Como começar uma redação: guia completo

Neste artigo, aprenda de uma vez por todas como começar uma redação e desenvolver um texto bem redigido. Confira!

A introdução do texto é a parte mais importante, um determinante para os leitores se eles vão lê-lo até o final. É por isso que todo aluno deve saber como começar uma redação.  

Não existe um modelo universal de introdução, mas muitos professores e acadêmicos sugerem abrir o texto com um gancho seguido de informações básicas que digam respeito à ideia principal para atualizar os leitores.  

Em seguida, mencionar porque o tópico em discussão é tão crucial e terminar com uma declaração de tese discutível. 

Pensando nisso, aprofundamos essas dicas nesse guia completo para que você domine todos esses elementos introdutórios. Boa leitura! 

Comece com noções básicas de Redação

Se você passou algum tempo com alguém mais experiente, provavelmente já ouviu que existem muitas maneiras de atingir um determinado objetivo.  

A mesma ideologia pode ser aplicada para escrever uma redação.  

Na verdade, existem mais de uma dúzia de tipos diferentes de redação, a maioria dos quais pode ser agrupada nessas categorias principais: 

  • Narrativa 
  • Descritiva
  • Expositiva 
  • Persuasiva 

Assim como existem vários tipos de redação, também existem várias maneiras e etapas que determinam como começar uma redação.  

A estrutura de redação como uma parte a ser preenchida com recheio é usada com muita frequência.  

Retratado em formato de sanduíche, o parágrafo final é simplesmente uma reiteração da declaração introdutória. As informações mais pertinentes são colocadas na seção do corpo.  

Dessa forma, pense na introdução e na conclusão como pães de sanduiche e o recheio representa fatos e declarações cruciais encontrados nos parágrafos do corpo. 

Princípios para entender como começar uma redação

Antes de começar uma redação, é necessário criar um esboço como um roteiro do que você vai escrever.  

Isso ajuda não apenas a manter o tópico e a organizar os pensamentos, mas também a garantir que eles toquem em todos os elementos-chave e sigam a intenção correta ao transmitir sua mensagem. 

Aqui está um exemplo de um esboço de redação: 

  • Selecione o tema do ensaio e dois ou três títulos possíveis; 
  • Desenvolva uma tese ou ponto principal que você está transmitindo; 
  • Crie uma estrutura para introdução, corpo e conclusão. 
  • Parágrafo introdutório: O que é gancho para um ensaio? O que é tese? Como isso corresponde às informações encontradas no corpo? 
  • Corpo (geralmente tem três partes): Qual é o ponto principal do parágrafo? O que é informação de suporte? O que é conclusão? 
  • Conclusão: Revise os pontos principais em cada parágrafo. Reiterar a tese. Desenvolva uma declaração de encerramento. 

Assim que você pegar uma ideia, você pode continuar lendo sobre como começar uma redação

Desenvolva sua redação corretamente

Desde já, agora que você determinou seu tópico e pontos chaves, é hora de criar sua redação.  

Pode surpreender que, quando se trata de ensaios e outros trabalhos acadêmicos, possa realmente ser um benefício escrever o corpo antes de começar com uma introdução.  

Por que então? Essa técnica permite desenvolver uma melhor compreensão do conteúdo, apoiar os fatos, criar uma introdução que fortaleça o argumento e desperte o interesse dos leitores, atraindo-os para o corpo do artigo.  

Além disso, considere iniciar uma redação antes do prazo para que haja mais tempo para compor e revisar tudo.  

Se você não tiver certeza de que vai lidar com o tempo ou se o esboço completo está correto, peça ajuda a um profissional.  

Existe muitos professores especialistas em redação de textos de diversos gêneros que estão sempre prontos para ajudar os alunos. 

Como começar uma redação com facilidade

O objetivo de uma introdução é atrair a atenção dos leitores e estabelecer as bases para um próximo argumento.  

Nesse sentido, uma introdução sólida deve ser vista como uma primeira impressão significativa.  

Considere uma introdução que está repleta de palavras com erros ortográficos ou que é uma confusão de informações desorganizadas. Ninguém gostaria de continuar a leitura do texto completo.  

O objetivo do parágrafo introdutório não é apenas envolver o público, mas também apresentar pontos de vista ou argumentos sobre o tópico da discussão. Existem maneiras interessantes de estruturar o início do artigo. 

De modo geral, conheça o tipo de redação em que você está trabalhando, pois cada uma tem uma estrutura, tom e intenção diferentes.  

Recapitule o argumento para uma redação persuasiva, seja marcante na escrita criativa, permaneça clínico em ensaios científicos ou técnicos, forneça informações sobre ambos os objetos para comparação e contraste. 

Defina um tom. Conheça o seu público e descubra a forma mais adequada de apresentar as informações. Decida se o tom será formal ou informal, amigável ou rigoroso, descritivo ou informativo.  

Se tentar persuadir alguém, soe assertivo e confiante, falando sobre o emprego dos seus sonhos, seja mais solto e amigável. 

Comece com um gancho. Antes de fazer sua tese, o texto deve começar com um gancho que cause qualquer emoção ou faça uma pergunta.  

Qual é o melhor gancho para a redação? Podem ser estatísticas que chamam a atenção ou citações relacionadas ao tópico. A dica aqui é para que você seja criativo com o propósito de colocar-se no lugar do leitor. 

Tipos de ganchos

Aqui estão alguns exemplos básicos de ganchos que você pode usar como inspiração enquanto trabalha em suas próprias ideias: 

  • Pergunta interessante; 
  • Declaração ou Declaração Forte; 
  • Fato Histórico; 
  • Estatísticas ou Dados Científicos; 
  • Metáfora ou Símile 
  • Curta história cativante 
  • Descrição do objeto/assunto

Forneça antecedentes relevantes. Considere a possibilidade de que seu leitor não esteja familiarizado com o tópico ou evento e precise de um alerta.  

Desse modo, apresente algum contexto como um breve resumo. Comece com um pensamento amplo e reduza-o gradualmente, até abordar seu tópico. 

Além disso, inclua apenas informações relevantes. Aliás, não escreva sobre coisas que você não tem certeza, não invente informações. Se os dados estiverem incluídos, cite a fonte. Isso ajuda a aumentar a confiança e sua proficiência aos olhos do leitor. 

Ao mesmo tempo, evite clichês. Não é recomendado iniciar uma redação com uma citação direta, definição do termo ou pergunta retórica. É desatualizado e chato, provavelmente fará com que seu leitor se desligue. 

Nesse sentido, prossiga com a tese. Deve ser claro, conciso e idealmente não mais do que uma explicação de uma única frase de onde você está no tópico da redação.  

Dessa forma, forneça um esboço de exemplos que apoiarão a tese ao longo do restante do artigo. Este esboço ajuda a entender melhor do que se trata a redação. 

Portanto, a frase final deve ajudar a guiar os leitores para a primeira parte do corpo. Ou seja, a maioria dos parágrafos introdutórios não deve ter mais de três ou quatro frases.  

Estratégias de redação que você deve conhecer

A princípio, existem várias maneiras de como começar uma redação e completar uma introdução. Todos os recursos são diferentes e cabe a você identificar qual estratégia escolher e implementar com sucesso em seu texto.  

Você pode experimentar cada uma delas e, em seguida, selecionar aquela que funciona melhor para você e seu estilo de escrita. 

Em seguida, escreva sua introdução por último. Sim, a introdução é muito importante e você pode deixar algum espaço para depois. Muito provavelmente, argumentos e ideias em uma redação podem mudar enquanto você a compõe.  

Ademais, para criar uma introdução adequada e relevante, certifique-se de que o texto seja adequado e complete-a por último. 

Além disso, faça um brainstorm de ideias. Complete várias introduções se você não tiver certeza de qual é a melhor.  

Posteriormente, faça um brainstorming de alguns tópicos, argumentos, procure fontes para apoiar a sua tese. Após a pesquisa, selecione uma introdução que você acha que funciona melhor. 

Logo após, revise seu texto. Claro, você pode começar sua redação com uma introdução, mas no final pode acontecer de não ser mais relevante ou adequado.  

Não há problema em voltar e revisar o primeiro parágrafo. Basicamente, você pode fazer edições a qualquer momento da escrita, portanto, não pense em sua primeira variante como a final. 

Nesse sentido, reúna opiniões. Apresente sua introdução para amigos ou familiares. Ao lê-lo em voz alta, observe suas reações. Eles entendem o seu ponto? Eles estão entediados? Peça conselhos, o que não é apropriado ou o que está faltando.  

Portanto, como opção, compartilhe com pessoas que trabalham diariamente redigindo textos ou peça ao professor para dar uma olhada no seu rascunho. Isso só vai aumentar a sua credibilidade e interesse aos olhos deles! 

Gostou desse artigo? Aproveite e compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade