5 dicas para desenvolver uma postura profissional

Neste artigo, trouxemos dicas exclusivas para você desenvolver uma postura profissional e se destacar no ambiente de trabalho. Confira!

Empresas de vários setores estão procurando candidatos que sejam diplomáticos, comunicativos, confiáveis ​​e geralmente agradáveis ​​de se trabalhar: eles estão procurando postura profissional! 

Na maioria das vezes, é a experiência que ajuda um profissional a conseguir um novo emprego. Mas é preciso mais do que apenas habilidade para ser realmente impactante na maioria das organizações. 

Nesse viés, a maneira como você aparece e se comporta em um ambiente de trabalho pode enviar várias mensagens diferentes para gerentes de contratação e colegas de trabalho.  

Na verdade, os funcionários que demonstram profissionalismo no local de trabalho são frequentemente vistos como mais competentes e valiosos.  

Também é importante reconhecer que quase todos os indivíduos podem entender o que deve ser feito para melhorar nessa área. 

Junte-se a nós enquanto exploramos a importância da postura profissional no ambiente de trabalho e descrevemos cinco maneiras de permanecer competente na sua carreira. Boa leitura! 

Por que a postura profissional é importante?

No mercado de trabalho, sua postura profissional abrange a maneira como você se comporta, sua atitude e as formas como você se comunica com os outros colegas de trabalho e gestores.  

Ser profissional pode garantir uma primeira impressão positiva, relacionamentos interpessoais bem-sucedidos e uma reputação duradoura dentro de sua organização e setor. 

Esteja você se preparando para uma entrevista, começando seu primeiro dia de trabalho ou avançando em sua carreira, o profissionalismo e a postura profissional no local de trabalho são sempre importantes.  

Independentemente do desempenho geral, sabe-se que as carreiras param (ou até mesmo não começam) porque um indivíduo não exibe essas qualidades. 

De um modo geral, isso está centrado no respeito. Nesse sentido, é importante ser cuidadoso quando se trata de suas interações, reconhecendo o tempo de outras pessoas e como você trata seu espaço de trabalho.  

O comportamento no local de trabalho é importante porque garante que sua presença não seja um fardo para a experiência de trabalho de outras pessoas. 

De modo geral, os empregadores valorizam mais do que os funcionários que cumprem seus deveres de maneira profissional.  

De fato, funcionários com alto grau de profissionalismo são frequentemente percebidos como mais competentes e confiáveis do que seus outros colegas de trabalho que não estão se esforçando para manter a postura profissional.  

Dominar bons comportamentos também pode dar aos jovens trabalhadores uma vantagem no início de suas carreiras.  

Na força de trabalho com maior diversidade de gerações que já experimentamos, o profissionalismo transcende a idade. 

Mas o profissionalismo não é apenas uma característica, e sim uma combinação de algumas qualidades diferentes.  

Isso pode parecer confuso, mas considere as 5 dicas a seguir de aplicar a postura profissional no ambiente organizacional. 

1. Honre seus compromissos 

Com um tópico tão amplo quanto a postura profissional, pode ser difícil saber por onde começar quando se trata de seus próprios hábitos e práticas no local de trabalho. Por isso que cumprir seus compromissos pode ser fundamental. 

Você pode atender a todas as outras facetas do profissionalismo, mas se você não honrar seus compromissos e realizar seu trabalho, nada disso terá importância nenhuma e seu potencial pode se esvair com o passar do tempo. 

Se você for continuamente responsável por suas atribuições e outros compromissos, isso mostrará que você é uma pessoa responsável que pode fazer o que precisa ser feito para atingir uma meta.  

Além de cumprir os prazos, você deve procurar ser pontual para começar o dia, para reuniões e quaisquer outros eventos relacionados ao trabalho, sejam presenciais ou virtuais. 

Ser pontual envia uma mensagem tácita de respeito por suas responsabilidades, bem como o valor que você atribui ao tempo e esforço de seus colegas de trabalho e os seus gestores. 

2. Esteja atento, receptivo e proativo

Pode parecer simples, mas uma das maneiras mais eficazes de demonstrar profissionalismo é mostrar que você investiu o suficiente para prestar atenção.  

Isso pode significar fazer anotações durante as reuniões, fazer perguntas relevantes ou até mesmo usar uma linguagem corporal responsiva.  

Se você não seguir esses princípios básicos de postura profissional, pode parecer entediado, distante ou indiferente.  

Isso pode enviar uma mensagem para as pessoas ao seu redor de que você não valoriza o que está sendo compartilhado. 

Outra maneira de mostrar seu investimento e compromisso com sua organização é sendo proativo em relação à melhoria da empresa.  

Mas isso requer mais do que apenas identificar preocupações ou pontos problemáticos. Certifique-se de emparelhar suas reclamações com soluções.  

Em vez de simplesmente trazer um problema ao seu gerente, venha armado com uma proposta de resolução. 

3. Conheça a cultura e os valores da sua empresa

A cultura geral de trabalho muitas vezes muda de empresa para empresa.  

É por isso que é importante aprender o máximo possível sobre as normas culturais sempre que você inicia uma nova posição. Determinar o traje de trabalho certo é um bom exemplo. 

Para dicas sobre roupas apropriadas para o escritório, preste atenção em como os outros em seu local de trabalho se vestem.  

Embora a sabedoria convencional diga para você usar um certo tipo de roupa, você realmente precisa olhar em volta para seguir a cultura da empresa. 

Isso também pode afetar seus hábitos de comunicação, pois as práticas padrão podem variar. Em alguns escritórios, é comum enviar um e-mail rápido ou organizar um bate-papo por vídeo improvisado para discutir algo.  

Outros ambientes podem exigir a solicitação formal de uma reunião por meio de um assistente administrativo. 

Uma vez aprendidas, essas e outras dicas refletirão as regras não oficiais de sua organização e o ajudarão a navegar para o sucesso. 

4. Reduza ao mínimo os assuntos pessoais

Como o objetivo geral da postura profissional é respeitar sua organização e seus colegas de trabalho, você deve evitar coisas que possam interferir na produtividade de qualquer pessoa. 

Esteja você em um escritório, cubículo ou espaço aberto, é importante cuidar do espaço pessoal e do tempo dos outros.  

Uma conversa ‘rápida’ sobre o filme que você viu ontem à noite pode se transformar em 15 a 30 minutos, o que não é um uso produtivo do tempo para você ou seus colegas de trabalho converter em produtividade.  

Acompanhe o jogo de ontem à noite ou seus planos de fim de semana na hora do almoço ou depois do trabalho. 

Também é útil lembrar que os negócios pessoais não incluem apenas telefonemas ou conversas sobre sua vida fora do trabalho.  

Na atualidade, é mais fácil do que nunca fazer uma pausa rápida pegando seu telefone para examinar as redes sociais.  

Mas o que pretendia ser uma distração de 5 minutos pode rapidamente se transformar em 20 minutos de perda de tempo. 

Algumas empresas têm políticas específicas em torno das redes sociais justamente por isso. Assim, visam evitar que a produtividade dos colaboradores fique dispersa em assuntos paralelos.  

Dessa Forma, certifique-se de saber o que sua empresa recomenda. Mesmo que não haja uma política oficial em vigor, é importante pensar antes de postar, tweetar ou comentar nas redes sociais na hora do expediente. 

Por falar em postagens, nunca publique ou comente negativamente sobre seu trabalho, chefe ou colegas de trabalho. 

Essas palavras podem encontrar o caminho de volta para alguém dentro da empresa e podem colocar seu emprego em risco. 

5. Evite o lado negativo da política do escritório

É verdade que a política do escritório pode ser inevitável. Às vezes, é uma parte necessária para subir a escada corporativa.  

A verdade é que você já faz parte do cenário político da sua organização simplesmente por ser um funcionário. Mas é possível ficar do lado positivo das coisas das seguintes maneiras: 

  • Encontre um terreno comum com seus colegas; 
  • Não tente fazer os outros parecerem ruins; 
  • Esteja atento ao seu lugar na estrutura maior da empresa; 
  • Priorize o sucesso da empresa sobre as ‘vitórias’ pessoais. 

A política pode ter um resultado positivo quando os colegas de trabalho se desenvolvem e trabalham ao lado daqueles em sua comunidade de trabalho.  

Mas o clima político em um escritório pode se tornar negativo quando os colegas competem uns com os outros, em vez de trabalharem juntos para o bem maior da organização funcional da empresa. 

Postura profissional: alcance o sucesso em sua carreira

O sucesso parece diferente para todos, mas praticar o profissionalismo adequado no local de trabalho pode levá-lo longe, seja qual for seu objetivo.  

Se você honrar seus compromissos de trabalho e permanecer dedicado, produtivo e respeitoso com aqueles ao seu redor, a construção de uma reputação respeitável dentro de sua organização acontecerá naturalmente. 

À medida que você continua a progredir em sua carreira, você pode ficar ansioso para subir a escada dentro de sua organização.  

Há uma série de coisas que você pode fazer além de praticar o profissionalismo de alto nível. No entanto, um passo de cada vez, e com calma, você alcançará o devido sucesso na sua carreira. 

Gostou do nosso conteúdo sobre postura profissional? Então, aproveite para ler os nossos outros conteúdos sobre carreira exclusivos agora mesmo! 

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade