A rotina acelerada, excesso de cobranças e muitas informações a todo momento resumem o dia a dia de muita gente. Nesse cenário, fica difícil ter a atenção necessária nas tarefas do trabalho ou nos estudos. Mas você sabia que a ASMR pode ajudar?
Estamos falando de uma técnica que pode estimular seu cérebro de um jeito positivo, ampliando sua capacidade de concentração e possibilitando que você tenha mais eficiência em sua rotina.
A seguir, vamos explicar em detalhes o que é ASMR, os efeitos que este estímulo causa em nosso organismo e como utilizar a técnica a seu favor. Boa leitura!
O que é ASMR?
ASMR é a sigla para Autonomous Sensory Meridian Response — ou Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano, em português — e significa um estímulo audiovisual que traz uma sensação agradável e relaxante.
Assim, ao assistir a vídeos com essa proposta (disponíveis no YouTube, TikTok e outras plataformas, inclusive de streaming de música), a pessoa fica confortável e mais calma, o que contribui para o bem-estar.
É possível encontrar vídeos de ASMR com sons da natureza, sussurros, batidas leves de unhas ou de mãos em alguma superfície, risadas, sons repetitivos, escovar os cabelos, papel amassado, entre diversas outras experiências.
Quais os efeitos que esse estímulo pode causar?
Cada pessoa reage de uma forma diferente com a técnica ASMR, assim o estímulo pode não trazer nenhuma sensação física ou emocional ou, pelo contrário, proporcionar diferentes efeitos, entre eles:
- emoções positivas;
- relaxamento;
- sensação de formigamento agradável no topo da cabeça;
- sensação de arrepio;
- diminuição dos batimentos cardíacos;
- sono, ajudando a dormir melhor;
- melhora do humor, com o aumento dos níveis de serotonina;
- redução da ansiedade.
Um estudo da Universidade de Sheffield (Reino Unido) apontou que a ASMR pode diminuir o estresse e a sensação de tristeza.
Dessa maneira, ao proporcionar mais calma, é possível utilizar os estímulos ASMR para se concentrar melhor e, assim, aumentar o rendimento nos estudos e nas atividades profissionais.
Todavia, é legal conhecer os tipos de vídeos e saber quais gatilhos são mais eficientes em sua mente, afinal, cada indivíduo é diferente e pode ter sensações variadas.
5 dicas de como utilizar ASMR para melhorar a concentração e o foco
Dá para utilizar o ASMR para relaxar e, com isso, ter um melhor aproveitamento nos estudos. Afinal, com a mente mais tranquila, você pode se concentrar e ter foco nas atividades realizadas.
Mas como tirar proveito dessa técnica? Veja as dicas a seguir!
1. Conheça seus gatilhos
Como foi dito, as pessoas podem ter sensações diferentes quando expostas a um mesmo vídeo que utiliza ASMR. Assim, enquanto para alguns indivíduos é apenas uma imagem e um som, para outras, pode proporcionar um estímulo bastante agradável.
O bom é que há uma série de vídeos que utilizam a técnica ASMR na internet, ou seja, que trazem imagens e sons que podem provocar diferentes estímulos.
Então, tire um tempinho e coloque ASMR na busca do YouTube, por exemplo, para conhecer melhor esses vídeos e como eles podem beneficiar sua mente.
Com isso, você descobre quais estilos são mais agradáveis e quais gatilhos funcionam para você, podendo aproveitar esses benefícios, inclusive para dormir melhor.
Aliás, quando a gente tem uma boa noite de sono, consegue descansar o corpo e fica mais relaxado no dia seguinte, o que também vai refletir em mais rendimento na hora de estudar em casa ou trabalhar.
2. Escolha um modelo de fone de ouvido
Para ter a sensação de bem-estar, é importante ouvir o som sem a interferência de ruídos externos, por isso, escolha um fone de ouvido de qualidade e que você considere confortável.
Dessa forma, é possível ter uma experiência de imersão, ajudando você a relaxar com o ASMR.
3. Fique em um ambiente calmo e com luz baixa
Para aproveitar melhor os estímulos do ASMR, prepare o ambiente para assistir os vídeos ou escutar os sons.
Se possível, fique sozinho, em um ambiente silencioso (sem interferência de outros eletrônicos) e com uma luminosidade agradável (reduzir a luz da tela pode ajudar).
4. Combine com outras técnicas de relaxamento
Para viver melhor, ou seja, com emoções positivas e experimentando um estado de calma, você pode combinar o ASMR com outras formas de relaxamento, como técnicas de respiração, prática de meditação ou yoga.
5. Reduza o tempo de tela
Apesar da ASMR estar atrelada a vídeos de YouTube, para conseguir ter bem-estar e esvaziar a mente para alcançar o mindfulness — atenção plena —, é importante reduzir o tempo de tela, especialmente no smartphone e redes sociais
Nessas plataformas somos bombardeados a toto momento por diversos estímulos diferentes, incluindo os que podem gerar agitação e ansiedade.
Você viu o que é ASMR e como essa técnica pode ajudar a relaxar a mente, trazendo benefícios para a nossa saúde de forma geral e para a nossa produtividade, especialmente nos estudos.
E se você busca meios de absorver melhor os conteúdos, diferentes métodos de estudos que vão ajudar você a melhorar seu rendimento!