Atualmente o LinkedIn é a maior rede profissional do mundo. Acessado em 200 países e territórios, a plataforma conta com mais de 850 milhões de usuários que possuem um interesse em comum: conexões promissoras entre profissionais e empresas.
Continue lendo para saber mais sobre o que é LinkedIn e como utilizá-lo a seu favor.
O que é o LinkedIn?
De modo simplificado, LinkedIn é uma plataforma que possibilita interações capazes de influenciar na carreira de profissionais de diferentes áreas.
A rede social surgiu em 2003 e foi adquirido pela Microsoft em 2016. Desde então, atua com soluções de recrutamento, venda de publicidade e receita originária de assinaturas. Por isso, as movimentações na rede social estão atreladas ao compartilhamento de habilidades e experiências, vagas e informações relacionadas ao universo do trabalho.
Para que serve o LinkedIn?
Ao buscar o que é o LinkedIn, é provável que você o encontre como uma plataforma versátil em algum momento. Afinal, a rede possui uma série de finalidades, que vão muito além de uma mera plataforma de emprego.
Confira três delas que estão mais em alta!
1. Fazer networking profissional
Fazer networking profissional, isto é, expandir sua rede de contatos, é uma tarefa complexa facilitada pelo LinkedIn. Ao utilizar palavras-chave estratégicas e identificar o público com o qual você deseja se conectar, suas chances de encontrar outros profissionais e empresas relevantes são muito altas.
2. Procurar emprego
Buscar emprego na plataforma é uma ação muito frequente entre os brasileiros. Afinal, tanto as empresas de grande representação nacional utilizam a ferramenta para publicar oportunidades de emprego, quanto é uma rede social fácil de usar, que oferece candidatura simplificada para muitas vagas. Inclusive, você encontra vagas para vários níveis e modalidades (freelancer, técnico, graduados, entre outros).
3. Ficar atualizado
Os grupos do LinkedIn oferecem aos usuários a possibilidade de ficar por dentro das discussões em alta na sua área de atuação. Além disso, os assinantes têm acesso a recursos como grupos de capacitação atualizados e notificações de vagas em primeira mão. Isso sem contar nas notícias que são divulgadas diariamente.
Quais são as vantagens de utilizá-lo?
Assim como suas funcionalidades, as vantagens da rede são diversas, tanto para as empresas que recrutam quanto para os profissionais que estão em busca de oportunidades. Como o foco deste artigo é apresentar como usar o LinkedIn como profissional, listamos as cinco maiores vantagens da plataforma para esse público:
- estar mais próximo das oportunidades de emprego;
- construir presença no universo digital, onde está grande parte das oportunidades;
- valorizar sua formação e carreira, pois suas certificações podem ser mais detalhadas;
- ficar por dentro das novidades da sua área de atuação e das exigências do mercado de trabalho;
- aumentar suas chances de emprego, por conhecer mais sobre as empresas.
Como construir um perfil no LinkedIn?
O perfil no LinkedIn serve como um currículo online interativo. Contudo, a reunião das suas informações pessoais e profissionais precisa ser bem elaborada para surtir efeitos positivos. Confira os principais pontos para fazer um bom perfil nessa rede.
Foto de perfil adequada
A foto de perfil mais adequada para o LinkedIn é a mais profissional e atualizada possível. Deve ser uma foto de alta resolução, na altura dos ombros, em que você esteja sozinho e seu rosto esboce sua essência profissional.
Suas informações básicas
Informações básicas, como o próprio nome sugere, são indispensáveis. Enquadram-se nessa categoria sua localização, cargo desejado, habilidades, trajetória profissional e um resumo sobre você, cujo apresente seu objetivo.
Atenção ao “Sobre”
Cuidado para não estragar futuras oportunidades! Diferente de redes sociais como o Instagram, o LinkedIn exige maior profissionalismo. Aproveite esse espaço para inserir seus pontos fortes, e não simples interesses pessoais.
Histórico Profissional
Não economize esforços! Adicione todas as experiências profissionais que você já viveu. Essa pode ser uma etapa trabalhosa para quem possui anos de carreira, mas vale a pena ser paciente. O histórico profissional faz muita diferença na hora da contratação.
Formação acadêmica
No LinkedIn, a formação acadêmica é um espaço que privilegia graduação, pós-graduação e cursos profissionalizantes. Caso você só tenha ensino fundamental ou médio, não deixe de colocar, mas é importante lembrar que muitas escolas não são citadas pela rede.
Adicionando pessoas
Não adicione todo mundo que vier pela frente! O intuito do LinkedIn é que o usuário crie conexão com outros profissionais da sua área, cujos contatos podem surtir boas trocas profissionais.
Primeiras publicações
Ainda falando sobre como usar o LinkedIn, o ideal é que você movimente a rede semanalmente. Em suas primeiras publicações, foque em divulgar seus certificados e suas informações profissionais.
Participando de grupos
Junte-se apenas a grupos do seu interesse profissional. Essas participações vão fazer você parecer uma pessoa comunicativa e mais interessada.
5 dicas para buscar por uma oportunidade na rede social
- Utilize a busca avançada para definir melhor sua pesquisa: é possível navegar em vagas de emprego mais adequadas ao seu desejo buscando palavras-chave e definindo localização e outros critérios que possam ser relevantes;
- Siga empresas que ofertam o seu emprego dos sonhos: isso permite que você saiba mais sobre a cultura organizacional do lugar que deseja trabalhar e fique sempre atualizada das oportunidades;
- Ative o seu alerta de vagas para não perder nada: é uma oportunidade de você estar em contato com as vagas no momento em que elas forem publicadas. Mas, para isso, é necessário ativar o alerta para as oportunidades que correspondem ao seu perfil;
- Busque por vagas remotas no cargo da sua preferência: flexibilidade de localização para trabalhar é um dos maiores desejos dos brasileiros. Na plataforma é possível encontrar muitas vagas com tal característica;
- Apresente-se disponível no seu resumo: além de um bom profissional, o que a empresa deseja é um profissional disponível. Inclusive, essa definição aumenta a visibilidade do perfil para empresas que estão a procura de candidatos.
O LinkedIn é uma plataforma que maximiza suas chances de sucesso profissional. Criar um perfil na rede possui diversas vantagens, mas é preciso ter cuidado para emitir a imagem correta e desejada pelos recrutadores.
Agora que você já sabe o que é o LinkedIn e como ele pode te ajudar a entrar no mercado de trabalho, confira nosso conteúdo com dicas para deixar seu perfil mais atrativo e conquistar mais oportunidades!