Ter um plano de carreira é essencial para nortear os diversos caminhos profissionais possíveis no mercado de trabalho. A carreira em W, por exemplo, exige o desenvolvimento de habilidades e competências técnicas e gerenciais.
É que nesse modelo, o profissional pode atuar nas duas posições, em um sentido não linear, diversificando o trabalho. Pode parecer estranho a princípio, mas, o lado bom é aproveitar as oportunidades dentro da própria empresa.
Quer saber mais sobre o plano de carreira em W? Continue lendo este post e veja como funciona, suas vantagens e como adotar esse caminho profissional!
O que é carreira em w?
É o modelo de carreira em que o profissional pode atuar tanto na posição técnica quanto gerencial integrando esses dois perfis dentro do cargo. Nele, há uma flexibilidade maior de exploração das habilidades e competências, sem a necessidade de seguir o tradicional viés hierárquico.
Como funciona o modelo de carreira em W?
O plano de carreira em W não se baseia no convencional que é ter que escolher entre ser líder ou subordinado. O profissional pode desempenhar atividades em diferentes áreas e assumir demandas que exigem conhecimento técnico, mas também perfil de liderança.
Quais são as vantagens de adotar esse modelo?
A carreira em W desengessa o formato de trabalho que obriga os profissionais a se tornarem líderes se quiserem melhorar salário e benefícios. Isso quer dizer que não é necessário ter um cargo de gestão para fazer gerenciamento, seja de pessoas ou de processos.
O conhecimento técnico se funde à capacidade de liderar e direcionar o trabalho para os melhores resultados. Com isso, o plano de carreira em W pode ser vantajoso para a empresa e para os profissionais que escolhem essa trajetória.
Veja os principais benefícios!
Busca constante por capacitação
Como o profissional não se baseia na nomenclatura ou status do cargo, é normal que essas pessoas invistam continuamente na capacitação e conhecimento técnico.
O intuito dessa educação continuada é se manter atualizado e preparado para lidar com atividades diversas, não importando se seu papel será de executar ou delegar demandas.
Multifuncionalidade profissional
A carreira em W proporciona ao profissional condições de exercer diversas funções dentro do mesmo cargo. Entre as hard skills e soft skills, suas competências absorvem situações simples e complexas, pois é capacitado para pensar tecnicamente e gerencialmente.
Valorização e recompensa
Os profissionais que buscam capacitação e conhecimento técnico esperam ser reconhecidos pela empresa em que trabalham. Em outros modelos é natural ocorrer uma promoção a um cargo de gestão, o que pode ser um erro, já que nem todos têm aptidão para a liderança.
Bom relacionamento com as lideranças
Em empresas com plano de carreira em W, a competitividade fica em segundo plano, já que os profissionais técnicos nem sempre ambicionam cargos de liderança. Em contrapartida, nada melhor do que ter um líder técnico que saberá exatamente quais são as complexidades e particularidades de uma tarefa.
Como fazer um plano de carreira em w?
Diferentemente da carreira em Y que tem como principal característica a necessidade de escolher um caminho, o modelo em W é mais flexível. Nele, você não precisa ser técnico ou líder, mas, para ter sucesso como um profissional tão generalista, faça um plano de carreira.
Selecionamos os passos para planejar sua ascensão profissional com base nos conceitos da carreira em W:
Conheça bem o seu perfil profissional
O primeiro passo é entender quais são os pontos fortes e fracos do seu perfil profissional, comparando às habilidades e competências para os cargos técnicos e de liderança. É preciso avaliar se você é um talento multifuncional ou se deve escolher entre a área técnica ou ser um líder.
Avalie se esse modelo faz sentido para a sua formação
O modelo de carreira em W não cabe em todas as áreas ou setores, considerando que muitas profissões podem não exigir liderança, por exemplo. Antes de traçar um plano para colocar em prática, analise a sua formação, suas ambições na área e se faz sentido desenvolver habilidades abrangentes.
Em empresas menores, com um número reduzido de colaboradores ou com um trabalho extremamente técnico, pode ser que a carreira em W não seja tão efetiva.
Identifique as habilidades e competências necessárias
Falamos das hard skills e soft skills, mas não citamos o quanto são imprescindíveis para o bom desempenho profissional. Para seguir o caminho da carreira em W leve em conta que será necessário desenvolver múltiplas habilidades e competências técnicas e de gestão.
Gostou do post? O desenvolvimento e consolidação da carreira em W pode mexer com os sentimentos. Por isso, aproveite para ler sobre a inteligência emocional e como se controlar diante dos desafios!
Outras dúvidas sobre carreira em w que podem ajudar
- Qual diferença de carreira em y e w?
Enquanto na carreira em Y o profissional precisa escolher entre ser técnico ou líder, no modelo em W é possível exercer funções técnicas e de gestão dentro de um mesmo cargo.
- O que é carreira linear?
Uma estrutura enxuta e simplificada em que o profissional tem apenas uma direção a seguir, sem muitas escolhas ou flexibilidades.
- Quais os tipos de carreira?
Carreira em W, Carreira em Y, Carreira linear, Carreira horizontal, Carreira em rede.