É possível tirar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio pela internet? Confira!

O Certificado de Conclusão do Ensino Médio pode ser emitido pela internet de forma simples e rápida. Confira como fazer, a seguir!

O Certificado de Conclusão nem sempre está à mão quando se precisa dele. Na maioria das vezes, o aluno nem reside mais na mesma cidade onde concluiu os estudos, ou até mesmo não fez por meios tradicionais. Mas isso não precisa ser um impeditivo para sua retirada, caso necessário. 

É possível solicitar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio pela internet de forma rápida — a depender do estado — e usar como ingresso na faculdade, candidatura de bolsas e programas de financiamento, ou até mesmo apresentar na empresa para não perder a tão sonhada vaga. 

Portanto, continue a leitura e saiba como garantir o seu documento de forma válida.

O que é Certificado de Conclusão do Ensino Médio?

Certificado de Conclusão do Ensino Médio é um documento emitido pela escola ou instituição federal ao qual comprova que o aluno concluiu sua segunda etapa de ensino.

Este documento é importante para comprovar a situação escolar a fim de ingressar no ensino superior ou até mesmo em uma empresa que solicite essa confirmação. 

Como posso obter o Certificado de Conclusão?

Como vimos, o documento do Ensino Médio é disponibilizado somente para quem, de fato, concluiu todas as etapas de educação. Mas se você está pensando em entrar na faculdade,  ainda não finalizou seus estudos, vai precisar desta conclusão.

Confira agora quais são as formas de você completar essa fase. 

Ensino tradicional

O método mais conhecido para adquirir o Certificado de Conclusão do Ensino Médio é com o ensino tradicional, frequentando diariamente os três anos finais de estudo em uma escola presencial ou homeschooling.

Dessa forma, após atingir as médias escolares, ao final do terceiro ano, o aluno terá concluído seus estudos e poderá seguir as próximas etapas, como ensino superior, especialização, mestrado e doutorado. 

Enem

Se você está planejando ingressar na faculdade já no próximo ano, mas ainda não finalizou o ciclo de estudos, seja ele fundamental ou médio, pode concluir esse período usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Para isso, basta que informe durante a inscrição que deseja usar a prova para conclusão do Ensino Médio, porém é preciso ter mais de 18 anos no ato da inscrição. Também é necessário comunicar qual escola vai emitir o certificado. 

Porém, para que o Certificado de Conclusão seja emitido é necessário atingir, ao menos, 450 pontos em cada uma das provas disponíveis e 500 pontos na redação.

Ao concluir o Ensino Médio por meio da Nota do ENEM, seu certificado terá emissão da Secretaria de Estado de Educação ou Institutos Federais de Educação.

Importante verificar na hora da escolha, a fim de conhecer os procedimentos para retirada de cada um deles. No site do INEP você pode fazer essa consulta. 

Essa modalidade está disponível aos alunos desde 2014 e contribui para dar continuidade aos estudos de forma mais rápida, pois em apenas alguns dias o aluno pode finalizar esta etapa. 

Eja ou Encceja

Outra forma de concluir e garantir o Certificado de Conclusão do Ensino Médio de forma rápida é por meio do Ensino Jovem e Adulto (EJA) ou Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). 

O EJA é destinado a quem quer concluir os estudos, mas já está inserido no mercado de trabalho e não pode frequentar as aulas regulares. Para isso faz aulas presenciais com carga horária reduzida e avaliações periódicas, conciliando sua rotina adulta. 

Já o Encceja é uma prova anual realizada no segundo semestre do ano pelo Inep, dando a oportunidade do aluno concluir o ensino fundamental ou médio com apenas uma prova, semelhante ao ENEM. Porém, a pontuação mínima é 100 em cada área e 5 pontos na redação.  

Hoje, existem diferentes possibilidades de acesso aos estudos, sejam eles presenciais, online ou apenas realizando uma prova, dando a oportunidade de mais pessoas poderem seguir os ensinamentos direcionados à graduação. 

Como emitir o certificado de conclusão do ensino médio pela internet?

Importante ressaltar que não são todos os estados que simplificaram o processo de retirada da declaração. Até o momento, temos registros de São Paulo e Amazonas. Portanto, consulte se o seu já está automatizado.

Confira agora o passo a passo para a emissão do Certificado de Conclusão do Ensino Médio pela internet, no estado de São Paulo: 

  1. Acesse o site de consulta do estado;
  2. Preencha os dados solicitados (RG ou número de registro da publicação);
  3. Clique em “Pesquisar” e aguarde a próxima tela com a informação do documento; 
  4. Clique em “Imprimir” e salve como PDF ou faça a impressão. 

Como você pôde ver, o Certificado de Conclusão do Ensino Médio pela internet reúne as informações necessárias do registro escolar do aluno, como nome da escola, ano de conclusão e nível de ensino, sendo muito importante para comprovar que todas as etapas básicas de ensino foram concluídas.

Com esse atestado em mãos, o aluno estará apto para as próximas etapas educacionais ou até mesmo para ingressar no mercado de trabalho com mais facilidade.

Gostou do conteúdo e precisa de uma ajuda sobre o que fazer depois do Ensino Médio? Então, acesse nosso conteúdo sobre esse assunto e aproveite algumas dicas que separamos para você!  

Perguntas Frequentes

  1. Qual a diferença entre histórico escolar e certificado de conclusão?

    No histórico escolar constam apenas as suas notas durante o período, não sendo possível comprovar sua conclusão. Já o certificado, tem a informação oficial de que o aluno concluiu o ensino de acordo com as leis. 

  2. Qual a validade do certificado de ensino médio do Encceja? 

    O documento emitido por uma instituição Encceja tem a mesma validade do ensino tradicional ou Enem. Uma vez concluído, poderá participar de programas de universidades, como bolsas e financiamentos, normalmente. 

  3. O que fazer quando o certificado online do ensino médio não está disponível?

    Entrar em contato com a Secretaria do Estado na qual foi emitido o documento e verificar a situação.  

  4. O que substitui o certificado de conclusão do Ensino Médio?

    Outros documentos podem ter a mesma funcionalidade, como Histórico de Conclusão do Ensino Médio, Diploma ou Histórico acadêmico. 

  5. Como saber se o certificado do Ensino Médio é válido?

    Para isso, você precisa consultar o site municipal, encontrar o portal da educação e fazer a consulta por lá. 

  6. Como saber se o seu certificado é reconhecido pelo MEC?

    Basta você acessar o site do MEC e consultar as escolas, conferindo se a sua está disponível na listagem. 

  7. Onde retirar o certificado?

    É possível retirar o documento pessoalmente, na secretaria de educação do município, ou fazer a solicitação online. 

  8. O que é GDAE?

    Gestão Dinâmica de Administração Escolar é o órgão responsável pela emissão do documento para quem se formou a partir de 2001. 

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade