Colação de grau: conheça os principais aspectos que envolvem esse evento e sua importância!

A colação de grau é um momento especial para os alunos, sendo a confirmação do sucesso obtido após os desafios do período acadêmico. Confira todo os detalhes dessa cerimônia, a seguir!

Com o fim do ano chegando, alguns alunos estão prestes a se formar e encerrar seu ciclo no ensino superior, obtendo o tão sonhado diploma da faculdade. E esse momento também é marcado por um evento muito aguardado por quem passou por todos os desse período: a colação de grau. 

A seguir, reunimos algumas informações essenciais para explicar melhor o que é, como funciona e o que você pode esperar dessa solenidade. Boa leitura!

O que é colação de grau?

A colação de grau é uma cerimônia de formatura de ensino superior, que tem como objetivo homenagear os alunos que cumpriram com sucesso os requisitos acadêmicos e extracurriculares para conclusão do curso. 

A solenidade acontece num local público no qual os formandos recebem seus diplomas, marcando sua formatura oficial na graduação ou em cursos de pós-graduação stricto sensu: mestrado e doutorado.

Como funciona a colação de grau

A colação de grau tem alguns fundamentos que se repetem numa espécie de ritual acadêmico. A seguir, detalhamos as principais etapas dessa cerimônia para você se preparar melhor no dia. Confira!

Vestindo a roupa para colação de grau

De modo geral, você começará o dia vestindo a roupa oficial da colação de grau, que consiste na sua beca de formatura e no capelo. 

Haverá membros da equipe de organização de eventos disponíveis no dia para ajudá-lo a colocar essa vestimenta e garantir que você esteja confortável. 

Se você perceber que alugou a roupa com o tamanho errado, não se preocupe, pois a empresa de aluguel de becas geralmente tem peças reservas em tamanhos diferentes, além de estar à disposição para ajudá-lo. 

Sentando-se no local da cerimônia

Depois que todos colocarem seus trajes de colação de grau, você será conduzido para o local da cerimônia de formatura, com os seus colegas e pessoas que convidou. Assim que chegar, você se separa de seus convidados e se junta aos seus companheiros de turma. 

Os planejadores do evento de colação de grau elaboram um plano para levar todos à sala da cerimônia de forma rápida e eficiente. Também haverá funcionários à disposição para ajudá-lo a encontrar seu assento. 

Dependendo da sua universidade, você estará sentado com seus colegas de curso, às vezes em ordem alfabética. Os seus convidados também serão ajudados a encontrar seus lugares.

Procissão acadêmica de boas-vindas

No início da cerimônia, haverá uma procissão acadêmica. Isso dura cerca de 15 a 20 minutos. 

Professores e funcionários acadêmicos, alguns dos quais você reconhecerá, subirão ao palco. Eles também estarão vestidos com trajes adequados. 

Os graduandos ficarão de pé enquanto esses docentes e funcionários homenageados sobem ao palco e ocupam seus lugares.   

Em seguida, você é convidado a ocupar seu lugar novamente e será recebido pelo reitor ou presidente do conselho acadêmico. 

Esse momento é de muita solenidade e pode haver alguns outros discursos e menções notáveis com muitas reverências.

Entrega dos diplomas

Depois da entrada dos professores homenageados, cada graduando será chamado ao palco, um por um. Isso é feito de forma muito coordenada, com membros da equipe por perto para garantir que tudo corra bem. 

Quando seu nome e classificação de grau forem chamados, você atravessará o palco para apertar a mão do Reitor. 

Depois, receberá um canudo que representa um porta diploma (geralmente, você receberá seu diploma autêntico antes ou depois dessa cerimônia). 

Algumas universidades tiram fotos de cada graduado apertando a mão do Reitor, isso vai depender da organização cerimonial da instituição de ensino. 

Depois dessas etapas, você voltará ao seu lugar para aproveitar o restante da cerimônia. Após a entrega dos diplomas, pode haver mais alguns discursos antes do encerramento da colação de grau.

Componentes da colação de grau solene

Os componentes da colação de grau são figuras muito importantes para compor a mesa de honra da cerimônia e conduzir a solenidade. Veja, a seguir, como são denominados e quais as suas funções na hora do evento!

Paraninfo

Paraninfo é um professor que, além de despertar carisma entre os alunos, tem reputação entre a comunidade cientifica e o ambiente acadêmico. 

Este docente é escolhido não apenas como professor, mas é reconhecido também como mestre. Cabe aos próprios formandos escolher quem será o paraninfo de cada turma, que se tornará o padrinho coletivo. 

Nas cerimônias conjuntas, apenas um paraninfo faz o discurso em nome de todos os cursos que estão participando da colação de grau. 

Patrono

Patrono da turma é alguém importante para um futuro profissional que está se formando e que, geralmente, contribui financeiramente para a formatura. 

No entanto, esse homenageado não discursa na cerimônia de colação de grau. Além disso, as escolhas dos patronos também são feitas pelos alunos.

Orador da Turma

Os graduandos de cada turma escolherão seus oradores para ser o palestrante. É responsabilidade do orador preparar um discurso compatível com a importância da cerimônia, abrangendo todas os aspectos solenes. 

Na solenidade conjunta, apenas um aluno palestrante fala em nome de todos os cursos, embora isso possa sofrer alterações conforme as diretrizes da própria instituição de ensino superior.

Vale destacar que um bom discurso deve ser conciso, calmo e objetivo. Sua duração não deve exceder 15 minutos. Os palestrantes devem lembrar que a formatura é um ato solene caracterizado pelo fim de uma longa jornada.

Juramentista

Os graduandos escolhem, dentre eles, um aluno responsável por subir no palco e pronunciar o juramento do curso.

Os demais formandos repetem o discurso na medida que o juramentista fizer as pausas previstas ao longo do juramento.

Aluno que recebe o grau

Os estudantes devem escolher dentre eles um aluno que será o representante da turma para receber o grau concedido pelo reitor da universidade.

Somente um aluno recebe o grau em nome de todos, principalmente em casos de colação de grau conjuntas, que contam com mais de um curso e muitos estudantes se formando ao mesmo tempo.

Aluno que recebe a láurea

Este é um reconhecimento ao desempenho acadêmico, dado aos alunos de graduação que demonstraram excelência ao longo de sua formação. 

A Láurea significa coroa, e geralmente é concedida ao final de um curso, na forma de um certificado, e entregue na colação de grau.

Qual a importância da colação de grau?

A participação na colação de grau é importante e obrigatória. Sem ela, o formando não pode realizar o procedimento de emissão do diploma mediante a sua universidade.

Além disso, esse é um momento para relembrar sua trajetória acadêmica, confraternizar com seus colegas de classe e sua família.

Tenha em mente que essa ocasião é especial e fica marcada na sua formação acadêmica, pois é o encerramento de um ciclo com toda solenidade que um aluno de ensino superior merece.

Quais são os requisitos para participar da colação de grau?

Faz jus ao recebimento de grau acadêmico e ao correspondente diploma o aluno regular que concluir curso de graduação com observância das normas legais pertinentes.

Isso significa que o estudante deve concluir todas as disciplinas da grade curricular, apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e não apresentar nenhuma pendência em atividades extracurriculares.

A colação de grau acontece, necessariamente, mediante solicitação formal do próprio aluno concluinte. 

Esse pedido deve ser protocolado pelo interessado em no mínimo 6 meses antes da conclusão do curso, na época prevista em Calendário Acadêmico e conforme as disposições preliminares da universidade.

Agora que você já sabe o que é colação de grau, como funciona essa cerimônia e os principais fatores envolvidos, compartilhe esse post nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essas informações!

Outras dúvidas sobre colação de grau que podem ajudar

  1. Qual a diferença de formatura e colação de grau?

    Diferente da colação, a formatura não é um evento obrigatório e tem um teor mais comemorativo e menos solene e formal. Fica a cargo dos formandos decidir por realizar uma festa de formatura ou não.

  2. O que o aluno faz na colação de grau?

    Na colação de grau, o aluno concluinte recebe um diploma, na maioria das vezes simbólico, representando e certificando todas as suas competências dentro de uma determinada área do conhecimento.

  3. Tem que pagar colação de grau?

    Não. Esse é um evento gratuito que fica sob inteira responsabilidade da universidade arcar com custos relacionados a organização da cerimônia.

  4. O que acontece se não participar da colação de grau?

    O estudante fica impedido de emitir o diploma no departamento do curso da sua instituição de ensino superior. Por isso, a colação de grau deve ser considerada como parte essencial da conclusão do curso.

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade