Como procurar emprego no LinkedIn? Veja dicas valiosas

O LinkedIn é a maior rede social para fins profissionais do mundo. Para que você tenha sucesso vamos te apresentar algumas dicas de como procurar emprego no LinkedIn!

Use a maior rede social para ampliar seu network e conquiste novas oportunidades

O LinkedIn é a maior rede social para fins profissionais do mundo. Nela, estão reunidos profissionais, recrutadores e cursos para aprimoramento de carreira. Porém, não basta apenas ter a conta para conseguir receber novas oportunidades de trabalho.

Para que você tenha sucesso e consiga uma recolocação, vamos te apresentar algumas dicas de como procurar emprego no LinkedIn.

Fundada em 2002, mas lançada apenas no ano seguinte, a plataforma de publicações voltadas para negócios é tipo um Facebook para profissionais. Nela, você pode montar um currículo, apresentando seu histórico acadêmico e de carreira, além das aptidões. Também é possível fazer depoimentos e se conectar com empresas de todo o mundo.

Mas, uma das funcionalidades do LinkedIn é, sem dúvidas, a ferramenta de vagas. E não dá para perder oportunidades em uma rede com mais de 240 milhões de usuários, certo? Então, aqui no blog da Uninassau vamos te ensinar como procurar emprego no LinkedIn e alavancar sua carreira.

O Centro Universitário Maurício de Nassau, também conhecido por Uninassau, é uma instituição privada com mais de 23 unidades e que oferece o que há de melhor em diversos cursos superiores. Conheça nossa estrutura e faça já a sua matrícula!

Como procurar emprego no LinkedIn?

Primeiro, para procurar emprego no LinkedIn, não basta só ter uma conta na plataforma, mas ser ativo nela. Por exemplo, você precisa colocar em seu perfil que está em busca de uma colocação e as áreas de afinidade.

Então, de uma forma bem básica, veja o passo a passo de como procurar emprego no LinkedIn e mostrar que está aberto para novas oportunidades profissionais:

  • Clique na sua foto e selecione “visualizar perfil”;
  • Em seguida, clique em “Adicionar seção ao perfil”;
  • Depois, expanda a “Introdução” e clique no campo “Procurando emprego”;
  • O próximo passo é preencher suas informações com cargo, início, local e tipo de contrato;
  • Feito isso, selecione quem pode ver que você procura emprego e, se preferir, adicione o selo em seu perfil, indicando a abertura para novas oportunidades. Isso é importante porque a foto é seu cartão de visita (a primeira coisa que o recrutador vê);
  • Por fim, clique em “Adicionar ao perfil”.

Viu só como é fácil mostrar que está procurando emprego no LinkedIn?

Contudo, esta não é a única forma de demonstrar que busca oportunidades. Abaixo vamos te ensinar como procurar emprego no LinkedIn.

Banner para artigo Ebook Curriculo Uninassau 1280 x 340 px | Como procurar emprego no LinkedIn

Compartilhe seus interesses

Ainda que o LinkedIn ofereça controle de privacidade para filtrar os dados acessados pela empresa, o algoritmo pode incluir seu perfil nas pesquisas quando você compartilha seus interesses com recrutadores.

Para isso, você precisa seguir os passos abaixo:

  • Clique no canto superior direito da foto;
  • Selecione a aba “Configurações e privacidade”;
  • Clique em “Preferências de procura por emprego”, no menu à esquerda;
  • Expanda “Informe os recrutadores sobre seu interesse por novas oportunidades” e, em seguida, marque a opção “Sim”;
  • No próximo item, que é “Indique seus interesses para recrutadores em empresas para as quais você criou alertas de vagas”, repita o procedimento.

Mas, atenção, a configuração só permanece ativa por seis meses, uma função padronizada pelo próprio LinkedIn.

Porém, é possível reativar seu compartilhamento de interesses para procurar emprego no LinkedIn por vários meses.

Crie alerta de vagas no LinkedIn

Outra forma eficiente para quem quer aprender como procurar emprego no LinkedIn é criar um alerta de vagas. E o que é isso?

Essa é a ferramenta pela qual uma empresa busca candidatos e candidatas que já demonstraram interesse na organização pela plataforma. É como o envio de currículo para uma determinada vaga postada por uma instituição.

Para criar o alerta, você deve:

  • Entrar no perfil da empresa no LinkedIn;
  • Na lateral esquerda, clique em “Vagas”;
  • Em seguida, clique em “Criar alerta de vagas”.

Também dá para criar alertas de cargos específicos. A partir daí, você passa a receber notificações e sugestões sobre oportunidades em cargos selecionados.

A plataforma informa conteúdos interessantes e relacionados, além de vagas abertas.

Defina seus interesses

Você pode ter seu perfil no LinkedIn, mas não necessariamente buscar vagas. Por isso, comentamos que não basta ter seu currículo lá. É preciso indicar se busca ou não por uma vaga de forma ativa.

Ou, ainda, se só está aberto a oportunidades. E, nisso, para quais cargos e características. Ou seja, uma busca bem personalizada. Olha só como fazer:

  • Primeiro, no topo da página, clique em “Vagas” e, depois, em “Interesses de carreira”;
  • Depois, ative a função de informar os recrutadores;
  • Em seguida, na caixa de seleção, marque as opções que mais se encaixem no seu perfil;
  • Adicione, depois disso, os cargos de interesse;
  • Por fim, defina a cidade ou país e o tipo de contrato.

Além de tudo isso que já listamos sobre como procurar emprego no LinkedIn, você pode usar as técnicas de SEO para procurar emprego na ferramenta. Como assim? Usando palavras-chave em seu perfil!

Você precisa chamar a atenção do recrutador, pensando nas informações que ele ou ela busca quando procura um candidato.

Tanto que a plataforma tem um campo para isso, o LinkedIn Recruiter, no qual você preenche com palavras-chave. Ademais, dois itens merecem atenção: título e resumo.

O primeiro o acompanha na rede social e, basicamente, vai dizer quem é você. Não apenas o seu cargo, mas o que faz, seus títulos, por exemplo.

No resumo, por sua vez, coloque as informações mais importantes, pensando como um recrutador e o que vai chamar sua atenção. Use no máximo 300 palavras e responda quem você é profissionalmente.

Por fim, mantenha o seu currículo sempre atualizado, siga as empresas do seu interesse, interaja em grupos e produza conteúdo referente a sua área. 

Viu só como procurar emprego no LinkedIn? Uma das maiores vantagens da plataforma é encontrar oportunidades em empresas e locais diversos, além de expor suas habilidades na área.

Você pode também aproveitar agora conhecer o Peixe 30, a nova rede social profissional em vídeo que vai mudar a sua forma de fazer networking.

Depois de aprender como procurar emprego no LinkedIn, você pode continuar a se especializar para concorrer a cargos superiores. Temos vários cursos com início imediato!

Leia também:

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade