Confira quando é celebrado o Dia do Trabalho, sua importância na luta pela valorização e as conquistas da classe trabalhadora!

O Dia do Trabalho é uma data que celebra a importância do trabalhador para a sociedade e as conquistas desta classe ao longo dos anos. A seguir, veja quando é comemorado!

O trabalho é essencial para o nosso desenvolvimento profissional, pessoal e para a economia do país, no entanto é uma atividade que precisa ser realizada com dignidade. Para que isso seja sempre lembrado, existe o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador.

A data é celebrada em vários países e tem como objetivo valorizar o trabalhador, ou seja, eles precisam ter boas condições para trabalhar e uma remuneração justa.

Quer saber quando é comemorado o Dia do Trabalho e por que ele é tão importante? Acompanhe este artigo e conheça a história que deu origem a essa data no Brasil e no mundo!

O que é o Dia do Trabalho? 

O Dia do Trabalho é comemorado em 1° de maio em mais de 80 países e tem como objetivo celebrar os trabalhadores, suas conquistas e lembrar que o trabalho deve ser exercido com dignidade, prevalecendo o respeito e a valorização dos profissionais.

8607 | dia do trabalho

Dia 1º de maio é feriado?

Para comemorar o Dia do Trabalhador, a data se tornou feriado no Brasil e em vários outros países. Por aqui, nas grandes cidades, as entidades sindicais costumam promover grandes eventos para celebrar o 1° de maio.

Qual a origem do Dia do Trabalhador?

A origem do Dia do Trabalho vem dos Estados Unidos, quando um grupo de trabalhadores de diferentes cidades resolveu se manifestar, em 1° de maio de 1886, em busca de melhores condições, exigindo a redução da carga horária máxima diária e aumento dos salários. 

A luta, que teve início com uma greve geral, tornou-se um símbolo para a conquista dos trabalhadores. Assim, o dia 4 de maio de 1886 tornou-se conhecido como a Revolta de Haymarket (Haymarket Affair), pois houve mortes de manifestantes na cidade de Chicago, além do registro de um grande número de feridos.

A notícia dessas manifestações nos Estados Unidos chegou na Europa, onde sindicatos e trabalhadores de vários países também passaram a se manifestar.

Origem da data no Brasil

No Brasil, o Dia do Trabalho também é em 1° de maio devido à luta de trabalhadores norte-americanos. Porém, só começou a ser comemorada em 1925, com o decreto do Presidente Artur Bernardes.

Vale lembrar que, por aqui, em São Paulo, no ano de 1917, também tivemos registro de greves, dando início às reivindicações de melhores condições de trabalho.

Apesar da importância da data, um grande marco para os trabalhadores do país foi a criação de uma legislação para regular o mercado de trabalho, a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), criada em 1943 no governo de Getúlio Vargas.

Como o Dia do Trabalho é comemorado no mundo?

Apesar de o dia 1° de maio ter sido o dia de luta dos trabalhadores dos Estados Unidos, o Dia do Trabalho por lá é comemorado na primeira segunda-feira de setembro. No entanto, em vários países da América do Sul, Europa, África, Rússia e Índia, a comemoração é no 1° de maio.

Além de ser feriado, em muitos países a celebração é marcada por manifestações, reivindicando direitos para os trabalhadores.

KV CAMPANHA 02 PROMO 1920x1080 px v4 1 | dia do trabalho

Qual a importância do trabalhador na sociedade?

O 1° de maio é uma data importante para refletirmos sobre o valor do trabalhador na sociedade: é com o seu esforço que as empresas podem crescer, movimentar a economia, gerando riquezas e garantindo o desenvolvimento do país. Além disso, é por meio do trabalho que construímos nossa carreira.

Por conta disso, é necessário que as empresas respeitem os direitos dos seus empregados, ofereçam remunerações adequadas e qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Conheça as principais conquistas dos trabalhadores brasileiros

Além de ter o 1° de maio para celebrar o Dia do Trabalho, sendo um feriado nacional, é preciso listar as grandes conquistas dos trabalhadores no Brasil amparadas pela lei, como:

  • CLT — legislação que reúne os direitos e deveres de empregados e empregadores;
  • salário mínimo — criado em 1936, é a remuneração mínima que uma empresa pode pagar para o trabalhador;
  • férias remuneradas — após um ano de trabalho, trabalhadores com carteira assinada têm direito a 30 dias de descanso remunerado;
  • aposentadoria — trabalhadores contribuem para a Previdência Social para conseguir se aposentar, recebendo, nessa fase da vida, um valor proporcional às contribuições;
  • seguro-desemprego — benefício concedido ao trabalhador que é demitido pelo empregador para garantir sua assistência financeira por um período, permitindo que ele se mantenha até encontrar um novo emprego.

O Dia do Trabalho é uma data que precisa ser celebrada para que a sociedade entenda o valor que o trabalho tem na sociedade, relembre das lutas históricas de operários e não permita que nenhuma conquista seja perdida nos tempos atuais.

Compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam a origem do Dia do Trabalhador e a importância da data!



Outras dúvidas sobre o Dia do Trabalho que podem ajudar

  1. Dia 1 de maio é considerado feriado no mundo todo?

    O 1° de maio é o Dia do Trabalho no Brasil e em mais de 80 países, mas não é em todos os países que a data é feriado nacional. Nos Estados Unidos e Canadá, a data é comemorada na primeira segunda-feira de setembro.

  2. O dia do trabalhador é comemorado no mundo todo?

    A data é celebrada em mais de 80 países em diferentes continentes para relembrar as lutas e conquistas da classe trabalhadora.

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade