Muitos jovens que estão ingressando no mercado de trabalho podem estar se perguntando o que é trainee e qual o seu papel numa empresa. Esta é uma oportunidade de entrar no mercado, facilitar o rápido desenvolvimento profissional e, em muitos casos, se destacar como um talento.
Dada a importância desse tema, separamos algumas dúvidas comuns para esclarecer como esse programa oferece oportunidades para quem quer seguir essa carreira e ainda entender sua funcionalidade. Boa leitura!
O que é trainee?
Trainee é o cargo oferecido aos profissionais que estão em início de carreira, ou seja, que estão prestes a se formar ou têm pelo menos dois anos de conclusão de curso de graduação.
Por isso, são considerados aspirantes para um cargo futuro, tendo contato com várias áreas até encontrar a que mais se identifica, impulsionados também pela cultura organizacional da empresa em que está atuando.
Como funciona o programa de trainee?
Os profissionais que participam desses programas recebem um ciclo de treinamento e trabalham diretamente com os gestores de várias áreas.
É interessante entender que um trainee não é uma vaga muito comum com um trabalho definido.
As funções dos trainees são mais abrangentes. A ideia desse programa é levar o profissional para diferentes setores da empresa, entender a cultura e trazer um pouco de inovação.
Afinal, muitas empresas sabem que precisam pensar fora da caixa para competir no mercado. Então, a ideia é que, com o passar do tempo, esse jovem profissional saia da função de trainee e ocupe uma de destaque na empresa.
Normalmente, os profissionais que se destacam e apresentam os melhores resultados durante o treinamento são selecionados para integrar a equipe efetiva da empresa.
O que é preciso para ser um trainee?
Um programa de trainee não tem seus próprios regulamentos como um estágio.
Por isso, a própria empresa decide qual perfil quer contratar, embora existam alguns critérios gerais — por exemplo, é necessário estar no último ano da graduação ou ter se formado há no máximo três anos.
Além dos requisitos da faculdade para o período mínimo de treinamento, um aspirante a trainee deve encontrar um programa que atenda aos seus desejos profissionais a longo prazo.
Alguns programas de trainee também podem exigir proficiência em outros idiomas, como o inglês, mas isso varia de acordo com a necessidade da empresa, seu porte no mercado de trabalho e sua cultura organizacional.
Em alguns casos, os processos seletivos exigem que o candidato tenha condições de viajar ou até mesmo morar em outras cidades e estados.
Quais as vantagens e desvantagens de ser trainee?
Apesar de ser uma ótima porta de entrada para os jovens que desejam desenvolver uma carreira profissional e conter muitos benefícios, vale considerar algumas desvantagens desse segmento.
A seguir, detalhamos as principais vantagens e desvantagens de se tornar um trainee e os principais desafios envolvidos. Confira!
Vantagens
Devido ao custo de manutenção desse programa, geralmente é oferecido por grandes empresas. Portanto, é uma excelente oportunidade para entrar no mercado de trabalho de forma mais direta e ousada.
A maioria das empresas exige que o trainee conheça diversos setores da organização e trabalhe em várias funções antes de se estabelecer em sua área específica, aquela em que ele mais se identifica ao término do programa.
O objetivo desse método é dar uma visão do todo, desenvolvendo uma capacidade de integração entre os diferentes setores e de intervir na resolução de problemas.
Bons programas de trainee fornecem orientação técnica a seus funcionários e os colocam sob a supervisão constante.
Esses jovens recebem atenção especial e estão aptos a ocupar cargos mais elevados e com jornada mais curta do que o mercado de trabalho comum.
Desvantagens
Como em qualquer ambiente competitivo, o processo de seleção para os programas de trainees tornou-se mais exigente e equiparado aos verdadeiros vestibulares.
Caso você tenha se interessado por uma dessas vagas, precisa conhecer os requisitos e estar preparado.
Como esses programas geralmente são oferecidos por empresas multinacionais, muitas vezes é necessária uma mudança para outra cidade, estado ou mesmo país. Portanto, os candidatos precisam avaliar bem esse aspecto antes de decidirem se esse é o caminho ideal.
É bom saber que, se uma empresa está investindo em um projeto desse tipo, geralmente espera um retorno na forma de resultados práticos e de alta qualidade, em um período relativamente curto.
Nem todos os jovens têm esse ritmo de desenvolvimento e assimilação na realidade do mercado de trabalho, é preciso um certo nível de amadurecimento.
Além disso, é preciso ter cuidado, pois sempre existe a possibilidade de não atender às expectativas da organização ou mesmo ter o perfil que a empresa busca.
Frequentemente, as multinacionais adotam uma imagem mais inovadora, em busca de aproveitar um trainee que se destaca no trabalho em equipe e se sente à vontade com as novas tecnologias.
Quais são as áreas que mais recrutam trainees?
As áreas que mais contratam trainees são as mais diversas, pois os profissionais terão contatos internos com todos os departamentos da empresa, o que abre um amplo leque de oportunidades.
Mesmo assim, algumas áreas se destacam quando se trata de oportunidades para esses profissionais:
- Finanças;
- Supply Chain (cadeia logística);
- Recursos Humanos;
- Marketing;
- Tecnologia da Informação;
- Vendas.
Como participar de um programa de trainee?
A ideia não é ficar se inscrevendo em vários programas de uma vez, mas avaliar quais empresas e projetos são os certos para você e focar sua energia nessas oportunidades.
Por exemplo, um candidato pode analisar uma empresa e se perguntar se ela pertence a um nicho de seu interesse.
O ideal é escolher um segmento para se especializar, como indústria ou varejo, e procurar áreas que oferecem vagas bem definidas.
Outra dica para participar de um programa de trainee é acompanhar projetos em empresas menos conhecidas.
Isso porque as instituições de maior visibilidade costumam ser mais disputadas, o que torna o ingresso ainda mais difícil.
Tenha em mente que os processos seletivos desses programas têm uma estrutura padrão que seguem essas etapas:
- Inscrições online;
- Testes online;
- Dinâmica de grupo;
- Painel de negócios;
- Entrevista.
Agora que você já sabe o que é trainee, como funciona esse programa e a preparação necessária para seguir essa carreira, compartilhe agora mesmo esse artigo nas suas redes sociais e leve esse conhecimento a mais pessoas!
Perguntas frequentes
Qual o salário de um trainee?
O salário de um trainee varia bastante entre áreas, empresas e segmentos. De forma geral, ele costuma ficar entre R$ 4 mil e R$ 6 mil reais.
O que acontece depois de fazer um trainee?
Ao término do período de treinamento, o trainee passa a ocupar cargos mais altos, geralmente com um viés de liderança.
Qual a diferença entre Junior e trainee?
O trainee é o profissional que chega à empresa para ser treinado de forma intensa. O júnior é alguém que já tem alguma experiência de trabalho e começa na hierarquia da empresa, quando ela existe, no nível inicial, sem necessariamente ter de passar por esse programa.
Trainee tem que ter nível superior?
Sim. Deve estar cursando o último ano da graduação ou ser formado há, no máximo, 3 anos.
Tem idade limite para ser trainee?
A idade limite dos programas de trainee não costuma ultrapassar os 24 anos. As exceções em alguns casos são os candidatos de 25 e 26 anos com histórico acadêmico e pessoal acima da média.
Como são selecionados os candidatos a trainee?
Embora os processos possam variar de empresa para empresa, é comum que a seleção seja muito criteriosa. Além disso, costuma haver muitos candidatos disputando as poucas vagas disponíveis e etapas eliminatórias.
Quanto tempo dura o programa de trainee?
O cargo de trainee possui duração de 3 a 5 anos, onde o funcionário recebe treinamentos 'de um tutor e faz cursos que estejam relacionados à sua carreira.
Precisa ter experiência para ser trainee?
Sim. Tendo em vista que o processo seletivo é bastante exigente e concorrido, o ideal é ter alguma experiência profissional para se destacar.