenvolver suas potencialidades e crescer na carreira, é importante estar em um ambiente saudável. Para isso, não deixe de colocar em prática a ética profissional em sua rotina de trabalho.

Dúvidas Frequentes

  1. O que a falta de ética profissional pode causar no trabalho?

    Pode prejudicar a sociedade, trazer danos à imagem da empresa e ainda destruir a reputação do profissional que age de forma antiética. Dependendo da atitude, o profissional pode ir contra às normas do seu Código de Ética, perdendo seu registro profissional.

  2. O que é uma empresa antiética?

    É uma empresa que age de forma ilegal, sonegando impostos ou desviando dinheiro, por exemplo, que não segue a legislação ou ainda que é desleal e desrespeitosa com seu público interno e externo.

  3. Qual a diferença entre ética e moral?

    A moral está relacionada aos valores que devem ser seguidos dentro de um determinado grupo, mostrando o que é certo ou errado. A ética diz respeito a princípios que devem ser analisados, podendo variar de acordo com cada situação.

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade