Não sabe o que fazer nas férias? Siga nossas 12 dicas e aproveite ao máximo esse tempo!

O período de férias é o momento em que o estudante se concentra em descansar, se divertir e planejar o próximo ciclo. A seguir, conheça 12 dicas do que fazer durante este recesso!

Depois de um ano inteiro de compromissos na faculdade, entre aulas, provas e apresentação de trabalhos, ter um descanso é mais do que merecido. É aí que começam as dúvidas sobre o que fazer nas férias para aproveitar ao máximo os dias de folga. 

Tudo vai depender se você é alguém que prefere viajar, sair para badalar ou curtir a família,  já que passa tanto tempo fora de casa. O importante é se desligar para recarregar as baterias e voltar com energia total no próximo semestre. 

Quer saber o que fazer nas férias e ter história para contar quando reencontrar a turma? Então continue com a gente neste post e veja 12 dicas de como desfrutar desse período de sossego!

Qual a importância de aproveitar as férias ao máximo?

O cérebro humano tem uma capacidade incrível de aprendizado e absorção do conhecimento. Porém, depois de um longo período de estudo é importante dar uma pausa, pensando na saúde, bem-estar e equilíbrio emocional

As férias escolares são um momento para relaxar, descansar e fazer coisas realmente prazerosas, enquanto o corpo e a mente se preparam para o período seguinte.

CAMP 2023 HOME GRAD UNINASSAU 2 | o que fazer nas férias

O que fazer nas férias? Veja nossas 12 dicas

As férias de fim de ano são essenciais para se dedicar a outros aspectos na vida que não seja a formação acadêmica. É preciso tirar esse momento para se divertir, estar com a família e amigos, viajar, colocar a leitura em dia ou apenas recuperar o sono

Como são dias que passam na velocidade da luz, é normal ficar em dúvida sobre o que fazer nas férias. Por isso, fizemos uma lista com ideias para ajudar você a decidir como preencher esse tempo. Confira!

1. Viaje com a família ou amigos

Segundo o poeta Mario Quintana, “viajar é trocar a roupa da alma” e fazer isso com a família e os amigos é ainda mais especial. Planejar uma viagem nas férias da faculdade pode encher a memória de boas lembranças.

Muitos lugares no Brasil e em outros países oferecem opções de lazer, cultura e entretenimento, seja na cidade ou no interior, no mar ou na montanha. O fato é que enquanto estiver viajando há muito para compartilhar com quem estiver ao seu lado.

2. Pratique algum esporte

Não importa se você trabalha e estuda ou apenas se dedica à faculdade, as atividades físicas sempre ficarão em segundo plano. O tempo é curto e embora seja muito importante, nem sempre é possível se exercitar para manter a saúde física. 

A prática de um esporte, além de melhorar o condicionamento e preparar o corpo para mais um período, pode ser um momento de conexão interior. Como no ditado “corpo são, mente sã” vale pensar em algo que você goste e, ao mesmo tempo, dar uma restaurada no físico.

3. Comece um novo hobby

Você pode aproveitar os dias de férias para começar algo novo que seja possível dar continuidade mesmo estudando. Podem ser aulas de dança no fim de semana, desenvolver o hábito da leitura ou até mesmo entrar em um curso rápido de culinária para aprender a fazer suas receitas preferidas.

4. Saia para acampar

Se você é do tipo que gosta de campo, trilhas, cachoeiras e natureza, nada melhor do que uns dias off para se desconectar e descansar a mente. O acampamento é uma excelente oportunidade de respirar ar puro, refletir sobre a vida e fazer planos de médio e longo prazo.

5. Vá ao cinema e ao teatro

Muitas produções cinematográficas e peças teatrais são lançados estrategicamente no período de férias, pensando no sucesso das bilheterias. Vale conferir o talento dos artistas favoritos e ficar por dentro do que acontece no mundo de entretenimento cultural.

6. Coloque a leitura em dia

A faculdade exige leituras técnicas, sobre assuntos específicos do curso e das disciplinas em andamento. Com isso, as férias podem ser usadas para colocar a leitura daquele autor preferido em dia, fugindo de temas mais complexos.

7. Realize algum trabalho voluntário

O voluntariado é bom para quem recebe, mas melhor ainda para quem pratica, uma vez que desenvolve a capacidade de empatia. É uma atividade em que, instintivamente, você vai desenvolver soft skills importantes no mundo corporativo.

8. Conheça os pontos turísticos de sua cidade

Quantas vezes você já passou por alguns lugares na sua cidade e não teve condições de parar e observar com os olhos de turista. Aproveite o tempo ocioso para dar uma volta e conferir monumentos e prédios de construções antigas cheias de histórias.

9. Frequente praias ou piscinas

Falamos do camping e das cachoeiras, mas você pode também se refrescar nas piscinas, praias e lagoas, já que o fim de ano costuma ser quente e ensolarado, apesar de chover em alguns momentos. Convide uns amigos, planeje um churrasco, aproveitando para colocar a conversa e o bronze em dia.

10. Estude um novo idioma

Falar uma nova língua é importante para a vida pessoal e profissional, já que as grandes empresas fazem negócios no exterior. Além de ser divertido e de poder viajar para outro país, uma segunda língua abre portas no mercado de trabalho. 

11. Coloque suas séries em dia

Os streamings estão repletos de séries com gêneros para todos os gostos e muitas delas com novas temporadas. Se você não sabe o que fazer nas férias ou não tem nada programado, por que não maratonar aquela série preferida e não perder as rodas de conversas na volta do semestre.

12. Não deixe os estudos completamente de lado

Se durante o ano você enfrentou dificuldades em alguma matéria, os dias de férias podem ser também para um reforço. Você não precisa comprometer todo o período de férias, mas reservar espaço para repassar um assunto, refazer cálculos ou criar um grupo de estudos com seus colegas. 

Com essas dicas você não precisa mais ficar sem saber o que fazer nas férias e, inclusive, com antecedência é possível incluir mais de uma das atividades no planejamento. Agora é pensar nos prós e contras, começar a desacelerar e aproveitar ao máximo os dias de recesso. 

Se você gostou deste post, aproveite para compartilhar nas suas redes sociais e permitir que seus colegas também tenham ideias de diversão nas férias escolares!



Perguntas Frequentes

  1. Quanto tempo duram as férias?

    De modo geral, as faculdades param por 30 dias entre um ano letivo e outro, podendo variar de acordo com o calendário acadêmico. 

  2. Como montar um cronograma para as férias?

    O primeiro passo é definir o que você deseja fazer nos dias de pausa, levando em conta seu orçamento e atividade preferida. Depois, cuide dos detalhes referentes ao programa. Se for viajar, por exemplo, lembre-se de comprar as passagens e fazer as reservas com antecedência.

  3. Quantas férias os estudantes têm no ano?

    As férias, de um modo geral, são os 30 dias concedidos após o ano letivo. Porém, geralmente há um recesso que pode chegar a 14 dias, dependendo do calendário.

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade