Entre os prováveis temas para redação do Enem, alguns assuntos são destaque, seja pela complexidade ou por se manterem no topo das discussões. O anúncio é feito somente no dia da prova e, até lá, os candidatos devem se preparar, simulando diversas possibilidades.
A redação do Enem tem grande peso na composição geral de pontos e pode determinar o futuro de milhares de estudantes brasileiros. Quanto mais alta a nota, maiores as chances de aprovação e de ingresso em renomadas universidades do país.
Foi pensando nisso que trouxemos neste artigo alguns dos assuntos que podem ser abordados nessa etapa. Continue lendo e veja 17 temas para redação do Enem e como fazer a abordagem para alcançar um bom resultado!
O que pode cair na redação do Enem 2022?
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal forma de ingresso no ensino superior, é dividido em quatro áreas de conhecimento e mais uma redação. O tema é divulgado somente no dia do exame e, até lá, estudantes de todas as partes do país se preparam para ter um excelente desempenho.
Somente a redação tem valor de 1 mil e quem tira a nota máxima ou perto disso, se destaca em meio a tantos concorrentes. O texto deve ser escrito em até 30 linhas e na forma de dissertação argumentativa, o que torna sua produção bastante desafiadora.
Em poucas linhas e tempo entre 1h e 1h30, o candidato precisa compor a estrutura – introdução, desenvolvimento e conclusão – com clareza e fundamento para convencer e encher os olhos dos examinadores.
A correção da redação do Enem é feita por competências, com notas que vão de 0 a 200 pontos, observando critérios específicos:
- competência 1: domínio da escrita formal da Língua Portuguesa;
- competência 2: compreensão da proposta da redação com utilização de conceitos das mais diferentes áreas do conhecimento para desenvolver bem o tema;
- competência 3: seleção, organização e interpretação dos fatos, com argumentos e opiniões que expressam a defesa de um ponto de vista;
- competência 4: conhecimento dos mecanismos linguísticos de argumentação;
- competência 5: proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
Vale dizer que zerar a redação ou obter uma nota baixa, pode comprometer o resultado e deixar o estudante longe da disputa por uma vaga na universidade pública ou bolsa de estudos. A contratação do financiamento estudantil será mais difícil para quem estiver em um lugar distante na lista de aprovados.
A escolha do tema é sigilosa, em uma reunião entre especialistas selecionados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) do Ministério da Educação — uma decisão tomada cerca de seis meses antes da data de realização do exame.
Como não é possível saber o tema com antecedência, é fundamental estar por dentro dos acontecimentos mais importantes do Brasil e do mundo. Os fatos recentes e seus impactos na sociedade costumam fornecer elementos interessantes que sirvam de base para a redação do Enem.
17 assuntos que podem cair na redação do Enem
Para um número pré-determinado de linhas, a sugestão é que a redação seja dividida em quatro parágrafos, sendo um de introdução, dois de desenvolvimento e um de conclusão.
Considerando a regra de um parágrafo para introdução e conclusão, o desenvolvimento tem maior flexibilidade, desde que dividido em uma estrutura que faça sentido.
O mais importante é que na redação do Enem, diante do tema proposto, o candidato seja capaz de analisar o problema para, ao final, apresentar uma proposta de intervenção, com solução para o dilema apresentado.
São muitas as possibilidades de temas para a redação do Enem, o que pode deixar muitos estudantes apreensivos. No entanto, quem estiver atualizado, conhecer a estrutura do texto, além dos principais pontos de abordagem pode se sair bem na redação do Enem.
Para ajudar, trouxemos 17 temas de maior repercussão no Brasil e no mundo, além de sugestões de como você pode desenvolver o assunto na sua redação e emplacar uma excelente nota!
1. Automedicação entre brasileiros
Esse é um comportamento comum no Brasil em cerca de 77% da população, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). O Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade, em parceria com o Datafolha, vai além, revelando que 89% dos brasileiros se automedicam.
São dados relevantes sobre os hábitos da sociedade brasileira em relação à saúde e um dos temas sugestivos para a redação do Enem.
O que pode ser abordado:
- os perigos de se medicar sem recomendação de especialistas;
- as consequências irreversíveis para o organismo do uso indiscriminado de medicamentos;
- os problemas relacionados à fiscalização da venda de medicamentos;
- as soluções para entendimento da importância de somente ingerir medicamentos sob orientação médica.
2. Fake News
O ambiente online pode ser bastante produtivo ou destrutivo, no caso, pelo crescimento desenfreado das Fake News. Veicular uma notícia falsa pode ter consequências graves, especialmente, quando envolve questões capazes de prejudicar toda uma sociedade.
O que pode ser abordado:
- os perigos da divulgação ou compartilhamento de Fake News;
- as formas como as notícias falsas se propagam;
- os principais alvos das Fake News;
- as soluções para combater a disseminação de fake News.
3. Pandemia e vacinação
A pandemia é um tema ainda atual, devido à amplitude das consequências que afetaram o Brasil e o mundo. O assunto permanece em discussão, pois embora os casos de mortes por Covid tenham minimizado, seus efeitos estão presentes na sociedade.
O que pode ser abordado:
- a recuperação da economia pós pandemia;
- os sequelas físicas, emocionais e sociais da pandemia;
- o crescimento do movimento anti vacinas e a volta das doenças;
- as soluções para garantir a vacinação para todos os brasileiros.
4. Agenda 2030 da ONU
A pauta da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) inclui fomentar e estabelecer parcerias globais que permitam erradicar a pobreza e a fome para garantir a dignidade e a igualdade, além do desenvolvimento sustentável no cenário atual do meio ambiente.
O que pode ser abordado:
- o uso desenfreado e irresponsável dos recursos naturais;
- o desmatamento da Amazônia;
- a reposição dos recursos naturais para as gerações futuras;
- as soluções para um desenvolvimento sustentável em um mundo inclusivo e melhor para todos.
5. Desafios do sistema carcerário
A crise penitenciária no Brasil é mais um tema que pode ser cobrado na redação do Enem, a julgar pela urgência de tratativa do problema.
O assunto é polêmico, pois a maioria das penitenciárias do país estão superlotadas e com condições precárias de atendimento — no Brasil atual são mais de 300 pessoas presas para cada 100 mil cidadãos.
O que pode ser abordado:
- a deficiência da preparação dos detentos para a ressocialização;
- as garantias de segurança e dos direitos humanos dos presidiários;
- as facções criminosas inseridas dentro das prisões;
- as soluções para revisão do código penal brasileiro e fim das guerras às drogas.
6. Valorização das profissões do futuro
De acordo com dados do Fórum Econômico Mundial, as profissões do futuro cresceram cerca de 51% até 2021. Entre habilidades e competências os profissionais precisam se preparar para ocupar novos cargos e se manter empregados no mercado de trabalho.
O que pode ser abordado:
- as oportunidades no mercado de trabalho;
- as tendências de valorização profissional nos próximos anos;
- o aumento da procura por profissionais qualificados;
- a preparação das empresas e profissionais para atendimentos de demandas específicas.
7. Direito de pessoas com deficiência
As questões sobre inclusão e direito de pessoas com deficiência na sociedade são cada vez mais debatidas nos últimos anos. A redação do Enem pode manter a necessidade de falar sobre os desafios e soluções que envolvem o problema.
O que pode ser abordado:
- as dificuldades enfrentadas pelos deficientes no Brasil;
- a falta de inclusão no mercado de trabalho;
- os problemas de acessibilidade em locais públicos e privados;
- a valorização do deficiente no Brasil;
- as soluções para conformidade com a Lei de Previdência Social que prevê o direito de pessoas com deficiência.
8. Desafios do trabalho remoto
A pandemia da Covid-19 acelerou a tendência do trabalho remoto ao exigir mudanças nas empresas que adotaram o home office como forma de manter o distanciamento. O modelo ganhou firma e pode ser um tema de redação do Enem pelos desafios enfrentados.
O que pode ser abordado:
- a adaptação do trabalho à distância;
- as dificuldades de gerenciamento das equipes remotas;
- a ausência de uma legislação específica;
- o trabalho híbrido com o fim da pandemia;
- a adequação e equilíbrio do ambiente organizacional remoto priorizando a qualidade de vida.
9. Importância do voto
O voto é um meio pelo qual a sociedade pode participar das transformações sociais escolhendo representantes políticos entre diversos candidatos. Diante da grave crise política brasileira, a escolha consciente é fundamental para um resultado positivo nas urnas em prol da democracia e coletividade.
O que pode ser abordado:
- a representatividade político-democrática por meio do voto;
- as pesquisas de intenção de voto;
- os perigos da prática de compra de votos;
- o modelo eleitoral brasileiro e a credibilidade das urnas;
- a conscientização do voto como instrumento de mudança política.
10. Impactos da diminuição da vacinação infantil
Mesmo com a gratuidade nos postos de saúde da rede pública, a taxa de vacinação infantil é a menor dos últimos 30 anos. A baixa adesão pode estar associada a uma série de fatores, desde a resistência dos pais até os horários limitados de atendimento nos postos de saúde.
O que pode ser abordado:
- o reaparecimento das doenças erradicadas;
- a importância do Programa Nacional de Imunizações (PNI);
- o movimento antivacina e a janela de atraso na vacinação potencializada pelo distanciamento;
- a necessidade de aumento das campanhas educativas nos meios de comunicação.
11. Violência doméstica contra crianças
A constituição brasileira diz que é dever da família, sociedade e estado assegurar para crianças e adolescentes o direito à saúde, alimentação, cultura, dignidade e respeito.
Porém, a realidade é bem diferente e muitas delas sofrem violência dentro de casa — um problema grave, social e recorrente que não surpreenderá se for tema da redação do Enem.
O que pode ser abordado:
- o entendimento do conceito de violência doméstica;
- a exposição precoce de crianças e adolescentes à violência;
- o comprometimento do desenvolvimento físico e mental da criança que sofre violência doméstica;
- o incentivo à denúncia e as ações efetivas de punição aos agressores.
12. Bullying e cyberbullying nas escolas
O bullying escolar se tornou uma prática de ataques frequentes nesse ambiente, abrindo espaço para o cyberbullying e a completa falta de limites físicos, alcançando as vítimas por diversos meios, especialmente as redes sociais e aplicativos de mensagens.
O que pode ser abordado:
- os principais alvos do bullying e do cyberbullying;
- a mudança de comportamento das vítimas;
- os desafios de identificar esse tipo de agressão nas escolas;
- a importância da conscientização dos pais e responsáveis;
- as medidas preventivas de combate ao bullying e ao cyberbullying.
13. Turismo sustentável
O investimento no turismo sustentável defende o equilíbrio entre a preservação do meio ambiente e o atendimento às necessidades do turista. A ideia é deixar os visitantes satisfeitos, gerar emprego e renda, reduzindo os impactos na natureza.
O que pode ser abordado:
- os desafios da reeducação ambiental;
- a importância de investir nesse tipo de turismo no Brasil;
- o respeito ao meio ambiente e exploração dos recursos naturais;
- a gestão e planejamento do turismo amparados nos pilares ambientais, culturais e sociais;
- as propostas de reconexão adequada do indivíduo com o meio ambiente para um desenvolvimento econômico sustentável.
14. Insegurança alimentar
Esse é um forte candidato a tema da redação Enem, devido ao elevado número de pessoas em situação de fome no país. O problema é urgente e leva a discussões sobre causa, efeito e soluções, que envolvem o governo e a sociedade.
O que pode ser abordado:
- a classificação dos três tipos de insegurança alimentar;
- a falta de acesso regular e permanente a alimentos em quantidade e qualidade suficientes;
- o desperdício de alimentos como potencializador da insegurança alimentar;
- o papel do governo no combate à insegurança alimentar e fome no Brasil;
- as ações efetivas de erradicação da fome no país.
15. Guerra na Ucrânia
O conflito entre Rússia e Ucrânia respingou direta e indiretamente em diversos países, levando em conta as relações diplomáticas e comerciais. São muitas as consequências de um embate dessa proporção ocorrido na Europa, levando os responsáveis pelo Enem a considerar o assunto como pauta da redação.
O que pode ser abordado:
- os impactos da guerra no meio ambiente;
- os efeitos econômicos a nível mundial;
- as consequências positivas e negativas para o Brasil;
- a repercussão internacional;
- as ações para restabelecer o respeitos aos direitos humanos.
16. O papel da imprensa na democracia
A imprensa que, de modo geral representada pelo jornalismo, é fundamental em um Estado Democrático de Direito. Por meio dos mais variados veículos e canais de comunicação – rádio, TV, redes sociais, jornais e revistas – sua missão é aumentar o acesso à informação.
Com tantos acontecimentos no Brasil e no mundo, além da disseminação das Fake News, esse pode ser um tema interessante para a redação do Enem.
O que pode ser abordado:
- a função social-democrática da imprensa;
- os desafios da imprensa para manter a democracia;
- os diferentes tipos de comunicação da imprensa com a sociedade;
- a importância da imparcialidade da imprensa brasileira no século XXI.
17. Uso abusivo das tecnologias de informação
A cada dia mais acessível e imprescindível na vida dos brasileiros, os recursos tecnológicos, quando usados em excesso, podem causar problemas. Em plena era digital, as pessoas passam muito tempo conectadas, o que pode afetar a saúde mental.
O que pode ser abordado:
- o impacto digital no aprendizado e desempenho escolar;
- o distanciamento nas relações não virtuais;
- a superexposição da intimidade nas redes sociais;
- os crimes virtuais;
- as ações de conscientização e combate à dependência virtual.
Como você viu, são muitos os temas para a redação do Enem e todos dessa lista, com uma abordagem atual e relevante. Por isso, se manter atualizado sobre os acontecimentos recentes é a melhor estratégia para ter sucesso nessa etapa.
Embora com um viés diferente de análise, os assuntos têm em comum a estrutura e o direcionamento para um problema. O desenvolvimento e a conclusão devem levar o raciocínio a um desfecho de intervenção com proposta de soluções para toda uma sociedade.
Gostou do post? Que tal aproveitar e saber como usar a nota do Enem para conquistar aquela tão sonhada vaga na Universidade!
Outras dúvidas sobre redação do Enem que podem ajudar
- Que dia é a redação do Enem 2022?
A prova do Enem 2022 será aplicada em dois domingos, sendo a redação programada para o primeiro dia, 13 de novembro.
- Como deve ser feita a redação do Enem?
A estrutura se divide em introdução, desenvolvimento e conclusão, sendo um parágrafo no início e outro no final, com obrigatoriedade de no mínimo 7 linhas e máximo de 30 linhas.
- O que é uma boa nota na redação do Enem?
Em uma escala de 1 mil, 600 pontos é considerada uma boa nota na redação do Enem. Acima dos 800 pontos as chances são ainda mais altas de ficar entre os primeiros colocados e ter prioridade no curso e universidade dos sonhos.