O início da carreira profissional pode ser um grande desafio para os jovens, principalmente por não ter experiência. Muitos estudantes se questionam sobre a falta de oportunidade para estágio ou mesmo as dificuldades para conseguir o primeiro emprego.
Se você tem muitas dúvidas e deseja ingressar no mercado de trabalho, fique tranquilo. A seguir, veja como você pode conseguir sua primeira oportunidade no ambiente profissional e algumas dicas para orienta-lo na sua carreira. Boa leitura!
Qual a importância do primeiro emprego?
Seu primeiro emprego, seja um estágio ou em período integral, é importante por vários motivos. Ele determina sua trajetória de carreira e pode prepará-lo para o seu sucesso profissional.
Os diferentes aspectos a considerar em seu primeiro emprego permite que você tome uma decisão melhor sobre quais oportunidades seguir.
O trabalho que você exercer irá contribuir para que se especialize em uma determinada área, adquirindo um conjunto específico de habilidades.
Ter uma ideia de que tipo de trabalho você quer fazer determina quais tipos de habilidades você adquirirá com o tempo. Certifique-se de que essas são as habilidades que você deseja desenvolver.
Por exemplo, se você optar por assumir uma função de vendas, aprenderá sobre técnicas de vendas e desenvolverá determinados conjuntos de competências.
Com o tempo, você saberá se este é o trabalho para você. Além disso, é muito importante considerar a sua vocação profissional para não se tornar insatisfeito com a área escolhida.
Como conhecer o mercado de trabalho?
Para construir um plano de carreira sólido e encontrar o primeiro emprego, você precisará fazer parte do mercado de trabalho.
O seu plano só pode ser bem-sucedido se a economia oferecer os empregos que você almeja e se o seu perfil corresponder aos critérios associados a essas oportunidades.
Por isso, é muito importante conhecer o mercado de trabalho antes de se tornar parte integrante dele. A seguir, trouxemos algumas dicas essenciais. Confira!
1. Questione as experiências de amigos e familiares
Os familiares e amigos podem se tornar grandes aliados para você conseguir o seu primeiro emprego. Basta perguntar para eles sobre como está a situação atual no setor onde trabalham.
Além de fortalecer laços, essa interação é muito importante para guiar você no mercado de trabalho, de modo que você possa situar quais são as melhores oportunidades que combinam com o seu perfil.
É possível também conseguir alguma indicação caso sua família ou amigos consigam trazer você para a empresa em que eles trabalham.
Isso acaba tornando-se uma forma de networking mais eficaz por converter a proximidade das relações afetivas em oportunidades profissionais.
2. Realize trabalhos voluntários
Você também pode buscar uma experiência para adicionar ao currículo por meio de um trabalho voluntário.
Esse item é um dos mais procurados pelos recrutadores das empresas, observando o seu esforço em querer trabalhar, por exemplo.
Além disso, muitos trabalhos voluntários oferecem remuneração em alguns casos, o que pode ser muito interessante para quem busca uma renda imediata.
Outra vantagem é conseguir transformar esse trabalho voluntário em uma contratação efetiva.
Se demonstrar que o seu perfil é o que a empresa procura, quando alguma oportunidade de vaga surgir, com certeza ela irá se lembrar de você.
3. Busque por vagas temporárias
A procura de emprego pode ser frustrante, pois dependendo do mercado de trabalho em seu setor-alvo, pode levar vários meses até que você encontre exatamente o que está procurando.
Enquanto isso, você deve considerar assumir uma posição temporária. Um emprego temporário nem sempre parece a coisa mais prestigiosa do mundo, mas com certeza pode ajudar você a ter mais visibilidade e adquirir novas habilidades profissionais.
Se você trabalhar muito, poderá encontrar uma função de nicho para si mesmo, e tornar-se especialmente indispensável para seus colegas de trabalho.
Assuma uma atitude proativa e ofereça-se para assumir responsabilidades adicionais. Algumas empresas até usam cargos temporários como uma forma de testar funcionários em potencial.
Pensando nisso, dê o seu melhor, pois as suas chances de ser integrado ao quadro de funcionários da empresa podem aumentar consideravelmente.
4. Faça pequenos trabalhos próprios
Se você desenvolve algum trabalho próprio como artesanato, culinária ou até mesmo serviços na internet, pense em como você pode lucrar com eles.
Essas podem ser alternativas de ganhar uma renda extra na medida que você continua sua busca pelo emprego dos seus sonhos.
Dependendo do trabalho que você exercer, é possível precificar bastante e lucrar com isso, ou seja, transforme algo que você sabe fazer de forma autônoma em um possível modelo de negócio.
Como conseguir o primeiro emprego?
Ingressar no mercado de trabalho é algo desafiador, mas pode se tornar mais fácil se você aplicar algumas técnicas simples para sair na frente dos concorrentes. A seguir, detalhamos 7 dicas práticas que podem te ajudar. Confira!
1. Busque capacitação
Outro ponto muito importante para conseguir o primeiro emprego é sempre se capacitar dentro da sua área de atuação.
Por mais que você ainda não saiba em que área de trabalho irá construir a sua carreira profissional, fazer cursos, participar de seminários e eventos são boas formas de ampliar o seu conhecimento e ter o diferencial buscado por várias empresas.
Assim você conseguirá entender como é a rotina de um profissional, além de fortalecer o seu currículo. Nesses eventos e cursos, é possível criar uma rede de contatos e ser lembrado em casos de novas vagas.
Dentro de uma entrevista, contar a experiência de um curso de extensão pode te ajudar a ser valorizado pelo entrevistador, levando em consideração o que você aprendeu.
Existem diversas opções de cursos online e gratuitos na internet com conteúdos incríveis que poderão agregar muito ao seu currículo.
2. Faça um currículo atrativo
Essa é uma das melhores maneiras de se destacar durante o processo seletivo. Certifique-se de colocar as experiências que tenham conexão com a vaga oferecida.
O entrevistador vai precisar saber mais sobre as habilidades que poderão agregar na empresa, bem como as suas competências e quaisquer experiência que tenha.
Seja atencioso no momento em que for preparar o seu currículo. Coloque as informações verdadeiras, se atente aos erros de português e de digitação, além de checar se os dados de contato estão corretos.
Isso é extremamente importante para conseguir o primeiro emprego. Dentro de um processo seletivo, o entrevistador vai querer te conhecer melhor, saber das suas habilidades, defeitos e qualidades.
Com isso, comece a entender mais suas dificuldades, seus pontos positivos, negativos, seus objetivos e como você se enxerga dentro de uma equipe.
3. Tente começar por um estágio
Muitos empregadores que oferecem estágios o fazem como uma forma de testar e recrutar novos funcionários em tempo integral.
Embora os estágios sejam uma forma de os alunos ganharem experiência e aprenderem mais sobre um campo de carreira específico, eles também são uma forma de as organizações experimentarem a capacidade e o desempenho profissional dos jovens estudantes.
Vale mencionar que o estágio permite que uma empresa decida como o estagiário se encaixará na cultura geral da organização.
Por isso, essa é uma ótima porta de entrada para ingressar no mercado de trabalho, principalmente porque as relações que você desenvolver durante sua experiência de estágio também farão parte de sua carreira, sendo bastante útil para ganhar reconhecimento profissional.
4. Procure a orientação de sua faculdade
Muitos alunos de graduação, mesmo aqueles que já escolheram uma especialização, buscam orientação profissional enquanto frequentam a universidade, Felizmente, existem muitos recursos para os estudantes universitários utilizarem.
De consultores acadêmicos a centros de aconselhamento de carreira, a maioria das faculdades e universidades oferecem serviços sobre orientação de carreira no campus e polos de ensino.
Além disso, os estudantes universitários podem aproveitar a tecnologia de hoje para encontrar uma ampla gama de recursos de orientação profissional online.
É importante destacar também que a própria instituição de ensino superior tem convênio com empresas que auxiliam o aluno a participar de programas de estágio, por isso, e dependendo do curso, é possível ingressar no mercado de trabalho ainda no primeiro ano de graduação.
5. Se inscreva em vagas com menores exigências
A concorrência no mercado de trabalho é muito alta e, quando se trata de conseguir o primeiro emprego, a luta por uma vaga torna-se ainda mais difícil.
Nesse caso, priorize vagas que tenham concorrência menor e que sejam menos exigentes, ou seja, você não pode concorrer a uma vaga de nível sênior se você ainda tem um perfil de júnior,
Muitas empresas tem os processos seletivos já segmentados pensando na faixa etária e nas experiências de cada candidato, portanto, reconheça as suas limitações e aplique sua candidatura em vagas menos exigentes.
Essa escolha facilita seu ingresso no mercado de trabalho, e depois que você alcançar bastante experiência, pode participar de processos seletivos mais compatíveis com o seu perfil profissional.
6. Marque entrevistas com mais de uma empresa
Muitos candidatos, principalmente os que têm pouca experiência, acham que é um erro ou até antiético participar de mais de uma entrevista de emprego.
Em primeiro lugar, você precisa entender que se não assinou contrato com nenhuma empresa ainda, você está comprometido primeiramente com a vaga que for mais interessante para você.
Além disso, essa é uma oportunidade para abrir o leque de possibilidades, filtrando vagas mais compatíveis com suas experiências profissionais.
De modo geral, você deseja aprender tudo o que há para saber sobre cada oportunidade, para poder realizar uma análise comparativa com informações completas.
Se você está procurando por um salário maior, um horário flexível ou um conjunto diferente de responsabilidades, basta comparar as vagas para ajudar na sua tomada de decisão.
7. Se prepare bem para as entrevistas
Outra dica valiosa de como conseguir o primeiro emprego é estudar bem a empresa e o cargo que ela está selecionando.
Se preparar para a entrevista de emprego é um dos pontos chave para conseguir ser aprovado na seleção. Você pode fazer algumas simulações com amigos que já tenham passado por isso ou procurar profissionais para te ajudar.
Dessa forma, você consegue avaliar quais erros está cometendo e como você se comunica. O objetivo é sempre passar uma mensagem positiva para o entrevistador, e com isso, ajustar esses detalhes e buscar melhorias.
Outra dica essencial é pesquisar mais sobre a empresa antes de participar da entrevista, entendendo qual a missão dela, como atua no mercado e quais os principais serviços que ela oferece.
Com essas informações em mãos, você evita alguns tipos de perguntas óbvias, evitando passar uma impressão de candidato desinteressado.
Agora que você já sabe como conseguir o primeiro emprego, a importância de ingressar no mercado de trabalho, incluindo dicas para tornar esse processo mais simples, aproveite e compartilhe esse artigo com seus amigos nas redes sociais para que eles também possam conhecer nossas orientações!