Como terminar o ensino médio? descubra as opções para concluir rapidamente! 

Saber como terminar o ensino médio é importante para que você possa dar início a outras etapas da sua vida. Confira mais detalhes sobre o assunto!

Caso alguém te pergunte se você sabe como terminar o ensino médio, talvez você responda que basta seguir o ano letivo normalmente. Isso está absolutamente certo!

Mas, e se você estiver com pressa? Sabia que existem outras alternativas diferentes desse modelo mais tradicional? 

Todos esses questionamentos têm o propósito de despertar você para as possibilidades de concluir o seu ensino médio rapidamente. 

Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas essenciais para você entender melhor esse assunto. Boa leitura! 

Como terminar o ensino médio?

As alternativas para terminar o ensino médio são abrangentes e contam com várias modalidades, com benefícios específicos. 

Para entender como terminar o ensino médio, dividimos por tópicos as principais opções. Confira: 

Ensino regular

O ensino regular é a modalidade que se enquadra nas diretrizes normais que o MEC estipula para a formação dos alunos do ensino fundamental e médio. 

Dessa forma, os níveis da educação escolar são compatíveis com a faixa etária determinada pelas instituições de ensino. 

EJA

O EJA consiste na Educação para Jovens Adultos, sendo um programa de maior abrangência nas escolas públicas, e que tem uma carga horária reduzida. 

Apesar da redução nas horas/aulas, os requisitos e deveres dos estudantes são bastante parecidos com as exigências do ensino regular. 

Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens Adultos (Encceja) é uma prova que permite concluir o ensino fundamental e médio. 

Essa é uma das maneiras mais rápidas para finalizar os estudos, principalmente se o estudante deseja concluir o ensino médio para se dedicar ao Enem e Vestibular das instituições de ensino superior. 

Telecurso

Em parceria com organizações governamentais e a Fundação Roberto Marinho, o Telecurso é um formato EAD com vídeo-aulas sobre os conteúdos. 

Apesar da praticidade, é importante ressaltar que, para concluir o ensino médio por meio dessa alternativa, o estudante precisa estar vinculado a metodologia telessala, com supervisão de um tutor responsável por avaliar o aluno. 

Supletivo

O supletivo é um preparatório para que os estudantes realizem o provão EJA, exame de nível estadual que permite a conclusão do ensino médio. 

Além disso, os cursos supletivos são disponibilizados no modelo presencial e online, permitindo que os alunos também estudem à distância. 

Como terminar o ensino médio online?

Para quem quer saber como terminar o ensino médio online, uma das melhores opções é por meio do Supletivo à distância. 

De modo geral, esse ensino a distância pode ser feito de duas maneiras: pela internet ou por correspondência. 

Em ambos os casos, as provas são realizadas presencialmente, onde o aluno deverá se deslocar em algum polo ou instituição de ensino. 

Mediante a aprovação nessa prova, os estudantes recebem um certificado que comprova a conclusão do ensino médio. 

Muitas instituições também exigem que os alunos sejam avaliados ao longo dos semestres, podendo variar por bimestre ou trimestre. 

Existe também um rigor para que os estudantes realmente absorvam os conteúdos ministrados. Isso porque a prova reúne todos os conhecimentos que o estudante normalmente teria ao longo do ensino regular. 

Portanto, o estudante precisa se preparar a fim de alcançar a pontuação necessária para concluir o ensino médio dessa forma.  

Quem pode fazer o supletivo a distância? 

Vale destacar que essa é uma opção restrita para estudantes que não conseguiram concluir os estudos na idade prevista. 

Aliás, é essencial entender os requisitos exigidos conforme o padrão do Ministério da Educação (MEC).  

Ou seja, a idade mínima para cursar um supletivo do ensino fundamental, por exemplo, é de 15 anos, incluindo o período da 5º até a 8ª série (6º ao 8º ano conforme atualização do MEC).  

Já para o ingresso no supletivo do Ensino Médio, a idade mínima para realização da prova é de 18 anos. 

O que fazer depois de concluir o ensino médio? 

Geralmente, é normal surgirem incertezas sobre o que o estudante deve fazer ao concluir o ensino médio. 

Após essa etapa, os alunos se deparam com uma transição muito importante: o fim da adolescência para o início da vida adulta. 

Mais responsabilidades e escolhas coerentes precisam fazer parte dessa nova realidade para projeção futura e desenvolvimento de uma carreira de sucesso. 

Uma das possibilidades mais comuns é a preparação para o Enem e a entrada do estudante de nível médio para o ensino superior, ou até mesmo ingressando no mercado de trabalho, conquistando seu primeiro emprego.

Agora, uma nova fase de estudos pode começar promovendo novas oportunidades e agregando mais conhecimento para esses jovens estudantes. 

Dessa forma, a graduação é uma alternativa primordial que todo estudante, ao terminar o ensino médio, deve considerar. Isso irá contribuir positivamente para expandir os seus conhecimentos e garantir a evolução profissional. 

Agora que você já sabe como terminar o ensino médio, provavelmente está pronto para desenvolver mais conhecimentos relacionados a sua carreira!  

Aproveite, então, para ler nosso conteúdo sobre teste vocacional e descobrir para qual área você tem mais aptidão. 

Perguntas frequentes

  1. Com quantos anos se conclui o ensino médio?

    Considerando as Diretrizes e Bases da Educação da Lei nº 9.394 /96, a idade mínima para o estudante concluir o ensino médio é 18 anos. No entanto, a idade máxima pode variar conforme questões pessoais.

  2. Como saber se terminei o ensino médio? 

    A escola fica responsável pela emissão de todos os documentos que confirmam a conclusão do ensino médio. Por isso, é possível saber por meio do certificado de conclusão de curso e histórico escolar. 

  3. Como se chama quem terminou o ensino médio? 

    A nomenclatura é associada ao mesmo termo (ensino médio), tendo como referência direta “ensino médio concluído”. No ensino superior, os títulos tornam-se mais específicos: Graduado, Mestre e Doutor. 

  4. Pode fazer faculdade sem terminar o ensino médio? 

    Não, pois a conclusão do ensino médio é o requisito principal para matricular-se nas instituições de ensino superior. Dessa forma, é exigido que os estudantes terminem o ensino médio para ingressarem nas universidades. 

  5. Tem como fazer uma prova para terminar o ensino médio? 

    Sim. Muitos estudantes optam pelo Supletivo, que consiste numa prova submetida ao estudante para conclusão do ensino médio. Para isso, é essencial que o aluno se prepare para responder todas as questões envolvidas.  

  6. Em quanto tempo posso concluir o ensino médio a distância? 

    O tempo é reduzido para o período de 6 meses. Assim, o estudante consegue se preparar de forma remota, desenvolver os conhecimentos exigidos em menor tempo e se preparar para a prova final. 

  7. Qual a forma mais rápida de terminar o ensino médio?  

    O Supletivo e o Encceja são as modalidades mais rápidas para os estudantes concluírem o ensino médio, variando no período entre 6 meses e 1 ano.  

  8. É possível concluir o ensino médio com 15 anos? 

    Sim. Porém, por se tornar mais difícil pelo ensino regular, que estabelece datas específicas para cada período, o estudante pode optar pelo Encceja e concluir o ensino médio com 15 anos. 

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade