Nos últimos anos do ensino superior, o aluno pode entender como é, de fato, a rotina de trabalho da carreira que ele escolheu, por meio de uma atividade conhecida como estágio.
Apesar de ser bem comum no mercado de trabalho, muitas pessoas ainda têm dúvida sobre como funciona, especialmente em relação à obrigatoriedade ou não de fazer, os tipos de estágio e até se vale a pena ser estagiário.
Bora entender melhor esse assunto? Vem com a gente e confira o que é estágio e qual o peso dessa atividade na sua carreira!
O que é um estágio?
O estágio é uma atividade de aprendizado supervisionada (não é considerado um trabalho), que é realizada nos últimos anos de graduação, podendo ser obrigatório ou não-obrigatório, dependendo do curso.
Todas as normas que regem a atividade constam na Lei do Estágio e devem ser cumpridas pelo estagiário, empresa e instituição de ensino superior.

Qual a importância do estágio para a sua carreira?
Com o estágio, o aluno pode conhecer na real a rotina e desafios da área que escolheu e pode colocar em prática todo o conhecimento e habilidades adquiridos na graduação, ou seja, se prepara para o mercado de trabalho.
O estagiário é supervisionado por outro profissional da área e, com isso, tem uma vivência de aprendizado, ou seja, ganha experiência profissional, o que ajuda, inclusive, a deixar o currículo mais completo.
Como funciona um estágio?
Para realizar a atividade, é obrigatório ter o termo de compromisso do estágio, que estabelece a necessidade de ter a supervisão de um profissional na empresa que oferece a vaga, além do acompanhamento de um professor orientador da instituição de ensino superior.
Em relação à carga horária, a legislação determina que o estágio não pode ultrapassar 30 horas semanais, mas pode chegar a 40 horas semanais em cursos superiores que alternam disciplinas teóricas e práticas, no entanto, a atividade só pode ser realizada fora do período das aulas presenciais.
O aluno pode ficar até dois anos na mesma empresa, sendo que o período pode ser maior no caso de o estagiário ter alguma deficiência.
Caso complete um ano de estágio, o estagiário tem direito a 30 dias de férias. Outra questão é que, nos dias de prova da faculdade, a lei permite que o estagiário cumpra metade do expediente na empresa, assim tem tempo para estudar.
Tipos de estágios
Existem dois tipos de estágio:
Estágio obrigatório
O estágio obrigatório é quando a atividade consta no projeto pedagógico do curso superior. Então, o aluno é obrigado a cumprir a carga horária do estágio para conseguir o diploma. Nesse tipo de estágio, as empresas podem ou não oferecer qualquer tipo de remuneração ou auxílio ao estagiário.
Estágio não obrigatório
Já neste modelo, a decisão de fazer ou não estágio cabe ao aluno, pois não é uma atividade obrigatória do curso para que ele consiga o diploma. Nesse caso, as empresas são obrigadas a remunerar e dar o auxílio-transporte ao estagiário.
Quem pode fazer um estágio?
Apesar de estarmos mais habituados com o estágio para alunos de ensino superior, saiba que a atividade de ensino supervisionada também pode ser realizada por estudantes da educação profissional, ensino médio, educação especial e da educação de jovens e adultos.
6 vantagens do estágio para a vida profissional
Você viu o que é estágio e os tipos de estágio, então, mesmo que essa seja uma atividade opcional do seu curso superior, a recomendação é buscar um estágio, pois é uma experiência que vai trazer uma série de vantagens para sua carreira, como:
- Experiência profissional — você conhece o dia a dia de trabalho, aprende a ter postura profissional e conhece técnicas e habilidades para realizar as atividades com qualidade;
- Desenvolvimento de soft skills — com a vivência do estágio, você desenvolve competências ligadas ao comportamento e relacionamento interpessoal, como flexibilidade, proatividade, inteligência emocional, empatia e outras;
- Networking — é a sua oportunidade de conhecer profissionais da sua área e criar uma rede de contatos que pode ajudar a conquistar uma indicação de emprego no futuro;
- Ajuda para escolher um segmento de atuação — os estagiários podem atuar em diferentes segmentos, com isso conseguem entender qual tem mais a ver com seu perfil, direcionando plano de carreira para essa área;
- Remuneração — é bastante comum que as empresas ofereçam remuneração ao estagiário (mesmo no caso do estágio obrigatório), o que vai dar aquela forcinha no seu orçamento;
- Possibilidade de efetivação na empresa — se você se destacar na empresa, pode até conseguir ser efetivado. Assim, termina a faculdade e já está empregado.
Como conseguir um estágio?
Para conseguir um estágio, você pode checar as parcerias que a instituição de ensino superior tem com empresas, acompanhar oportunidades no LinkedIn e em portais de recrutamento.
O legal é que, ao procurar um estágio, você já aprende a elaborar seu currículo e, se for chamado, pode vivenciar as etapas de um processo seletivo, como dinâmica de grupo e entrevista com recrutador.
Agora você já sabe o que é estágio e qual a importância de ter essa vivência enquanto termina o ensino superior. Muitos alunos ficam com receio de fazer a atividade, mas, como mostramos, você só tem a ganhar!
Agora que você sabe o que é essa atividade, leia nosso conteúdo sobre a importância do relatório de estágio e como redigir este documento!
Outras dúvidas sobre o que é estágio que podem ajudar
- Todo estágio é remunerado?
Nem todo estágio é remunerado, pois a legislação determina que somente nos estágios não obrigatório é que empresas precisam oferecer remuneração e auxílio ao estagiário.
- Alguma profissão possui estágio obrigatório para conclusão do curso?
Há diversas profissões com estágio obrigatório, como carreiras de saúde, licenciatura, engenharia e outras.
- Estágio obrigatório é remunerado?
A Lei do Estágio não determina que o estágio obrigatório seja remunerado, mas é comum que as empresas paguem uma bolsa ao estagiário.
- Estagiário tem direito a férias?
Depois de um ano fazendo estágio, o estagiário tem direito a tirar 30 dias de férias.