Carreira em Y: Saiba o que é e as principais vantagens em seguir por esse caminho!

A seguir, veja como a carreia em Y pode ser o caminho ideal para seu futuro profissional, caso você queira se tornar um especialista!

Chega um momento em que o profissional precisa decidir qual trajetória mais faz sentido para a sua carreira, levando em consideração suas habilidades e competências. E a carreira em Y permite que ele possa escolher entre dois importantes caminhos: o de gestor ou especialista.

No ambiente corporativo, o crescimento depende do quão bom você é no que faz. Portanto, quanto antes você obter essa definição, mais rapidamente você poderá focar no seu objetivo e conquistar posições mais altas no mercado.

A seguir, você vai entender como o modelo de carreira em Y pode oferecer possibilidade de ascensão por dois caminhos. Continue lendo para saber como funciona e quais suas principais vantagens!

O que é carreira em Y?

É um plano de carreira que mantém o colaborador na empresa com a possibilidade de crescimento, sem ter que ocupar um cargo de liderança. O modelo abre a oportunidade de desenvolvimento das habilidades e competências em uma área ou setor específicos. 

A prática é flexível e caso o profissional especialista perceba a necessidade de experimentar um cargo de gestão, terá direito a essa escolha.

A ideia é reter e valorizar os melhores talentos que desejam permanecer na organização sem estar em posição de comando.

Como funciona o plano de carreira em Y?

A carreira em Y funciona com duas possibilidades distintas e é voltada para aqueles profissionais com grande vivência prática e teórica.

Eles são competentes e habilidosos no que fazem, executam um trabalho primoroso, mas não contam com um perfil gerencial. 

Esses profissionais se sentem confortáveis em atividades analíticas e técnicas, com uma atuação proativa e colaborativa. Para não perder colaboradores tão talentosos, a empresa abre a opção de crescimento em duas vertentes — ser um gestor ou um especialista. 

Será mais fácil entender o funcionamento desse modelo por meio de exemplos práticos nas principais áreas de uma empresa. Confira!

Carreira em Y no marketing

O marketing é um setor de apoio, com profissionais de diferentes formações como jornalismo, publicidade e propaganda, designer gráfico, comunicação.

Na escolha da jornada de crescimento, o profissional terá que optar pela especialização ou se tornar um supervisor, coordenador ou gerente de área.

Carreira em Y nas finanças

O setor de finanças é dinâmico, com um nível de complexidade das atividades distribuído entre auxiliares, assistentes, analistas e gestores. Nem todos têm um perfil de liderança, mas dentro da área é possível evoluir até chegar a um nível sênior. 

Quem entra como auxiliar, pode galgar posições e chegar ao cargo de analista com especialidade em custos ou previsão orçamentária.

De modo geral, a empresa tem um gerente, um coordenador e um time de especialistas, fazendo valer a aplicação da carreira em Y.

Carreira em Y na tecnologia

O setor de TI é mais um exemplo de área ampla, com possibilidade de atuação ramificada, desde o suporte até a gestão. O profissional pode começar fazendo atendimentos técnicos e mudar com o tempo para a área de planejamento e infraestrutura.

Carreira em Y no RH

No RH funcionam áreas distintas como recrutamento e seleção, treinamento, departamento pessoal e segurança do trabalho. Em cada uma delas os profissionais executam processos e atividades exclusivas, em que é preciso se especializar para garantir boas entregas. 

Com a carreira em Y é possível criar um plano de valorização iniciando no setor responsável pelo capital humano. Assim, ele se torna uma referência de que é possível crescer dentro da empresa sem almejar os degraus de hierarquia.

Quais são as vantagens de carreira em y?

Os benefícios da carreira em Y são significativos para a empresa e para os talentos, visto que tem como proposta alinhar objetivos e necessidades, respectivamente.

Além de contribuir no aspecto motivacional, o modelo potencializa a autonomia do colaborador quanto ao próprio destino profissional. 

Confira, a seguir, os principais benefícios de implementar o modelo de carreira em Y!

Aprimoramento das habilidades e competências

Tanto em um cargo de gestão quanto como especialista, no modelo em Y, o profissional consegue desenvolver suas habilidades e competências. A ideia é possibilitar o aprimoramento para que ele tenha uma visão ampliada da carreira.

Com maior preparo e capacidade, o talento tem condição de escolher o que faz mais sentido para as suas ambições de crescimento. Nesse processo, teoria e prática se chocam de forma positiva, mostrando se o perfil que prevalece é o de gestor ou de especialista.

Atração e retenção de talentos

Uma empresa vista como o melhor lugar para se trabalhar é aquela que valoriza e retém seus talentos. O desafio é se tornar uma organização que além de salário e benefícios, oferece oportunidade de carreira

Os profissionais talentosos que estão em busca de se desenvolver terão interesse em atuar em um modelo de carreira em Y. Por outro lado, os colaboradores de alta performance, satisfeitos em crescer dentro da própria empresa, dificilmente voltarão os olhos para o mercado.

Oportunidades e valorização dos especialistas

A jornada de evolução de um profissional com perfil de liderança é previsível, considerando sua habilidade de decisão e comando. Já os especialistas precisam se esforçar para mostrar do que são capazes e ter a chance de migrar nos níveis de cada cargo. 

Esse é um cenário do modelo tradicional de gestão, mas a carreira em Y surgiu como um agente de transformação e mudança.

Não só os líderes em potencial, mas todos os talentos especialistas podem mostrar suas habilidades e serem valorizados igualmente.  

Aumento da produtividade

A empresa que deseja ter colaboradores proativos e satisfeitos deve atentar às suas aspirações e necessidades. O modelo de carreira em Y é ideal nesse sentido, já que valoriza cada talento dentro do perfil em que ele se sente mais capaz e produtivo. 

É comum ver organizações perdendo talentos que eram excelentes especialistas e não tiveram o mesmo desempenho enquanto gestores. Nem sempre tirar um profissional muito bom de uma função e crescer em hierarquia é uma estratégia inteligente. 

A produtividade nasce do sentimento de pertencimento e valorização, o que não quer dizer que é preciso ser líder. Quando a empresa entende que pessoas são únicas e que podem colaborar entre si independentemente do cargo que ocupam, consegue ter um time engajado e diferenciado. 

No modelo de carreira em Y prevalece o respeito aos objetos profissionais, alinhados ao que a empresa espera de cada talento. Com um plano estruturado, baseado em reconhecimento e valorização, qualquer empresa pode alcançar a vantagem competitiva com a ajuda do seu capital humano. 

Gostou deste post? Então, aproveite para conferir as principais habilidades profissionais que você pode desenvolver para se destacar mais ainda no mercado!

Perguntas Frequentes

  1. O que é plano de carreira em W?

    Diferentemente do modelo de carreira em Y que possibilita a escolha entre gestão ou especialidade, o modelo em W estimula a multidisciplinaridade permitindo que o profissional atue tanto como especialista quanto como líder, exercendo funções correlatas. 

  2. Para quem é indicada a carreira em Y? 

    De modo geral, para profissionais especialistas que não possuem habilidade ou aptidão para ocupar um cargo de gestão, mas desejam ser reconhecidos e valorizados pela qualidade do trabalho e contribuição com o crescimento da empresa. 

  3. Para que foi criada a carreira em Y nas empresas?

    Para dar aos profissionais a oportunidade de escolher entre uma carreira de liderança ou de especialista, sem que isso prejudique sua ascensão, crescimento e valorização dentro da própria empresa. 

  4. Qual a diferença entre carreira em Y e carreira em W?

    Enquanto na carreira em Y o profissional precisa escolher entre ser gestor ou especialista, a carreira em W estimula a transição entre uma e outra, formando profissionais mais generalistas e flexíveis.

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade