Mudança de hábito para o novo ano: 5 ótimas dicas para atingir esse objetivo com sucesso!

Mudar de hábitos requer determinação, paciência e um bom planejamento, para que você se mantenha sempre motivado na busca por seus objetivos. A seguir, preparamos algumas dicas que vão te ajudar nesse processo!

A mudança de hábito é de extrema importância para o seu crescimento, tendo em vista a necessidade de desenvolvimento pessoal e profissional. 

À medida que um novo ano abre as cortinas para novas esperanças e aspirações, surge a necessidade de trabalhar seu autoconhecimento e se tornar uma pessoa melhor, com objetivos bem definidos. 

A seguir, preparamos algumas dicas para te ajudar nesse processo de evolução, para que você possa se motivar e estar pronto para encarar os desafios que surgirão daqui para frente. Boa leitura!

O que são hábitos?

Hábitos são rituais e comportamentos que realizamos automaticamente, nos permitindo exercer atividades básicas sem pensar nelas. 

Nossos hábitos inconscientes liberam recursos para que nosso cérebro realize outras tarefas mais complexas, como resolver problemas ou decidir o que fazer ao longo do dia.

Como adotar novos hábitos

A melhor maneira de mudar os hábitos que não são tão relevantes é substituí-los por novos. 

Quando você cria um hábito, seu cérebro traça caminhos neurológicos, permitindo que você use-os com mais facilidade.

Pensando nisso, descrevemos algumas práticas que podem te ajudar durante esse processo. Confira! 

1. Comece aos poucos

A princípio, não precisa ter pressa para implementar a mudança de hábito na sua rotina. O ideal é acrescentar uma atividade de cada vez.

Iniciar essa mudança de maneira drástica é um erro comum que a maioria das pessoas cometem e que pode trazer consequências negativas, desmotivando o indivíduo. Portanto, é importante definir uma meta ou plano factível, limitado e singular.

Se sua mudança de hábito está sendo de forma consciente, o melhor é gastar o tempo necessário pensando cuidadosamente sobre como essa nova rotina se encaixa no seu dia a dia. 

Além disso, a decisão sobre suas ações comportamentais também será determinada pelos resultados que você deseja alcançar, por isso, seja paciente e comece aos poucos.

2. Faça pequenos planejamentos

A mudança de hábito envolve conectar uma nova rotina a uma já existente e, em seguida, recompensar a conclusão bem-sucedida da tarefa.

Na hora de definir os seus planejamentos, tenha em mente que a motivação flui da ação e não o contrário. Comece definindo um alarme no mesmo horário todos os dias, seja durante o final do trabalho ou logo pela manhã ao acordar. 

Para facilitar a construção desse planejamento, procure fazê-lo durante alguma rotina já existente e prazerosa, enquanto toma um café da manhã ou ouve música, por exemplo.

Você ainda pode buscar por vários outros meios para conseguir se organizar, como utilizando algum aplicativo de lista de tarefa para definir uma atividade recorrente e até criando um mapa mental para a execução de todas as etapas dessas tarefas.

Construir a mudança de hábito se torna mais fácil quando é possível ver os resultados dessa dedicação a curto prazo. E planejar o dia é uma ação que traz uma recompensa imediata. 

Você se sentirá mais organizado, focado e motivado com um plano para as próximas horas. Com o tempo, planejar o seu dia se tornará um hábito indispensável na sua rotina.

3. Comemore as conquistas

Quando implementamos novos hábitos, estamos cientes que eles estão ligados à nossa rotina e aos nossos objetivos. Isso significa que devem ser recompensados no mesmo nível das conquistas.

Permita-se comemorar as conquistas que surgirem na sua vida, sejam elas no ambiente pessoal ou profissional.

As realizações são momentos marcantes que permeiam o nosso dia a dia, sendo essencial para nos motivar a enfrentar novos desafios e sempre buscar algo que impulsione nossas vidas para o sucesso.

Comemorar as conquistas que você alcançar por meio da mudança de hábito também é uma forma de fortalecê-los em relação aos seus propósitos, motivando-o e ajudando a conquistar os objetivos mais rapidamente.

4. Seja persistente

Saber por que você deseja alcançar algo lhe dará mais energia para continuar. Primeiro, determine seu objetivo geral, depois explore sua motivação para as tarefas diárias. 

É importante saber se você está sinceramente interessado em fazer algo ou apenas se sente obrigado a fazê-lo. Naturalmente, as tarefas que despertam seu interesse serão mais fáceis de concluir.

Em outras palavras, manter a persistência na hora de promover uma mudança de hábito é a chave para continuar seguindo em frente.

Por isso, quando achar que não está dando conta de determinada atividade que envolve algum hábito, pense nos resultados que deseja alcançar e faça disso o seu lema para se manter mais motivado.

5. Transforme a sua mentalidade

Todos nós queremos algo melhor em nossas vidas, certo? Ser mais saudável, ser mais criativo, mais qualificado e até mesmo mais responsável. Isso significa que todos nós queremos mudar algo para um futuro melhor!

Na verdade, não se trata de quão difícil é o processo de mudança. Não se trata nem mesmo do tipo de mudança que desejamos. É tudo sobre o quão importante é o objetivo para nós, como indivíduos.

É sobre as escolhas diárias que fazemos como uma série de pequenos compromissos. Portanto, seja paciente para tomar decisões mais conscientes e assertivas.

Como Aristóteles disse uma vez “Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, portanto, não é um ato, mas sim um hábito.”

Dicas de livro para mudança de hábito

A mudança de hábitos é algo que deve ser estabelecido de modo que seja possível cumprir todas as atividades envolvidas.

Para facilitar esse processo, confira as nossas indicações de livros para você começar a exercitar seus hábitos com mais rigor. Confira!

Hábitos atômicos

Hábitos atômicos, de James Clear, é um guia prático e abrangente sobre como mudar seus hábitos e melhorar 1% a cada dia. 

Usando uma estrutura chamada “Quatro Leis da Mudança de Comportamento”, esse livro ensina aos leitores um conjunto simples de regras para substituir os hábitos ruins, por bons. 

Essa obra oferece lições importantes para os leitores aprenderem como criar uma rotina em etapas simples e aplicáveis.

O poder do hábito

Em O poder do hábito, o repórter investigativo Charles Duhigg nos leva ao limite emocionante das descobertas científicas que explicam por que os hábitos existem e como eles podem ser mudados. 

Destilando as informações em narrativas cativantes, Duhigg apresenta uma compreensão totalmente nova da natureza humana e seu potencial. 

Em sua essência, O poder do hábito contém um argumento empolgante: a chave para se exercitar regularmente, perder peso, ser mais produtivo e alcançar o sucesso é entender como os hábitos funcionam. 

Como mostra Duhigg, ao aproveitar essa nova ciência, podemos transformar nossos negócios, nossas comunidades e nossas vidas.

Mindset a nova psicologia do sucesso

Depois de décadas de pesquisa, a mundialmente renomada psicóloga da Universidade de Stanford, Carol S. Dweck, descobriu uma ideia simples, mas inovadora: o poder do mindset

Neste livro brilhante, ela mostra como o sucesso na escola, no trabalho, nos esportes, nas artes e em quase todas as áreas do empreendimento humano pode ser dramaticamente influenciado pela forma como pensamos sobre nossos talentos e habilidades. 

Nesta edição, Dweck oferece novos insights sobre seu agora famoso e amplamente adotado conceito.

A autora apresenta um fenômeno que chama de falsa mentalidade de crescimento e orienta as pessoas a substituírem por atitudes mais assertivas, profundas e verdadeiras.

Como você pôde ver, existem diversas etapas que, ao serem cumpridas, te auxiliam nesse processo de mudança de hábito. Ao aplicar esses métodos em conjunto com as nossas dicas de livros, será possível adotar novas rotinas que vão influenciar positivamente em sua vida.

Gostou das dicas? Então, aproveite para acessar nosso conteúdo sobre hábito de leitura e comece a aplicar algumas mudanças positivas desde já!

Outras dúvidas sobre mudança de hábito que podem ajudar

  1. 1. O que fazer para mudar de hábitos?

    Para mudar de hábitos é essencial acrescentar novas ações com foco nos objetivos que você pretende seguir, por meio de definição de metas, ajustes na rotina e desenvolvimento de atividades de longo prazo.

  2. 2. Por que mudar os hábitos?

    Mudar de hábitos permite que você saia da sua zona de conforto e implemente novos objetivos para sua vida, melhorando sua situação pessoal e profissional e potencializando a sua mentalidade de crescimento.

  3. 3. Como mudar um hábito de acordo com a psicologia?

    Os psicólogos indicam que, para abandonar um velho mau hábito, é preciso criar uma rotina positiva. Um bom começo é identificar qual recompensa a pessoa está buscando por meio desse novo hábito.

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