Dicas essenciais para entender como fazer uma conclusão

Neste artigo, listamos 10 dicas essenciais de como fazer uma conclusão para você desenvolver habilidades profissionais e se destacar no trabalho. Confira!

Você sabe como fazer uma conclusão? Caso contrário, lembre-se: sua introdução e conclusão são as partes principais de sua redação.  

As conclusões devem encerrar o tópico e deixar uma forte impressão na mente dos leitores. Afinal, este é o seu momento final para comprovar sua ideia. 

As conclusões estão no final de quase todas as formas de escrita, sendo recursos essenciais para finalizar um texto. 

Um bom parágrafo de conclusão pode mudar a mente de um leitor quando ele chega ao final do seu trabalho, e saber escrever uma conclusão completa e envolvente pode tornar sua escrita mais impactante. 

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas principais para você fazer uma conclusão perfeita. Boa leitura! 

O que é uma conclusão?

Uma conclusão é a parte final da escrita em um trabalho de pesquisa, ensaio ou artigo que resume todo o trabalho.  

O parágrafo de conclusão deve reafirmar sua tese, resumir as principais ideias de apoio que você discutiu ao longo do trabalho e oferecer sua impressão final sobre a ideia central.  

Esse resumo final também deve conter a moral de sua história ou a revelação de uma verdade mais profunda.  

Uma boa conclusão encerrará seus pensamentos finais e pontos principais, combinando todas as informações pertinentes com um apelo emocional para uma declaração final que ressoe para seus leitores. 

Qual é o propósito de uma conclusão?

O objetivo de um parágrafo de conclusão é encerrar sua escrita e reforçar a ideia principal que você apresentou no corpo de seu artigo.  

A estrutura da conclusão é um dos elementos-chave da redação acadêmica (por exemplo, ensaios pessoais ou ensaios argumentativos).  

Uma conclusão se liga à declaração de tese inicial apresentada no parágrafo de abertura, juntamente com pontos de apoio e uma impressão final que dá ao leitor um fechamento.  

Uma conclusão bem escrita transmite claramente a mensagem do escritor para levar para casa. Uma conclusão forte pode fornecer ao leitor uma perspectiva diferente ou lançar uma nova visão sobre uma ideia antiga. 

Como escrever uma conclusão

Aqui estão algumas dicas importantes para escrever conclusões mais fortes que deixem uma impressão duradoura: 

Inclua uma frase de tópico

As conclusões devem sempre começar com um tópico frasal. Reafirmar a tese de seu parágrafo introdutório na primeira frase de sua conclusão é uma maneira eficaz de lembrar o leitor do argumento principal. 

Use seu parágrafo introdutório como um guia

Ao escrever sua conclusão, mantenha uma cópia do seu parágrafo introdutório à mão como referência. Sua conclusão deve reforçar e abordar os pontos que você fez em sua introdução.  

Um parágrafo de conclusão deve apresentar a declaração de tese de sua introdução e pontos de apoio, juntamente com seu apelo emocional e impressão final.  

Use a introdução como referência ao escrever sua conclusão, mas evite reescrevê-la usando palavras diferentes. 

Resuma as ideias principais

Conclusões eficazes reafirmarão as informações mais relevantes para resumir o ponto principal do artigo.  

Ensaios acadêmicos e trabalhos de pesquisa podem ser longos, por isso é essencial incluir um breve resumo de todos os seus argumentos de apoio em seu parágrafo de conclusão para garantir que o leitor esteja atualizado.  

No entanto, sua conclusão deve apresentar apenas as principais evidências e pesquisas introduzidas nos parágrafos do corpo do seu trabalho.  

Evite usar sua conclusão para introduzir novas informações, pesquisas futuras ou novas ideias, pois isso pode confundir o leitor. 

Apele para as emoções do leitor

Uma boa conclusão usará linguagem emocional ou sensorial para criar uma imagem poderosa e duradoura na mente do leitor.  

Usar um apelo emocional também é uma ótima maneira de reforçar seus pontos centrais.

Inclua uma frase de encerramento

Sua frase de conclusão deve encerrar todo o seu trabalho com uma síntese de postos-chave.  

Escreva seu ponto final de forma clara e sucinta, proporcionando um fechamento para o leitor, deixando-o com uma forte impressão de seu significado dentro de um contexto mais amplo. 

Reafirme a ideia principal

Qual é a ideia central da sua tese? Esse é um lugar seguro para começar sua conclusão. Afinal, você dirigiu todas as outras seções de seu ensaio para apoiar sua tese.  

Para iniciar seu parágrafo de conclusão, sinta-se à vontade para reiterar sua ideia principal. Tente torná-lo chamativo, no entanto, você não quer reafirmá-lo literalmente muitas vezes para não se tornar algo maçante. 

Em vez disso, relaxe um pouco enquanto se prepara para lembrar aos leitores por que eles estariam bem servidos para adotar sua posição sobre o assunto ou seguir sua recomendação. 

Resuma 3 pontos principais

Essa quantidade é uma boa referência para o seu resumo geral . Você não precisa reafirmar todos os argumentos que fez, apenas os 3 que você acredita serem os mais marcantes.  

Tal como acontece com a sua ideia principal, não seja sem graça. Evite simplesmente repetir 3 pontos. Em vez disso, mostre aos seus leitores como esses pontos tornaram seu argumento mais forte. 

Junte-os em uma força especial, adicionando peso à sua ideia principal. Às vezes, uma ideia não bate em casa.  

Mas, quando 3 argumentos convincentes se juntam, é difícil não dar algum tipo de credibilidade ao seu argumento. 

Termine com uma frase impactante

Deixa o leitor satisfeito, mas também querendo mais. Para o seu parágrafo ou linha de encerramento, termine com uma ideia interessante e instigante.  

Faça uma pergunta retórica ou indique uma citação marcante de sua pesquisa. Às vezes, boas citações funcionam como ilustrações, dizendo o que queremos dizer com um pouco mais de glamour ou brio. 

Outra maneira de adicionar algum “alimento para reflexão” à sua conclusão é vincular sua ideia principal a um cenário mais amplo.  

Talvez seu artigo tenha examinado alguma obra importante, ao trazer seus 3 tópicos principais, considere as implicações mais amplas para o conteúdo, não apenas para a literatura, mas para os conceitos que ainda estão por vir. 

A linha de fechamento em seu parágrafo final é aquela que requer capricho extra. É, literalmente, sua última chance de fazer o leitor se encantar.  

Uma coisa que você nunca deve fazer em sua conclusão é introduzir novas informações.  

Isso só vai confundir o leitor e tirar as características importantes de uma conclusão: a reafirmação de sua ideia principal, seu resumo de 3 pontos principais e uma linha final épica. 

Agora que você já sabe como fazer uma conclusão, aproveite para ler nossos outros conteúdos exclusivos agora mesmo! 

ebook cronograma de estudos 2 | como fazer uma conclusão

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade