Como estudar para o Enem?

Estudantes de todo o país fazem simulados e mudam suas rotinas para revisar os conteúdos exigidos no Enem, por isso é importante ver algumas dicas de como estudar para o Enem!

Durante vários meses, estudantes de todo o país fazem simulados e mudam suas rotinas para revisar os conteúdos exigidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Seja para testar o conhecimento ou para buscar uma vaga no ensino superior, é importante ver algumas dicas de como estudar para o Enem.

Trata-se de uma prova longa e que exige muita interpretação de texto por parte do candidato, o que obriga o estudante a elaborar um bom planejamento de estudos.

A pressão sobre a prova é facilmente compreensível, já que a nota obtida no Enem pode representar uma vaga no ensino superior em universidades públicas, bolsas de estudo em instituições particulares e até a possibilidade de um intercâmbio no exterior.

Sendo esta uma prova longa e com muitas questões de diferentes assuntos, alguns alunos possuem dúvidas de como estudar para o Enem. Se este também é o seu caso, vamos te ensinar algumas dicas!

Aqui na Uninassau você pode usar o seu resultado do Enem para concorrer a uma das diversas bolsas de estudos por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Veja também: Como conseguir o primeiro emprego?

Dicas de como estudar para o Enem

Vamos conferir uma lista com algumas dicas valiosas para que você consiga estudar corretamente para o Enem.

Tenha um local calmo e organizado para estudar

Ter um cantinho para chamar de seu e que seja calmo é crucial para que você possa se concentrar e estudar para o Enem. O ideal é que seja tranquilo, sem interrupções e silencioso.

Pode ser um quarto, uma sala, biblioteca ou qualquer outro lugar que seja confortável e que você possa passar algum tempo lá.

Resolva provas anteriores

No site do Beduka, você pode ter acesso às questões do Enem por meio do simulado da prova, assim como seus gabaritos. Responda as perguntas, ou seja, simule a prova como se fosse o dia do exame.

Isso inclui desligar o seu celular e usar todo o tempo que é estipulado para fazer as questões do Enem. Esta simulação é importante para que você tenha a experiência e possa saber como funciona a prova na prática.

Busque questões comentadas

Muitos alunos que já passaram pela prova ou professores que querem ajudar quem fará o Enem colocam questões comentadas na internet. Mas o que é isso

É uma forma de auxiliar quem não entendeu o contexto da questão e como chegar na resposta. Então ele dará a alternativa correta com um breve comentário de porque e como chegou no resultado.

Essa nossa dica de como estudar para o Enem é ótima para quem quer aprender de verdade e saber como fazer tudo na prova.

Crie uma rotina de estudos

Você não necessariamente precisa seguir uma rotina restrita de estudos para o Enem, mas deixar horários separados para o que vai fazer ou revisar é importante para criar um hábito.

Então, se você vai para a escola de manhã, reserve uma, duas ou mais horas durante a tarde para se dedicar aos estudos.

Anote seus erros e acertos

Depois de fazer o simulado do Enem ou quaisquer questões, anote o que você acertou e errou para categorizar o assunto e se aprofundar mais nele.

Dessa forma, você vai saber quais são os seus pontos fortes e fracos e poderá revisar os conteúdos que têm mais dificuldade.

Defina suas prioridades

Tem alguma matéria que sua dificuldade é maior? Então defina-a como prioridade principal para que possa trabalhar mais nela e não deixar que seja o seu ‘calcanhar de Aquiles’ durante a prova.

Anote a sua evolução dentro do tema para saber se será necessário se dedicar mais ou não ao assunto.

Escreva redações

Como todos sabemos a redação é parte importantíssima do exame, já que vale 1000 pontos e pode ser decisiva para que você garanta sua vaga no ensino superior.

É nessa hora que você colocará muito dos seus conhecimentos à prova.

Entre as nossas dicas de como estudar para o Enem, a recomendação é que fique atento ao cotidiano para poder relacionar o tema da redação com algum tema da atualidade.

Outra boa dica é ler o edital para que saiba o que pode zerar a sua redação.

Banner para artigo Ebook Cronograma Uninassau 1280 x 340 px | Como estudar para o Enem

Métodos de estudo para o Enem

Existem diferentes métodos que podem ser usados por aqueles que buscam orientações de como estudar para o Enem.

Estes métodos vão te ajudar a ter mais facilidade em absorver o conteúdo que está sendo estudado.

Para que você compreenda melhor o tema, abaixo vamos detalhar os principais métodos.

Pomodoro

Um dos mais famosos é o chamado Pomodoro, em que se estuda 25 minutos para tirar uma pausa de 5. Mas este método já é personalizado de diferentes formas de acordo com a necessidade do estudante.

Mapa mental

Temos também o mapa mental, perfeito para quem aprende de forma mais visual. Nele colocamos um tema principal no centro e relacionamos com outras imagens, palavras-chaves e assuntos interligados.

Resumos

Fazer resumos é um dos métodos mais comuns entre os estudantes que sabem como estudar para o Enem.

Este método consiste em apresentar o tema de forma superficial e em seguida seus pontos principais.

Fichamentos

Outra forma de estudar para o Enem é o fichamento em que, diferentemente dos resumos, você vai expressar o assunto, porém com as suas palavras.

Sendo assim, nessa hora o seu conhecimento será colocado em teste.

Estudo intercalado

Estudo intercalado, como o próprio nome sugere, é uma metodologia em que se intercalam as disciplinas revisadas.

Dessa forma, o seu cérebro não vai cansar e entrar no automático quando estiver estudando, assim você pode absorver o conteúdo melhor.

Explicação

Existem dois métodos muito comuns também que é a autoexplicação, em que a pessoa apresenta para si mesma o assunto que está estudando, muitas vezes, até mesmo gravando o que falar para poder assistir ou ouvir depois.

E o segundo método é baseado em explicar para outra pessoa, o que também é muito comum e pode ajudar no aprendizado do tema.

Com essas dicas de como estudar para o Enem você vai chegar melhor preparado ao exame.

O Centro Universitário Maurício de Nassau, mais conhecido por Uninassau, é uma instituição privada com mais de 23 unidades e que oferece o que há de melhor em diversos cursos superiores. Conheça nossa estrutura e faça já a sua matrícula!

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade