O que são metodologias ágeis? Entenda o conceito, como aplicar aos estudos e confira 4 métodos eficientes!

As metodologias ágeis tem como função otimizar os processos de uma tarefa, permitindo com que o objetivo seja alcançado mais rapidamente e com eficiência. A seguir, conheça 4 dessas técnicas!

Para ter sucesso no andamento de um projeto, é necessário seguir uma programação e ter uma equipe alinhada, a fim de que o fluxo de trabalho tenha eficiência. Em outras palavras: é fundamental adotar uma das metodologias ágeis para garantir entregas de qualidade.

Mas, afinal, quais são os principais tipos e as vantagens em adota-la, seja no dia a dia de trabalho, na rotina de estudos ou para realizar um projeto na faculdade? Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

O que são metodologias ágeis?

As metodologias ágeis se referem a uma série de práticas para gerenciar um projeto, seguindo uma programação que promova mais rapidez na execução das etapas, otimizando todo o processo até sua conclusão. 

Porém, esses métodos não focam apenas na agilidade. A qualidade, redução de desperdícios e melhoria contínua são fundamentais nesse processo.

Como e quando esse conceito surgiu?

O conceito nasceu na engenharia de software, quando os desenvolvedores perceberam que não tinham como utilizar o modelo tradicional de trabalho para executar seus projetos.

Diante disso, surgiu o Manifesto Ágil, escrito em 2001 por um grupo de desenvolvedores, com o intuito de otimizar os processos e dinamizar as etapas de um projeto.

A ideia era realizá-los de forma colaborativa, envolvendo equipe e clientes, e com flexibilidade, permitindo a realização de mudanças sempre que necessário.

Porém, mesmo tendo surgido na área de TI, as metodologias ágeis podem ser aplicadas em outros campos profissionais ou até mesmo para melhorar a produtividade nos estudos. 

Assim, da mesma maneira que você utiliza técnicas de memorização ou faz resumos para reter melhor os conteúdos, pode escolher um método ágil que faça sentido para você.

Quais os principais benefícios dessa prática?

Ao adotar uma das metodologias ágeis, você pode observar alguns benefícios na realização de projetos, como:

  • rapidez no fluxo de trabalho e resultados — a metodologia ágil ajuda a simplificar as etapas, possibilita a gestão do tempo e permite que cada um da equipe saiba qual é o seu papel, ao mesmo tempo em que tem conhecimento do andamento do projeto como um todo;
  • aprimoramento contínuo — mesmo depois das entregas, é preciso avaliar feedbacks, realizando mudanças quando necessário para sua melhoria contínua;
  • resultados de qualidade — com o método ágil, você fica sempre de olho se passou alguma falha em etapas anteriores, conseguindo fazer correções e aprendendo com os erros;
  • profissionais mais criativos — o intuito é a colaboração, assim, todo o time é convidado a participar dos processos, estimulando a criatividade e permitindo que os profissionais tenham insights que possam contribuir com soluções no projeto.

Conheça 4 tipos de metodologias ágeis e como elas podem ser aplicadas aos estudos

Quer ter um melhor rendimento nos estudos? Dá uma olhada em 4 tipos de metodologias ágeis que separamos abaixo!

1. Kanban

Com o Kanban, você tem o seu fluxo de trabalho apresentado de forma visual, utilizando uma lousa, post-its na parede ou algum software com essa proposta. A ideia é dividir em “tarefas que precisam ser feitas”, “tarefas em andamento” e “tarefas concluídas”. 

Com isso, é possível se programar melhor, realizar o que é prioridade e não deixar nenhuma atividade importante para trás.

2. Scrum

É uma metodologia ágil bastante popular e pode ser definida como a divisão de um projeto em ciclos de trabalho ou sprints, sendo que cada etapa tem uma lista do que precisa ser feito e um prazo.

Após a conclusão de um sprint, ele é avaliado e precisa ser validado para começar o próximo.

Quem deseja utilizar o Scrum para estudar pode dividir as demandas em pequenos processos, fazendo uma lista do que deve ser cumprido e estabelecendo uma data de conclusão.

Comece com ciclos que tenham uma exigência mais básica para que você possa cumprir e partir para os mais complexos, ou seja, que vão exigir mais de você.

3. Feature-Driven Development (FDD)

O FDD é uma metodologia guiada na funcionalidade e tem como intuito dividir uma atividade ou projeto complexo em pequenas partes, sendo baseado em entregas frequentes.

Então, você pode estipular metas simples de serem cumpridas com os estudos para ter motivação e, aos poucos, conseguir avançar. 

4. Lean

A metodologia Lean é baseada em processos mais eficientes, otimização dos recursos e redução de desperdícios.

Para quem está estudando, é importante se organizar para não perder tempo com distrações, aproveitar ao máximo os materiais, como livros e apps, e ainda escolher um período do dia para repassar as matérias em que você tenha mais disposição, por exemplo.

As metodologias ágeis são essenciais para gerir projetos, pois permitem dinamizar as etapas e permitir a colaboração de toda a equipe. Mas, como você viu, dá para levar essa prática para estudar e, assim, fazer seu tempo render e ganhar eficiência para reter as matérias.

Quer conhecer algumas técnicas para melhorar sua produtividade na hora de estudar? Confira nosso conteúdo com 14 métodos de estudos e comece a aplicar em sua rotina!



Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade