Como conseguir o primeiro emprego? Veja 6 dicas!

Se você não tem experiência no mercado de trabalho e não sabe como conseguir o primeiro emprego, fique tranquilo, pois iremos te ajudar!

Se você não tem experiência no mercado de trabalho e não sabe como conseguir o primeiro emprego, fique tranquilo, pois iremos te ajudar!

O início da carreira profissional pode ser um grande desafio para os jovens, principalmente por não ter experiência. 

Muitos se questionam sobre a falta de oportunidade para estágio ou mesmo um primeiro emprego.

Aprender a criar um bom currículo, estudar sobre a empresa e o cargo que deseja buscar e ainda fazer cursos são algumas das medidas essenciais para conseguir se destacar.

Desta vez, nosso foco aqui na Uninassau é destacar algumas formas de como conseguir o primeiro emprego para que o seu objetivo seja alcançado.
Leia também: Quais são as profissões do futuro?

Mesmo sendo uma tarefa desafiadora, existem maneiras de colocar em prática as melhores estratégias e conseguir o primeiro emprego.
Dessa forma, abaixo vamos pontuar algumas coisas que você pode fazer para aumentar as chances de ser contratado. Boa leitura!

1. Comece pelo trabalho voluntário ou temporário

Entre as dicas de como conseguir o primeiro emprego, você pode buscar uma experiência para adicionar ao currículo por meio de um trabalho voluntário.

Esse item é um dos mais procurados pelos entrevistadores das empresas, observando o seu esforço em querer trabalhar, por exemplo.

Além disso, muitos trabalhos voluntários ou temporários oferecem remuneração em alguns casos, o que pode ser muito interessante para quem busca uma renda imediata.

Outra vantagem é conseguir transformar esse trabalho voluntário em uma contratação efetiva.

Se demonstrar que o seu perfil é o que a empresa procura, quando alguma oportunidade de vaga surgir, com certeza irá se lembrar de você.

2. Busque capacitação

Outro ponto muito importante para conseguir o primeiro emprego é sempre se capacitar dentro da sua área de atuação. 

Por mais que você ainda não saiba em que área irá construir a sua carreira profissional, fazer cursos, participar de seminários e eventos são boas formas de ampliar o seu conhecimento e ter o diferencial buscado por várias empresas.

Assim você conseguirá entender como é a rotina de um profissional, além de fortalecer o seu currículo. Nesses eventos e cursos, é possível criar uma rede de contatos e ser lembrado em casos de novas vagas.

Dentro de uma entrevista, contar a experiência de um curso de extensão pode te ajudar a ser valorizado pelo entrevistador, levando em consideração o que você aprendeu.

Existem diversas opções de cursos online e gratuitos na internet com conteúdos incríveis que poderão agregar muito ao seu currículo.

3. Tenha autoconhecimento

Isso é extremamente importante para conseguir o primeiro emprego. Dentro de um processo seletivo, o entrevistador vai querer te conhecer melhor, saber das suas habilidades, defeitos e qualidades.

Além disso, quando você se conhece, conseguirá passar para o recrutador como geralmente lida com algumas situações do dia a dia que poderão acontecer dentro do ambiente de trabalho.

Com isso, comece a entender mais suas dificuldades, seus pontos positivos, negativos, seus objetivos e como você se enxerga dentro de uma equipe.

Dessa forma, você vai conseguir ser mais honesto durante a entrevista, e deixar claro tudo o que pode oferecer para a empresa, contribuindo para o seu crescimento.

4. Se prepare para a entrevista

Outra dica valiosa de como conseguir o primeiro emprego é estudar bem a empresa e o cargo que ela está selecionando.

Se preparar para a entrevista é um dos pontos chave para conseguir ser aprovado na seleção. Você pode fazer algumas simulações com amigos que já tenham passado por isso ou procurar profissionais para te ajudar.

Dessa forma, você consegue avaliar quais erros está cometendo e como você se comunica. O objetivo é sempre passar uma mensagem positiva para o entrevistador, e com isso, ajustar esses detalhes é muito importante.

Outra dica essencial é pesquisar mais sobre a empresa antes de participar da entrevista, entendendo qual a missão dela, como atua no mercado e quais os principais serviços que ela oferece.

Com essas informações em mãos, você evita alguns tipos de perguntas óbvias, evitando passar uma impressão de candidato desinteressado.

5. Seja educado

Desde o seu primeiro contato com a empresa, por meio da entrega do currículo, por exemplo, mostre que você é educado.

Tratar todos com educação não é querer agradar o entrevistador, mas sim se portar de maneira correta e saber conversar.

Nesse sentido. procure sempre tratar as pessoas com respeito, não tente forçar intimidade com quem você não conhece e não discuta sobre assuntos polêmicos durante uma entrevista de emprego. Além de saber se portar, sempre seja pontual nos seus compromissos para cumprir com o combinado. Quando chega atrasado em uma entrevista de emprego, você poderá perder a chance de participar das demais etapas do processo seletivo.

6. Prepare o seu currículo

Encerrando as nossas orientações de como conseguir o primeiro emprego, a dica é que você personalize seu currículo de acordo com a vaga oferecida.

Essa é uma das melhores maneiras de se destacar durante o processo seletivo. Você não precisa colocar as experiências que não tenham conexão com a vaga oferecida.

O entrevistador vai precisar saber mais sobre as habilidades que você possui que poderão agregar na empresa em questão, bem como as suas competências e quaisquer experiência que tenha.

Tenha atenção no momento em que for preparar o seu currículo. Coloque as informações verdadeiras, se atente aos erros de português e de digitação, além de checar se os dados de contato estão corretos.

Colocando em prática essas técnicas de como conseguir o primeiro emprego, as suas chances vão aumentar.

Banner para artigo Ebook Curriculo Uninassau 1280 x 340 px | Como conseguir o primeiro emprego?

Se qualifique e busque se especializar para atender aos requisitos da vaga e colherá os resultados do seu esforço!

Outra forma de conseguir uma primeira oportunidade profissional é iniciar uma graduação, já que diversas áreas permitem estágio no primeiro ano.

Consulte aqui as turmas com vagas abertas e faça já a sua matrícula!
O Centro Universitário Maurício de Nassau, mais conhecido por Uninassau, é uma instituição privada com mais de 23 unidades e que oferece o que há de melhor em diversos cursos superiores. Conheça nossa estrutura e faça já a sua matrícula!

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade