O que fazer depois do ensino médio? Descubra caminhos possíveis!  

Preparamos algumas alternativas para te ajudar a decidir o que fazer depois do ensino médio. Confira!

Caso você tenha concluído os estudos recentemente, talvez você esteja se perguntando: o que fazer depois do ensino médio? 

Essa dúvida pode ser muito comum para os estudantes que encerraram esse ciclo, pois agora estão livres para seguir outros caminhos. 

Porém, você não precisa se preocupar nem alimentar muitas incertezas, pois preparamos esse conteúdo para você conhecer as diversas possibilidades e fazer a sua escolha com convicção. Boa leitura! 

O que fazer depois de concluir o ensino médio? 5 opções para você se orientar! 

A seguir, trouxemos 5 opções para exemplificar as possibilidades que você pode seguir, mediante os seus objetivos. Vamos lá! 

1. Estudar para concurso público

A carreira no serviço público é bastante promissora, devido às várias oportunidades voltadas para pessoas que concluíram apenas o ensino médio. 

Aliás, muitos editais disponibilizam muitas vagas para os concluintes do ensino médio, além de oportunidades para quem já tem o superior completo. 

Por isso, apostar em um concurso público é uma alternativa que pode te conduzir diretamente para o mercado de trabalho e atuação como funcionário público. 

2. Procurar emprego

Existem muitos estudantes que buscam, por meio do emprego em empresas privadas, arcar com os custos e a mensalidade da própria faculdade. 

Essa é uma realidade que permite aos estudantes trabalhar e estudar ao mesmo tempo, a fim de conciliar ambas as ocupações. 

3. Ingressar em Intercâmbios

Ao se perguntar o que fazer depois do ensino médio, o intercâmbio pode se tornar uma resposta a se considerar. Afinal, essa é uma oportunidade que permite aos estudantes vivenciarem experiências e estudar em outros países. 

Além disso, também é uma ótima forma de enriquecer o currículo para concorrer a melhores oportunidades no mercado de trabalho. 

Isso porque a experiência em intercâmbio é um diferencial que agrega muito aprendizado em nível cultural e de ensino.  

É importante ressaltar que essa alternativa exige um alto investimento, portanto, essa opção deve ser planejada com mais rigor.  

4. Estudar em Curso Técnico

O curso técnico é uma das opções do que fazer depois do ensino médio. Essa formação auxilia os estudantes a ingressarem mais rápido no mercado de trabalho. 

A maioria desses cursos têm uma carga horária menor quando comparada a graduação, pois se enquadra no período de dois anos, divididos em 4 semestres letivos. 

Além disso, por ter um viés mais prático e voltado para desenvolvimento profissional em menor tempo, os estudantes conseguem adquirir muitas habilidades técnicas relacionadas a área do curso. 

5. Matricular-se na Graduação

Matricular-se em uma graduação — seja ela à distância ou presencial — é a alternativa inicial para os estudantes ingressarem no nível superior e no ambiente acadêmico. 

Muitos alunos, antes mesmo de concluir o ensino médio, já começam a se preparar para essa realidade por meio do Enem e do vestibular realizado nas instituições de ensino superior. 

Além disso, vale destacar que alguns estudantes já sabem o que querem cursar no ensino superior, por isso, costumam se preparar com antecedência. 

Como saber qual curso escolher?

Os estudantes que têm dúvidas sobre qual curso escolher na graduação podem se sentir inseguros nessa nova fase da vida. 

No entanto, é possível tomar a decisão considerando algumas dicas básicas, com foco nos seus objetivos e no que você realmente gosta de estudar. 

Listamos, a seguir, algumas dicas para te ajudar a escolher o curso que você pode fazer depois do ensino médio. Confira: 

  • Considere os temas que você gosta de estudar; 
  • Defina se você prefere humanas ou exatas; 
  • Leia atentamente a grade curricular do curso; 
  • Considere os seus objetivos específicos
  • Imagine você atuando na área daqui a 5 anos; 
  • Busque alinhar o curso com seus objetivos profissionais. 

Além dessas dicas, converse com seus amigos e troquem ideias juntos sobre cursos ou áreas que vocês gostariam de estudar. 

Isso pode ajudar você a tomar sua decisão e escolher o curso dos seus sonhos!  

O que fazer depois do ensino médio pode ser algo desafiador para muitos estudantes. Portanto, considere nossas dicas na hora de tomar sua decisão, facilitando para que você faça a escolha certa!  

Gostou desse conteúdo? Aproveite para ler nosso artigo sobre teste vocacional e se inspirar mais ainda! 

Perguntas frequentes 

  1. Quem terminou o ensino médio, pode fazer intercambio? 

    Sim. Inclusive, é uma das alternativas que muitos estudantes buscam para aperfeiçoar os estudos em inglês ou outros idiomas. Nesse caso, é essencial ter condições financeiras e um planejamento adequado para arcar com os custos da viagem.

  2. Quem já concluiu o ensino médio, pode fazer de novo? 

    Não. Tendo em vista que essa é uma etapa concluída, os estudantes podem fazer o ensino médio apenas uma vez. A próxima fase, então, consiste no ensino superior (graduação e pós-graduação). 

  3. É obrigatório diploma de ensino médio para ingressar na faculdade?  

    Sim. Como é uma fase posterior ao ensino médio, todas as instituições de ensino superior exigem que o aluno tenha concluído essa etapa, como requisito parcial para matricular-se na faculdade.  

  4. O que substitui o certificado de conclusão do Ensino Médio?  

    Para fins de comprovação, a declaração de conclusão e o histórico escolar emitidos pela instituição de ensino têm a mesma validade. Dessa forma, ambas se complementam e comprovam a conclusão do ensino médio. 

  5. Como fazer o 3º ano do Ensino Médio rápido? 

    O Supletivo e o Encceja são alternativas de estudo para os estudantes que desejam concluir o ensino médio com mais rapidez. Dessa forma, cabe ao estudante considerar os requisitos exigidos em cada modalidade. 

  6. É possível comprar o diploma do ensino médio? 

    Não. Essa prática é considerada crime, previsto no Art. 297 do Código Penal, que trata da falsificação de documento público. Nesse caso, a pena consiste em reclusão de 2 a 6 anos e multa. 

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade