Saber como se comportar no primeiro dia de trabalho é muito importante para que você possa se destacar de maneira positiva no ambiente profissional. Afinal, é sempre bom causar uma boa impressão para ser acolhido pelos colegas de profissão.
Existem algumas características que vão ajudar nesse processo de integração com seus companheiros e superiores, e que são muito admiradas, como a humildade e proatividade.
Para te ajudar a passar por esse processo e conquistar as pessoas à sua volta, preparamos um conteúdo com 7 dicas que podem (e devem) ser seguidas no seu primeiro dia de trabalho. Confira!
7 dicas de como se comportar no primeiro dia de trabalho
Apesar do assunto parecer um bicho de sete cabeças, a realidade não é tão complicada assim. Afinal, a maioria das pessoas já passou por esse mesmo processo e conseguiu sair “ileso” da situação, causando uma boa impressão no primeiro dia de trabalho.
Portanto, seguindo as dicas que preparamos, certamente você terá muito mais chances de criar uma imagem positiva diante dos seus colegas de profissão e superiores. Vamos a elas:
1. Se prepare
Essa dica é importante não só para quem está em seu primeiro dia de trabalho, mas para outras situações da vida pessoal e profissional — como uma primeira entrevista de emprego.
A preparação está também ligada, principalmente, com conhecimento sobre a cultura da empresa, seu funcionamento e regras. Estude sobre a organização e esteja pronto para cumprir o que for esperando de você dentro da sua nova função.
2. Seja pontual
A pontualidade é fundamental e deve ser seguida mais à risca possível. Procure chegar no horário marcado ou até alguns minutos antes, para passar uma boa impressão no seu primeiro dia de trabalho (e nos outros também).
Caso você ainda não esteja acostumado com o trajeto até a nova empresa, pesquise sobre as possíveis rotas de carro ou linhas de transporte disponíveis e saia com antecedência. E se, por algum motivo, for se atrasar, avise ao seu responsável direto e explique os motivos.
3. Mostre interesse
Não importa o quanto saiba ou estude, você ainda será alguém novo na empresa. Isso significa que existirão tarefas que você não saberá como fazer.
nessas horas, fazer perguntas é essencial, e não é algo do qual deve se envergonhar. Seus colegas e superiores estarão à disposição para tirar suas dúvidas e, ao questioná-los, estará demonstrando interesse.
Claro, evite fazer perguntas desnecessárias. É importante balancear a proatividade (procurando respostas por si próprio) e a busca por ajuda. Acima de tudo, use essa oportunidade para mostrar que se importa e quer fazer o melhor trabalho possível.
4. Priorize a educação
Essa dica também vale para qualquer ambiente de interação social, seja no âmbito pessoal ou profissional, sendo ainda mais importante no seu primeiro dia de trabalho.
A maneira como você trata seus colegas e superiores vai refletir no modo como será tratado e na opinião que terão sobre você. Além disso, a falta de educação pode ter um peso negativo muito grande e, dependendo da política da empresa, pode acarretar em desligamento.
Utilize os conceitos básicos da educação, cumprimentando seus colegas, agradecendo quando alguém fizer algo para te ajudar, não interrompendo os demais enquanto falam, entre todas as outras boas práticas de convivência.
5. Não faça julgamentos
Dependemos da situação em que nos encontremos, às vezes é inevitável não fazermos algumas comparações, principalmente quando estamos em um ambiente novo e potencialmente desafiador. Porém, uma coisa é pensar e outra é expressar sua opinião.
Evite fazer julgamentos prematuros sobre as pessoas ao seu redor ou comparações com empregos anteriores que você teve, inclusive se a avaliação tiver o objetivo de elogiar o novo trabalho. Isso pode causar um desconforto aos demais e um prejulgamento negativo sobre você.
6. Mostre o seu trabalho
Se você foi contratado, é porque acreditam no seu conhecimento e potencial. Então, que tal aproveitar para mostrar suas habilidades desde o primeiro dia de trabalho?
Porém, tenha muito cuidado para não parecer arrogante ou criar a impressão de que você quer se exibir para seus colegas. A falta de humildade é um dos fatores mais prejudiciais em um ambiente profissional.
Procure exercer alguns valores na hora de mostrar o seu potencial sem aparentar arrogância, como a proatividade e a disciplina.
Mostre o que os seus colegas podem esperar de você e de que maneira você pode ser útil para a equipe. Mas deixe claro que você está completamente aberto a sugestões e que também conta com eles para aprender e poderem evoluir juntos.
7. Crie conexões
Um ambiente de trabalho é feito por diferentes pessoas, cada uma delas com uma personalidade distinta e uma função específica dentro da empresa. Utilize o seu primeiro dia para se familiarizar com aqueles que estarão ao seu lado.
O networking é uma ferramenta importante para qualquer profissional. Conhecer pessoas significa fazer conexões valiosas, que irão contribuir para o seu futuro dentro da organização. Evite soar íntimo, mas demonstre vontade genuína de conhecer seus colegas no seu primeiro dia de trabalho.
Agora que você já sabe como se comportar no seu primeiro dia de trabalho, basta estudar bastante o conteúdo, para quando chegar o grande dia você estar preparado, conseguindo aplicar essas práticas de maneira natural. Assim você será acolhido por todos na empresa mais facilmente.
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