Quem vai ingressar no mercado de trabalho pode ficar na dúvida quanto a alguns termos utilizados pelas empresas, um deles é referente aos níveis de senioridade. Afinal, o que isso significa?
Dentro desse tema, você encontra expressões como profissional sênior, júnior, pleno, entre outros. E é aí que surge a confusão: como saber em qual nível o candidato se encaixa na hora de procurar uma vaga de emprego?
Quer saber o que é senioridade e como as empresas se utilizam dessa classificação? Acompanhe nosso artigo e tire todas as suas dúvidas!
O que é senioridade profissional?
Senioridade profissional se refere ao indivíduo que tem bastante experiência em uma área, além de conhecimentos e habilidades para exercer sua função sem supervisão.
Assim, os níveis de senioridade são uma classificação adotada pelas empresas para organizar o quadro de colaboradores, segundo sua experiência, conhecimento, competências e a dificuldade das atividades realizadas.
Essa é uma forma de hierarquizar as funções, como júnior, pleno e sênior. Ou seja, para crescer na carreira, os profissionais precisam ir alcançando níveis de senioridade, que podem ser comparados aos degraus que precisam subir para conquistar posições mais altas.
Além disso, é importante que os candidatos saibam em qual nível de senioridade se encontram no momento de se inscrever em um processo seletivo. Assim, ele não perde tempo em se candidatando para vagas que exigem mais (ou menos) conhecimento e experiência do que ele tem.

Níveis de senioridade e suas características
Para que fique fácil de compreender quais são os níveis de senioridade e o que eles indicam, apresentamos a explicação sobre cada um. Confira!
Estagiário
O estagiário é quem ainda não terminou o ensino superior, mas já pode realizar atividades com supervisão de um profissional na empresa.
É uma vivência voltada para o aprendizado, afinal, estamos falando do aluno de graduação que está tendo contato, pela primeira vez, com a rotina de trabalho da carreira que escolheu.
Trainee
O programa de trainee é oferecido por grandes empresas para recém-formados há, no máximo, 2 anos. Para ingressar no programa, as pessoas precisam passar por um rigoroso processo seletivo.
O intuito do trainee é que o profissional tenha uma visão global sobre os diferentes processos de uma empresa, conhecendo de perto a rotina de departamentos variados, a fim de que ele adquira habilidades de liderança e gestão.
Júnior
Quando se fala em nível júnior, estamos nos referindo aos profissionais que acabaram de ingressar no mercado de trabalho (podendo ou não ter feito estágio).
Dessa maneira, ele ainda não realiza atividades de maior complexidade e precisa de um supervisor para delegar as tarefas, pois ainda não tem experiência na área.
Pleno
O profissional pleno já tem alguns anos de experiência (mais de 3 anos, em média) e uma bagagem maior de conhecimento. Ele já assume tarefas de maior dificuldade e até participa de processos de decisão, porém sem dar a palavra final, pois conta com um coordenador.
Sênior
O nível sênior indica vagas relacionadas à liderança e gestão, assim são funções que envolvem mais responsabilidade, gestão de pessoas e tomadas de decisão de forma estratégica.
Um profissional sênior tem muita experiência e conhecimento na sua área (mais de 10 anos, em média), por isso está pronto para assumir cargos de chefia.
Master
Por fim, temos ainda o nível master, uma pessoa altamente especializada, sendo referência na sua área. São profissionais com mais de 15 anos de experiência e que já ocuparam cargos de gestão.
Como definir a senioridade dos profissionais?
Vale ressaltar que não existe uma classificação oficial que as empresas precisam seguir, pois cada uma pode montar essa estrutura segundo seus objetivos e necessidades. Outro detalhe ,é que um profissional sênior não indica, necessariamente, que ele tenha mais de 40 ou 50 anos.
Caso o profissional comece a trabalhar ainda jovem, busque conhecimento e consiga alguns anos de experiência pode, com 30 anos, ser considerado sênior.
Por outro lado, uma pessoa pode ter saído da faculdade com 45 anos, devido a uma transição de carreira, entrar na empresa e ser considerado um profissional júnior.
Nesse sentido, um nível mais alto mostra que a pessoa já tem alguns anos de experiência e, muitas vezes, fez pós-graduação, ou seja, seu currículo é mais valorizado e a função exercida tem uma remuneração mais atrativa.
Como evoluir no nível de senioridade?
O que você espera da sua carreira? Certamente, tem a expectativa de crescer para alcançar cargos e salários mais altos. Para isso, é importante se programar para evoluir no nível de senioridade. Veja algumas dicas:
- caso você não tenha experiência, participe como voluntário de algum projeto;
- busque se manter atualizado na sua área, realizando workshops e participando de eventos, como webinars e palestras;
- faça um curso de pós-graduação, como especialização e MBA;
- desenvolva habilidades socioemocionais (soft skills), como boa comunicação, proatividade, flexibilidade, colaboração (trabalho em grupo) e empatia;
- aproveite para aprender com profissionais mais experientes na empresa;
- saia da zona de conforto e aceite desafios para que você possa aprender a lidar com diferentes situações na sua área de atuação.
Saber o que é nível de senioridade no trabalho é importante para entender em qual classificação você se encaixa para que possa buscar vagas que atendam ao seu perfil.
Um dos caminhos para evoluir no mercado de trabalho é continuar estudando. Portanto, entenda melhor os benefícios da educação continuada e comece a investir no seu futuro profissional!
Outras dúvidas sobre níveis de senioridade que podem ajudar
O que quer dizer senioridade da vaga?
É o nível do profissional, o que leva em conta seu tempo de experiência, conhecimentos e habilidades. Assim, ele pode ser júnior, pleno ou sênior.
O que colocar no campo senioridade?
Indica seu o tempo de experiência que você tem na sua área, seu conhecimento e competência para assumir ou não atividades mais complexas.
Como saber meu nível de senioridade?
Considere o tempo de trabalho que você tem (incluindo estágio e até trabalho voluntário), se tem graduação e/ou pós-graduação ou se já assumiu cargos de liderança e gestão. Quem está ingressando no mercado de trabalho, por exemplo, é nível júnior.