A tecnologia trouxe transformações em vários setores da sociedade, entre eles a educação. Dessa maneira, as ferramentas digitais passaram a fazer parte da sala de aula, impulsionando também a metodologia ativa.
Estamos falando de uma técnica de ensino-aprendizagem que acompanha as novas gerações, que cresceram imersas nos recursos tecnológicos e com autonomia para lidar com diferentes dispositivos.
Quer entender as metodologias ativas de aprendizagem, as vantagens de utilizá-las e como aplicar essas técnicas em sala de aula? Vem com a gente e saiba mais!
O que é uma metodologia ativa?
É uma técnica pedagógica que coloca o aluno como protagonista do processo de aprendizagem. Assim, o professor funciona como mediador, orientando a turma e estimulando os estudantes na busca pelo conhecimento.
É, portanto, um novo modelo de ensino, que permite um engajamento e interação maior dos alunos, pois eles passam a ter uma postura ativa no aprendizado. Com isso, as aulas tradicionais expositivas como conhecemos, tendo o docente como o detentor e disseminador do conhecimento, deixam de existir.
É claro que o professor tem um papel importante nesse processo, mas ele passa a se tornar um guia para os alunos na trajetória do conhecimento, seja com tarefas mão na massa, debates, estudos de caso, estudo por projetos, entre outras atividades.
No início, pode parecer confuso imaginar a metodologia ativa na prática, mas é só pensar em cursos da modalidade EAD, no qual os alunos são protagonistas, ou seja, usam a tecnologia no aprendizado e têm autonomia para estudar os tópicos da matéria.
Quais são os benefícios da metodologia ativa para o aluno?
As metodologias ativas de aprendizagem fazem parte das novas técnicas de ensino ou educação 4.0 e trazem diversos benefícios para os alunos. Confira!
Autonomia dos alunos
A primeira vantagem é colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem, então, em vez de ele apenas ficar sentado ouvindo o professor e fazendo anotações no caderno, tem uma postura ativa para buscar informações e fazer descobertas.
A ideia é que ele possa se envolver com o conhecimento, com uma maior interação com os colegas, com o material didático e tecnologias, o que facilita a aprendizagem.
Desenvolvimento de competências
Com o protagonismo para realizar as atividades na escola, os alunos desenvolvem competências, como pensamento analítico, resolução de problemas, cooperação, autoconfiança, proatividade e criatividade.
Motivação para estudar
Como os estudantes são incentivados a explorar os materiais, tecnologias e a colocar a mão na massa, o ensino se torna dinâmico e mais interessante. Com isso, eles ficam mais motivados para ir para a escola e para estudar, seja em sala de aula, laboratórios ou em casa.
Fixação do conteúdo
É comum no modelo tradicional de ensino que o aluno perca rapidamente o foco e se distraia enquanto o professor explica a matéria. Isso porque ele tem uma postura passiva nesse processo, o que provoca o desinteresse e dificulta a retenção do conhecimento.
Agora, a realidade pode ser outra com o uso das metodologias ativas, em que há participação do estudante nas atividades, seja com o uso das tecnologias, debates ou atividades do tipo “faça você mesmo”.
Como aplicar metodologia ativa em sala de aula?
Quer conhecer os principais tipos de metodologia ativa para utilizar em sala de aula? Acompanhe a seguir!
Sala de aula invertida
Nessa prática, o professor passa o conteúdo e os meios de pesquisas para que os alunos possam estudar em casa, utilizando materiais didáticos e a tecnologia, como plataformas de ensino, que podem ser acessadas pelo computador ou tablet.
Assim, a turma estuda o conteúdo e vai para a escola para tirar dúvidas e trocar opiniões sobre o assunto com os colegas.
Aqui o professor pode orientar os estudos do aluno, indicando, inclusive, técnicas para que eles possam ter foco no conteúdo em casa, como o método pomodoro.
Gamificação
A gamificação traz para o processo de aprendizagem elementos dos games, como regras, obstáculos a serem vencidos, mudança de fases, entre outros.
Nessa técnica, o professor pode utilizar jogos digitais em celulares ou tablets, mas também criar os próprios jogos.
A ideia é oferecer uma competição saudável entre os alunos, engajá-los na atividade e motivar a turma com a superação de desafios de um game.
Debates
A sala de aula é o ambiente ideal para que os alunos possam debater diferentes temas, momento em que aprendem a ter liberdade de pensamento, defender seus argumentos, melhoram a comunicação e entendem a importância de ouvir o que os colegas têm a dizer.
Cultura maker
A metodologia chamada de cultura maker é a que proporciona aos alunos pôr a “mão na massa”, seja com aulas de artes com recicláveis, de programação e robótica, com a realização de feira de ciências ou até mesmo com uma horta comunitária da escola, em que todos são incentivados a plantar.
Aprendizagem baseada em projetos
É uma atividade em grupo em que se propõe uma situação (tema direcionar de projetos) para os alunos, a fim de que eles possam trazer soluções. O objetivo é que a turma faça pesquisas, levante hipóteses e busque recursos para resolver o que foi proposto.
Trata-se de uma abordagem que estimula o pensamento crítico, trabalho em equipe e tem também um caráter interdisciplinar.
Estudo de caso
O professor pode trabalhar com estudos de caso em sala de aula, trazendo situações reais para que os alunos possam refletir, aprender e discutir soluções com os colegas.
Quando se fala de inovação no processo de ensino-aprendizagem, os professores podem utilizar a metodologia ativa em sala de aula para dar autonomia aos alunos na jornada pelo conhecimento. O resultado será uma turma mais engajada e motivada.
Outras dúvidas sobre metodologia ativa que podem te ajudar:
Quais os tipos de metodologia ativa?
Sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, gamificação, ensino híbrido, cultura maker e estudo de caso.
Quais são os 7 princípios das metodologias ativas?
Os princípios das metodologias ativas são: autonomia, inovação, aluno como centro do ensino aprendizagem, trabalho em equipe, uso de tecnologias da informação e comunicação, professor com papel de mediador e reflexão
Quais as competências desenvolvidas com as metodologias ativas?
Raciocínio lógico, cooperação, criatividade, autoconfiança, proatividade, cultura digital, comunicação, argumentação, pensamento analítico, entre outras.