O que são habilidades profissionais? Confira 10 dicas para aprimorá-las!

Quer desenvolver suas habilidades profissionais, mas não sabe por onde começar? Neste artigo, apresentamos o conceito e listamos 10 boas dicas para ajudar. Vamos lá?

Um conjunto de habilidades profissionais determina como um funcionário pode aplicar as técnicas para adquirir confiança e desempenhar bem um trabalho.  

Dedicar um tempo para entender suas habilidades e desenvolvê-las e aprimorá-las pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos profissionais, como ganhar uma promoção ou se tornar um especialista em um campo específico.  

Neste artigo, definimos conjuntos de habilidades, discutimos porque são importantes e exploramos dez maneiras úteis de desenvolvê-las. Boa leitura! 

O que são habilidades profissionais?

Habilidades profissionais consistem no conhecimento técnico que você ganha por meio de educação e experiência de trabalho.  

Essas habilidades ajudam você a realizar suas tarefas relacionadas ao trabalho. Todo trabalho requer certas habilidades específicas.

Algumas das habilidades profissionais mais comuns incluem: 

  • Análise de dados;
  • Fluência em língua estrangeira;
  • Programação de softwares;
  • Utilização de ferramentas (como sistemas, planilhas e programas);
  • Comunicação;
  • Inteligência emocional;

Importância das habilidades profissionais

A maioria dos empregadores prefere candidatos que possuam uma ampla gama de habilidades.  

É por isso que você deve colocar suas habilidades pessoais e profissionais na vanguarda da sua candidatura ao emprego. Aqui estão algumas razões pelas quais essas habilidades são importantes: 

Facilita o crescimento profissional

O conjunto certo de habilidades pode ajudá-lo a crescer em sua carreira.  

Possuir uma ampla gama de habilidades profissionais pode diferenciá-lo dos outros durante o processo de contratação e ajudá-lo a ganhar uma promoção em sua função atual. 

Resultados em maior produtividade

A capacidade de usar diferentes tecnologias, ferramentas e softwares ajuda a aumentar sua produtividade no local de trabalho. 

Fornece uma vantagem competitiva

As habilidades profissionais oferecem uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes, assim você consegue se destacar profissionalmente.  

Além disso, durante o processo de contratação, é provável que um empregador contrate alguém com uma ampla gama de habilidades ao escolher entre dois candidatos com experiência e qualificações semelhantes. 

Como desenvolver habilidades profissionais

Se você se candidatar a um emprego que exija conhecimentos técnicos diferentes dos que você possui atualmente, talvez seja necessário desenvolver novas habilidades.  

Aqui estão 10 maneiras de desenvolvê-las:  

1. Defina suas metas de carreira

Ao planejar expandir suas habilidades profissionais, comece pensando em seus objetivos de carreira.  

Conheça a indústria e o cargo em que você deseja trabalhar a longo prazo. Isso ajuda você a escolher uma habilidade que deseja desenvolver.  

Além disso, defina metas SMART com datas de início e término.  

As metas SMART são específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e baseadas no tempo.  

Junto com essas metas, defina objetivos para acompanhar seu progresso. 

2. Tenha um mentor

Ter um mentor é crucial para aprender e desenvolver novas habilidades. Esses profissionais podem fornecer insights sobre situações profissionais específicas e oferecer conselhos sobre como desenvolver suas habilidades.  

Além disso, seu mentor deve fornecer críticas construtivas e feedback que possam ajudá-lo a avançar em sua carreira. 

3. Leia livros

Se você deseja desenvolver suas habilidades, leia livros, artigos e até blogs voltados para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Claro que o nicho vai depender dos seus objetivos. Uma pessoa que deseja aprender ou aprimorar linguagem de programação, por exemplo, pode buscar informações em fóruns específicos.

Mas se você deseja desenvolver uma habilidade interpessoal como liderança, comece lendo livros sobre diferentes teorias de liderança.  

Quando você estiver lendo para desenvolver uma habilidade específica, comece com conceitos amplos relacionados a essa habilidade e depois diminua para um nicho que mais lhe interesse.  

4. Participe de um curso de treinamento

Embora a leitura possa ajudá-lo a cultivar suas habilidades desejadas, ingressar em um curso de treinamento oferece uma abordagem mais interativa para dominá-las.  

Por exemplo, você pode aprender os conceitos básicos de marketing de mídia social lendo livros, mas o treinamento o ajudará a ganhar experiência prática sobre como operar ferramentas de gerenciamento de mídia social.  

Você também pode encontrar um curso que se concentra em melhorar suas habilidades sociais, como comunicação, negociação e resolução de problemas. 

5. Reserve um tempo para trabalhar em cada habilidade

É preciso tempo, compromisso e paciência para desenvolver suas soft e hard skills. Portanto, é importante reservar um tempo todos os dias para melhorar e desenvolver suas habilidades.  

Por exemplo, se você está desenvolvendo suas habilidades de comunicação, tire alguns minutos todos os dias de sua agenda para conversar com sua família ou falar alto em frente ao espelho.  

Determine a hora exata, dia e duração de cada sessão para praticar. 

6. Pratique as habilidades profissionais regularmente

Você pode desenvolver qualquer habilidade praticando regularmente. Por exemplo, peça a seus familiares e colegas para ter uma conversa interativa. 

Você pode até pedir a seus colegas que revisem seus blogs para testar sua capacidade de escrever de forma eficaz.  

Além disso, se você quiser desenvolver uma habilidade difícil como codificar em C++, pratique-a usando o software de sua preferência. 

7. Participe do acompanhamento do trabalho

Essa é uma excelente maneira de aprender mais sobre os deveres e responsabilidades em uma função ou indústria diferente.  

Cada experiência de acompanhamento de trabalho é diferente porque cada trabalho requer habilidades específicas.  

Por exemplo, você pode seguir um gerente de projeto e observá-lo enquanto realiza suas tarefas do dia a dia.  

Dependendo de quanto tempo você os acompanha, você pode aprender habilidades críticas, como liderança ou a capacidade de usar software de gerenciamento de projetos. 

8. Junte-se a uma associação profissional

Quando você se junta a uma associação profissional em sua área, você entra em contato com profissionais que são apaixonados por essa área.  

Isso permite que você descubra habilidades que estão em demanda. Para aprender e desenvolver suas habilidades em um ambiente de grupo, junte-se a uma associação local, estadual, nacional ou internacional. 

9. Peça feedback

Aproxime-se de seus colegas ou gerentes para fornecer feedback sobre seus projetos realizados recentemente. Use seus comentários e críticas construtivas para encontrar maneiras de melhorar suas habilidades.  

Por exemplo, seu gerente pode aconselhá-lo sobre maneiras de aprimorar sua cópia de e-mail depois de ler um e-mail que você enviou a um cliente. Use essa crítica construtiva para melhorar suas habilidades de escrita de e-mail. 

10. Obtenha um diploma de ensino superior

Para melhorar suas habilidades, você pode querer se matricular em um curso de graduação profissional ou ir para estudos superiores.  essa alternativa com certeza ajuda você a avançar em sua carreira. 

Agora que você já sabe melhor como melhorar suas habilidades profissionais, é só investir em aspectos que têm relação com a área na qual você trabalha ou pretende trabalhar. Use essas dicas para dar os primeiros passos e começar essa jornada!

Banner amarelo com botão azul para baixar no Ebook: Passo a passo definitivo para você se tornar um especialista na sua profissão!
Passo a passo definitivo para você se tornar um especialista na sua profissão!

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade