Por que é tão difícil organizar as contas e ter um controle maior dos ganhos? Essa é a dificuldade de muitas pessoas que não conseguem se organizar, ou seja, não sabem como fazer um planejamento financeiro. Com isso, entram em uma bola de neve, se endividando e tendo que trabalhar só para pagar juros.
A boa notícia é que é possível dar um basta nessa situação e ninguém precisa ter uma renda alta para isso. O importante é começar a se organizar, ter disciplina e mudar alguns hábitos em relação ao uso do dinheiro.
E aí? Quer entender o que é planejamento financeiro e como manter suas contas em dia? Vem com a gente e coloque em prática 7 dicas!
O que é um planejamento financeiro?
Planejamento financeiro inclui entender quais são seus ganhos e despesas de modo que você possa se organizar para não gastar mais do que ganha e, assim, manter as contas em dia, ter uma reserva de emergência e, se possível, investir.
É, portanto, uma maneira de você ter um controle sobre o seu dinheiro, fazendo ele trabalhar a seu favor e não contra você.

Qual a importância de ter um planejamento financeiro?
Ao fazer um planejamento financeiro pessoal, você passa a ter um controle maior sobre os seus gastos, ou seja, não se endivida, mesmo com situações inesperadas, visto que se programa para guardar um dinheiro para imprevistos.
Logo, pode viver melhor, afinal ninguém merece ficar estressado por conta da dívida no cartão de crédito ou por algum empréstimo difícil de pagar. Com as contas em ordem, você também pode se planejar e realizar seus objetivos, seja para o próximo semestre, seja para daqui a 2 anos.
Conheça as principais vantagens de ter um planejamento financeiro
Quem tem a vida financeira organizada, para de gastar com itens desnecessários, pois passa a entender o valor do dinheiro. Então, a pessoa pensa bem antes de comprar qualquer coisa, realizando uma pesquisa de preços e refletindo se precisa mesmo do produto, por exemplo.
Outra questão é que você aprende a se preparar para um período com gastos maiores. Por exemplo: quem tem carro, sabe que todo início de ano precisa pagar o IPVA. Com isso, já separa um dinheiro que recebeu no décimo terceiro para a despesa ou trabalha nas férias para ter uma renda extra.
Tem ainda o fato de você conseguir se programar para sua carreira, planejando o uso do seu dinheiro para pagar um curso de graduação ou pós-graduação. Como dissemos, você vira a história e tem o dinheiro como um aliado para seu mindset de crescimento, ou seja, para sua evolução pessoal e profissional.
7 dicas de como fazer um bom planejamento financeiro
Está curioso para saber como organizar suas contas e sair do vermelho? Confira as 7 dicas que reunimos para você!
1. Conheça seus ganhos e despesas
O primeiro passo para fazer seu planejamento financeiro pessoal é saber exatamente quais são seus ganhos mensais, seja com o trabalho CLT, seja com a sua própria empresa ou ainda trabalhando como freelancer, e também quais são suas despesas (fixas e variáveis).
As despesas fixas são aluguel, conta de internet, luz, entre outras e as variáveis são as contas de supermercado, cartão de crédito e compras em geral. Caso você perceba que seus gastos estão muito acima das suas receitas, é preciso agir.
Como fazer isso? Colocando os valores em uma planilha e analisando cada gasto para que você possa identificar coisas que compra sem necessidade ou quais itens consegue economizar, como no caso do supermercado.
Dependendo do desequilíbrio entre receitas e despesas, pode ser preciso pesquisar por um aluguel mais em conta, reduzir o plano de dados do celular, entre outras atitudes.
2. Negocie suas dívidas e não crie novos endividamentos
As dívidas estão muito altas? Dê uma passada no banco ou financeira e fale da sua intenção de negociar para quitar o valor devido. Você pode conseguir um bom abatimento e sair dessa bola de neve, pois os juros de empréstimos são elevados e acabam com as suas receitas mensais.
Depois de se livrar das dívidas, é preciso se controlar para não fazer novos empréstimos ou parcelamentos.
3. Tenha cuidado com o uso do cartão de crédito
Falando em dívidas, uma dica importante é ter cautela ao usar o cartão de crédito. Sabemos que com ele você não precisa ter o dinheiro no momento da compra, mas e na hora que chegar a fatura?
Quando você vê, há vários parcelamentos e um valor que foge da sua realidade financeira. O risco aqui é entrar no rotativo, ou seja, parcelar essa dívida, pois os juros do cartão de crédito são altíssimos.
4. Não compre por impulso
Para fazer um planejamento financeiro, é preciso uma mudança de hábitos, ou seja, deixar de comprar por impulso. Ao ver algum item que você deseja ter, pense se ele é realmente necessário e se ele cabe no seu orçamento.
Muitas vezes, compramos apenas na empolgação, adquirindo produtos que, de fato, nem precisamos naquele momento.
5. Faça uma reserva de emergência
Quando você começar a organizar suas finanças, é interessante separar um valor para a reserva de emergência. Assim, caso surja algum imprevisto, como algum problema de saúde ou outra necessidade, você não desequilibra suas contas, pois tem um dinheiro guardado para essa finalidade.
6. Defina objetivos a curto, médio e longo prazo
Além de guardar um dinheiro para imprevistos, você pode traçar objetivos de curto, médio e longo prazo. Com isso, pode se organizar para juntar uma determinada quantia para daqui um ano e, assim, fazer uma viagem ou começar um curso.
7. Invista o dinheiro conforme os seus planos
Ao colocar no papel seus objetivos de curto, médio e longo prazo, é preciso ter disciplina para guardar e investir parte do seu dinheiro para que ele possa render. Então, logo que você receber seu salário, já separe um valor para fazer um investimento, como poupança, renda fixa ou outro que atenda ao seu perfil.
Como você viu, não há segredos para fazer o planejamento financeiro, o importante é se esforçar para gastar sem ultrapassar suas receitas mensais e mentalizar que o seu esforço em economizar vai se refletir na realização dos seus sonhos.
Que tal começar agora a pôr em prática as dicas para não ficar no vermelho? Aproveite e compartilhe essas informações com seus amigos nas redes sociais para que eles também saibam como manter as contas em dia.
Outras dúvidas sobre planejamento financeiro que podem ajudar
Quem pode fazer um planejamento financeiro?
Todo mundo pode fazer um planejamento financeiro, conhecendo seus ganhos e gastos e tomando medidas para ter um equilíbrio nas contas.
Precisa ganhar muito para fazer um planejamento financeiro?
Mesmo quem ganha pouco pode começar a acertar as contas, aliás, com disciplina e algumas mudanças de hábito, é possível guardar uma quantia mensal e começar a investir, ou seja, fazer o dinheiro render.