Descubra o que é TCC e como fazer para impressionar a banca!

Você realmente sabe o que é TCC? Neste artigo, tiramos as suas dúvidas e trouxemos dicas incríveis. Confira!

Todos os estudantes do ensino superior já se perguntaram em algum momento o que é TCC. Além disso, surge a seguinte dúvida quando os alunos se deparam com esse tema: como fazer um TCC? 

O TCC é uma das etapas mais importantes do término da graduação, pois é o momento que os estudantes precisam se preparar para concluir o curso.  

No entanto, os desafios da ABNT e todo rigor científico que envolve esse trabalho podem causar inseguranças aos estudantes menos experientes. 

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para descomplicar esse assunto e te passar todas as instruções que você precisa saber. 

Ficou interessado? Então, confira agora mesmo as principais informações que trouxemos para você fazer sucesso no seu TCC. Boa leitura! 

O que é TCC?

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) representa o final do ciclo dos alunos de graduação. Como o próprio nome sugere, consiste num projeto realizado para o estudante obter o título de graduado. 

Além disso, o TCC é submetido à avaliação de uma banca examinadora, composta por professores da instituição de ensino e convidado externo. 

Essa banca examinadora fica responsável pela aprovação do trabalho, aliás, é necessário que o aluno apresente o TCC para os componentes da banca. 

Nesse sentido, além da elaboração do projeto, o estudante precisa se preparar para apresentação desse TCC. Isso porque a banca também avalia os argumentos para defesa do trabalho e o domínio do aluno sobre o tema. 

Por isso, o TCC está dividido em duas etapas principais: desenvolvimento do projeto e apresentação do trabalho. Portanto, entender o que é TCC abrange esses fatores e o domínio do estudante sobre o tema de pesquisa. 

Quais os tipos de TCC?

Em relação aos tipos de TCC, vale destacar, primeiramente, que os modelos exigidos dependem da instituição de ensino e dos departamentos dos cursos. 

No entanto, existe modelos que são bastante comuns, considerados padrões pela comunidade acadêmica. 

Nesse sentido, listamos a seguir os principais tipos de TCC que são exigidos na maioria das universidades. Confira: 

  • Monografia; 
  • Projetos experimentais; 
  • Estudos de caso; 
  • Pesquisa exploratória; 
  • Atividades práticas; 
  • Produção audiovisual; 
  • Revisão bibliográfica. 

É importante ressaltar que muitos elementos desses trabalhos podem se misturar no decorrer da pesquisa. Aliás, ao tentar compreender o que é TCC, e dependendo do estudo, os recursos metodológicos exigem que os tipos de TCC sejam incorporados naturalmente.

Passo a Passo de como fazer um TCC

De modo geral, apesar do passo a passo para fazer o TCC ser responsabilidade do professor orientador do trabalho, existem algumas etapas simples que você pode seguir para otimizar esse processo. 

Aliás, isso vai impactar diretamente no tempo que você normalmente levaria para elaborar o projeto entre uma orientação e outra. Ou seja, melhora sua autonomia e facilita o desenvolvimento do seu TCC. 

Listamos a seguir um passo a passo para você entender como fazer um TCC. Dessa forma, será possível potencializar o desenvolvimento do seu projeto. Veja agora mesmo as etapas que você deve seguir: 

  • Escolha um tema do seu interesse; 
  • Selecione o formato de sua preferência; 
  • Elabore um problema de pesquisa; 
  • Pontue os objetivos do seu TCC; 
  • Organize a fundamentação teórica; 
  • Delimite o objeto de estudo; 
  • Opte por uma metodologia viável; 
  • Extraia amostras para análises; 
  • Organize seus resultados. 

Esses são os procedimentos principais que você deve seguir para fazer o TCC. Em relação aos detalhes operacionais, não se preocupe, seu professor o orientará em todo o percurso da sua pesquisa. 

Durante a realização desse passo a passo é importante participar de cursos, palestras e todo conteúdo que irá te auxiliar nesse processo. Abaixo, temos um Minicurso de TCC para ampliar seu entendimento!

Agora que você já sabe o passo a passo, veja dicas incríveis para um TCC perfeito

A base para entender como fazer um TCC, além de descobrir o que é TCC, realmente é algo que irá contribuir para a excelência do seu trabalho e a sua postura profissional no futuro. 

Além dos fatores operacionais de desenvolvimento da pesquisa, é possível incrementar ainda mais a construção do seu trabalho de conclusão de curso. 

Dessa forma, trouxemos algumas dicas valiosas para você deixar o seu TCC perfeito e pronto para alcançar a aprovação e o tão sonhado 10. Confira: 

  • Leia trabalhos semelhantes; 
  • Elabore um roteiro de apresentação; 
  • Absorva os elementos-chave do seu TCC; 
  • Prepare-se para as perguntas da banca; 
  • Ensaie sua apresentação; 
  • Treine sua oratória com foco na retórica; 
  • Revise o TCC com atenção. 

Como você já percebeu, com essas dicas, a apresentação do seu TCC deve ser considerada como parte do processo de desenvolvimento do trabalho.  

Portanto, além dos componentes técnicos que envolvem o TCC, esteja preparado para as situações de defesa do seu projeto para a banca. 

ebook cronograma de estudos | o que é tcc

Como escolher o tema do TCC

Na hora de escolher o tema do seu TCC, é necessário considerar vários fatores subjetivos que estão ligado às suas preferências. 

Nesse sentido, e partindo da ideia de que você deve ter afinidade com o seu tema de estudo, considere pesquisar um assunto que você ache interessante. 

Dessa forma, além do trabalho ser menos cansativo, você se sentirá mais confiante em relação a como escolher o tema do TCC.

Quais as regras do TCC

As regras do TCC são regidas pelas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

Nesse sentido, o trabalho deve ser feito de forma extremamente cuidadosa para não esquecer nenhum detalhe ou extrapolar algum limite. 

Por isso, é possível ficar por dentro das regras do TCC quando você consegue entender de fato o que é ABNT.

Perguntas frequentes da banca na apresentação do TCC

Ao considerar o desenvolvimento do TCC, você não deve esquecer de que será necessário apresentar para a Banca Examinadora. 

Nesse sentido, considere que além de uma ótima apresentação, é essencial estar preparado para as perguntas que certamente serão feitas. 

Por isso, destacamos a seguir as principais perguntas que a Banca Examinadora faz após a sua apresentação: 

  • Por que você escolheu a linha de pesquisa? 
  • Qual a contribuição para a comunidade acadêmica? 
  • Como você acha que esse trabalho irá contribuir no futuro? 
  • Quais são os possíveis desdobramentos da sua pesquisa? 
  • Por que você preferiu determinados autores no referencial teórico? 
  • Por que você não selecionou autores de estudos mais recentes? 
  • Por que seus resultados estão coerentes com as análises? 

Lembre-se, porém, que esse não é um modelo pronto, pois as perguntas podem variar de acordo com a banca e o tema do seu trabalho. 

No entanto, aqui vai uma dica extra: questionamentos sobre o seu TCC é absolutamente normal. A banca examinadora tem o papel de questionar cientificamente o seu trabalho e testar o seu domínio sobre o tema. 

Além disso, não esqueça que eles já leram o seu projeto, por isso você deve estar preparado para todas as perguntas relacionadas ao seu trabalho.  

Portanto, será possível responder qualquer pergunta ou observação referente a todos os elementos que envolvem o seu TCC. 

Agora que você já sabe o que é TCC e como fazer um TCC perfeito, compartilhe esse artigo com seus amigos que estão se formando! 

Perguntas frequentes

  1. Quanto tempo demora para fazer um TCC?  

    O tempo para fazer o TCC acompanha o calendário de aulas da sua instituição, ou seja, abrange um semestre do ano letivo. Além disso, é essencial se atentar aos prazos e a datas de orientação do trabalho. 

  2. É obrigatório fazer TCC?  

    Conforme a Resolução do MEC – CNE/CES nº 01, de 6 de abril de 2018, a exigência da realização do TCC passou a ser facultativa nas instituições. Porém, a maioria das universidades exigem que o TCC seja realizado. 

  3. Existem diferentes tipos de TCC?

    Sim, existem diferentes tipos, e muitos formatos de TCC podem ser desenvolvidos considerando o regimento interno da instituição de ensino e dos departamentos dos cursos de graduação. 

  4. Comprar TCC é ilegal?

    Sim, a compra do TCC e outros trabalhos acadêmicos além de ser ilegal é um crime de falsa identidade previsto no artigo 307 do Código Penal e a pena vai de três meses de detenção a um ano ou multa. 

  5. Quando devo começar meu TCC?

    Considerando os prazos estabelecidos pela instituição de ensino, o ideal é começar a elaborar o TCC na primeira orientação. No entanto, é essencial pensar na base do projeto de pesquisa em todo percurso da graduação. 
     

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade