Apresentação de trabalho: 5 dicas para ter um ótimo desempenho!

A seguir, confira 5 dicas que vão te ajudar a obter um melhor desempenho na hora da sua apresentação de trabalho na faculdade.

Quando chega o momento de fazer a apresentação de trabalho na faculdade, já bate aquele medo. Afinal, sabemos como pode ser difícil falar para o professor e para toda a turma. Mas não precisa ser assim.

Na verdade, essa é uma oportunidade para você se aprofundar em determinado assunto e ainda desenvolver as soft skills, ou seja, habilidades socioemocionais, como a comunicação, planejamento, trabalho em equipe, entre outras.

E, para que você fique tranquilo nesse momento, é importante saber como fazer a apresentação de trabalho acadêmico. Se você busca essa resposta, veio ao lugar certo! Continue a leitura e descubra 5 dicas para ter um ótimo desempenho!

Qual a importância da apresentação de trabalho acadêmico?

O trabalho acadêmico é uma forma de avaliação que o professor utiliza na faculdade. Enquanto muitos alunos preferem apresentar o trabalho do que fazer uma prova, outros ficam nervosos e com medo de ter uma nota baixa por fazer uma apresentação ruim.

No entanto, seja qual for o curso escolhido, é preciso estar preparado para apresentar um trabalho. E não pense que isso é algo ruim! Pelo contrário, é uma atividade que traz muitos benefícios aos alunos.

É uma maneira de pesquisar sobre determinado tema por conta própria, ajudando você a desenvolver a autonomia e proatividade. É preciso ainda ser organizado e passar as ideias para o papel de um jeito claro.

Se a atividade for em grupo, é uma forma de aprender a trabalhar em equipe, ouvindo os pontos de vista divergentes.

Por último, tem ainda o momento da apresentação, uma experiência para você melhorar sua comunicação e perder o medo de falar em público.

Todas essas situações são importantes não apenas para a vida acadêmica, mas também para a vida profissional.

Como ter uma ótima apresentação de trabalho?

Se você fica apreensivo com o trabalho acadêmico, pode se valer de 5 dicas para preparar melhor sua apresentação. Acompanhe!

1. Prepare o design da apresentação

O primeiro ponto é se colocar no lugar do público. Então, imagine que apresentar uma série de slides com um monte de texto pode não ser nada atrativo para a turma, certo?

Com isso, sempre que possível, utilize figuras, tabelas e outros recursos na apresentação de trabalho. É legal também criar uma identidade visual para o trabalho, escolhendo algumas cores para os slides, tipos de fonte, cabeçalho, entre outros aspectos gráficos, que vão tornar a apresentação profissional.

Use também tópicos para organizar os temas que serão tratados e negrito para destacar palavras importantes.

É claro que você pode (e deve) colocar o texto nos slides, mas ele deve servir para resumir o que será falado na apresentação de trabalho. 

2. Monte o roteiro

Muitos alunos ficam confusos na hora de apresentar o trabalho na faculdade, porque não organizam o que precisa ser dito. Aí não sabem por onde começar, o que gera nervosismo e atrapalha os pensamentos. 

Nessa hora, o melhor recurso é o roteiro. Então, ao se planejar para a apresentação, pesquise a fundo o tema e selecione os principais conceitos. Veja qual é o tempo que você terá na apresentação para saber quantos minutos serão dedicados para cada tópico. 

O ideal é se organizar, pensando no começo, meio e fim da apresentação. Assim, você faz a introdução, dando uma ideia geral do que será falado, na sequência desenvolve os principais assuntos e, ao final, faz um fechamento, ou seja, conclui, o que foi apresentado.

3. Use o storytelling ou técnicas de interação

Para tornar sua apresentação mais atrativa, você pode se valer do recurso do storytelling, ou seja, você conta uma história, descrevendo a trajetória de um personagem e os desafios enfrentados por ele. Nessa narrativa, você pode explicar o assunto do trabalho de uma forma leve e que prende a atenção do público.

Outra maneira é se valer de técnicas de interação, propondo perguntas para a turma no meio da apresentação.

4. Revise o trabalho

Depois de escrever o roteiro, é fundamental revisar todos os slides para verificar se não há erros de digitação ou de português. Cheque também se todos os tópicos foram incluídos no trabalho.

5. Estude e treine a apresentação

Depois de montar seu trabalho, o recomendado é estudar e treinar a apresentação em casa. Se  atividade for em grupo, verifique quem ficará com cada tópico para que um não atropele o outro na hora de falar para a turma.

Mas fuja do esquema de cada pessoa falar somente uma frase: é importante que cada integrante desenvolva o assunto para que o professor possa avaliar o desempenho de vocês e para que a apresentação não fique monótona.

Aproveite e grave o ensaio da apresentação para que você possa assistir depois e saber quanto tempo levou para passar todos os slides, se há pontos que estão confusos de explicar, além de analisar se é preciso fazer alguma alteração no roteiro.

Uma dica interessante é pedir para um familiar ou amigo (que não faça parte do trabalho) para assistir à apresentação. Assim, você recebe feedbacks e sabe o que precisa ser modificado ou melhorado.

Quando você se planeja e se organiza para a apresentação de trabalho acadêmico, chega mais tranquilo na sala de aula e consegue ter um ótimo desempenho. Afinal, você estudou o assunto, estruturou em forma de roteiro e ainda treinou a forma de apresentar.

Desse modo, mostra que domina o tema e ainda fica preparado para possíveis questionamentos do professor e dos colegas.

Gostou do texto? Então, compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e deixe qeu masi pessoas tenham acesso a essas informações!

Perguntas frequentes

  1. Que palavras usar para iniciar uma apresentação?

    É importante cumprimentar o público e fazer um resumo do que será falado, de uma maneira que prenda a atenção das pessoas.

  2. O que falar na apresentação de trabalho?

    Você deve dividir o seu trabalho em introdução (visão geral do que será apresentado), desenvolvimento (explicação dos principais tópicos) e conclusão (fechamento das ideias ou propondo algum tópico para reflexão).

  3. O que se coloca na apresentação de trabalho?

    É preciso abordar os principais conceitos do tema que será apresentado, buscando explicar cada um de uma forma didática e objetiva. Mas é fundamental se valer de recursos visuais nos slides, como gráficos, tabelas ou imagens para atrair o olhar do público.

  4. Quais são as formas de apresentação?

    Uso de slides (priorizando os recursos visuais), de storytelling (contando uma história) ou priorizando a interação com o público (com perguntas ou jogos para desenvolver os conceitos). 

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade