Por que é tão difícil parar, se sentar e ler um livro? Se você fica com esse questionamento, saiba que não está sozinho, pois o hábito de leitura não costuma fazer parte do dia a dia de muitas pessoas.
Mas é preciso mudar essa história, afinal ter o costume de ler só vai trazer benefícios para sua vida pessoal e profissional.
Os livros acabam disputando espaço com a internet e redes sociais, mas é possível dedicar uma parte do seu tempo à leitura e, o melhor, ter prazer em realizar essa atividade.
E aí? Está curioso para saber como criar o hábito de leitura? Vem com a gente e anote 5 dicas!
Por que desenvolver o hábito de leitura?
Ao adquirir o costume de ler, você tem ganhos para sua saúde mental, visto que a leitura funciona como um exercício para o cérebro. A atividade estimula a imaginação, concentração e colabora para o aprendizado.
Dessa forma, é importante criar o hábito de leitura e ter mais facilidade com os estudos, seja na hora de entender o conteúdo, seja na hora de escrever.
Então, se você está na faculdade, ao começar a ler mais, terá mais facilidade para acompanhar as aulas e estudar para as provas.
Quais são os benefícios da leitura?
Com os livros, você pode fazer uma viagem, sendo transportado pelas palavras, a um outro universo. É, portanto, uma experiência que pode unir aprendizado e entretenimento, e que contribui para o seu desenvolvimento pessoal.
Assim, ao incorporar o hábito de leitura em seu dia a dia, você tem uma série de benefícios, como:
- estímulo da concentração e memorização;
- mais facilidade para interpretação de textos;
- ampliação do vocabulário;
- melhora da escrita, aprendendo como escrever as palavras corretamente e a fazer uso adequado das regras gramaticais;
- aumento do seu repertório cultural;
- contato com diferentes gêneros textuais;
- desenvolvimento do senso crítico;
- estímulo da criatividade, ao imaginar cenários, personagens e objetos de uma história;
- ajuda a prevenir doenças, como o Alzheimer.
Como os hábitos se formam?
Como você sabe, os hábitos podem ser positivos e negativos, ou seja, podem estar relacionados a ter uma alimentação mais saudável como também a ranger os dentes. Contudo, independentemente de ser um costume bom ou ruim na nossa vida, nós o adquirimos quando temos uma recompensa.
Ao se alimentar bem você terá mais disposição, por exemplo e, no caso de ranger os dentes, pode ter começado esse hábito como uma forma de aliviar a ansiedade (mesmo que isso resulte em problemas depois).
Em relação ao hábito de leitura, você sabe que é uma ação positiva. Por isso, para que seja estimulada, você deve começar com livros que conquistem seu interesse e possam te entreter. É preciso também modificar a ideia de que ler está associado a algo ruim ou obrigação.
Afinal, como tornar a leitura um hábito? Veja 5 dicas!
Quer incorporar a leitura em seu cotidiano? Confira as 5 dicas a seguir!
1. Comece com poucas páginas por dia
Muita gente acha que vai conquistar o hábito de leitura da noite para o dia. Mas não é bem assim: se você não tem o costume de ler, deve começar devagar.
Então, tente ler algumas páginas por dia sem ficar se cobrando de estar lendo pouco. E nesse primeiro passo, o ideal é escolher livros com uma linguagem mais simples para que você seja encorajado a ler.
2. Escolha um gênero literário que mais lhe agrade
Além de uma linguagem mais simples, escolha um gênero literário que você goste, como romance, suspense ou ficção científica. É uma maneira de ter um estímulo a mais para que o título prenda sua atenção.
3. Crie metas de leitura
Você começa ler algumas páginas por dia e, aos poucos, vai aumentando, podendo chegar a ler um ou dois capítulos diariamente. E que tal aproveitar esse novo hábito para se propor um desafio?
Isso mesmo! Você pode criar metas de leitura, como ler um determinado número de páginas ou capítulos por dia. Essa é uma forma de tornar a atividade ainda mais prazerosa, pois você se sentirá bem ao cumprir o desafio.
4. Defina um horário para o novo hábito
Muita gente fala que não consegue ler por falta de tempo, já que a rotina é bem corrida. Então, a solução é estabelecer um horário em seu dia a dia para a leitura.
No começo pode parecer um compromisso, mas, com o tempo, você vai perceber como é uma experiência prazerosa, ficando fácil realizar a atividade diariamente.
Apesar de definir um horário, uma dica legal é ter sempre um livro com você. Sabe aquele momento em que estamos esperando o ônibus ou na sala de espera para a consulta médica? Pois bem, você pode aproveitar esses intervalos para exercitar seu hábito de leitura.
5. Compartilhe as leituras
Quando assistimos a um filme ou série, é bem gostoso conversar sobre a história com os amigos, né? Falar sobre sua opinião, momentos marcantes, o que achou do final, entre outros detalhes.
Você sabia que, com a leitura, dá para fazer exatamente a mesma coisa? Dessa forma, escolha um livro e compartilhe com seus colegas. Com isso, vocês podem falar sobre as impressões que tiveram, o que acharam da escrita, entre outros pontos.
Aliás, peça indicações aos seus amigos dos melhores livros para ler e já faça sua lista de leitura para os próximos meses.
Viu só como dá para incorporar o hábito de leitura em sua rotina? Começando devagar, com poucas páginas por dia e com livros que combinem com seu perfil, aos poucos, você passa a gostar dessa atividade e nunca mais vai deixar de ler!
E aí, curtiu o post? Então, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essas dicas e possam exercitar seu hábito de leitura!
Outras dúvidas sobre hábitos leitura que podem te ajudar:
Qual o objetivo da leitura?
Com a leitura, as pessoas podem aprender, se informar, conhecer novas histórias e pontos de vista e ainda se entreter.
Qual a importância da leitura e da escrita na vida das pessoas?
Além de aprender, você pode conhecer novas histórias e ser transportado para lugares diferentes, o que aumenta seu repertório cultural e estimula sua imaginação.
Qual a importância da leitura para os alunos?
A leitura ajuda na concentração, interpretação de texto e senso crítico, sendo uma aliada para que os alunos tenham foco nos estudos, consigam absorver e entender melhor os conteúdos e ainda possam questionar os assuntos.
Como a leitura contribui para o cérebro?
A leitura pode ser considerada uma “ginástica” para o cérebro, pois estimula as conexões neurais, melhorando a atenção e memorização, além de estimular a imaginação. Assim, pode ajudar a prevenir doenças, como o Alzheimer.