O que é toxicologia? Entenda a importância deste tema na faculdade de Medicina!

A toxicologia é responsável por estudar as reações de substâncias químicas no no corpo humano, sendo uma matéria recorrente na grade curricular do curso de Medicina.

O aluno de Medicina estuda para compreender o funcionamento do corpo e suas estruturas. E dentro deste estudo, a toxicologia abrange as substâncias químicas no organismo e suas reações.

A seguir, vamos abordar o que é toxicologia, seus elementos básicos e a importância em obter este conhecimento durante a faculdade de Medicina. Continue com a gente e boa leitura!

O que é toxicologia?

A toxicologia é uma ciência que estuda os efeitos que as substâncias químicas podem acarretar aos seres vivos (humanos, animais, plantas e meio ambiente em geral). E, cabe destacar que esses efeitos podem ser prejudiciais ou benéficos.

É uma área bastante complexa, que envolve conhecimentos de Química, Biologia, Farmacologia e Medicina.

Qual a importância dessa matéria na faculdade de medicina?

A toxicologia é um conhecimento valioso para o estudante de Medicina, pois compreende melhor o diagnóstico de algumas doenças e consegue identificar e tratar casos de problemas decorrentes ao uso ou exposição de substâncias químicas.

Nosso dia a dia é cercado de substâncias químicas, pois elas estão em produtos de higiene, itens de limpeza, medicamentos, alimentos industrializados, agrotóxicos em alimentos frescos e até mesmo na água e no ar, com os poluentes.

Assim, o ser humano está exposto a esses agentes, o que pode desencadear intoxicações, alergias, doenças e outros danos ao organismo. Nesse cenário, a toxicologia se mostra o estudo mais eficiente para entender e combater esses casos.

Como surgiu esse estudo?

Elementos tóxicos, como venenos de animais, metais pesados ou plantas utilizados para caça ou em guerras já eram utilizados pelo homem antes dos registros escritos. O Livro de Jó (1400 a.C.), por exemplo, cita o uso de flechas com veneno.

Temos ainda os registros de Hipócrates (400 a.C.), considerado o pai da Medicina, que fala sobre princípios de toxicologia clínica. O desenvolvimento de produtos anestésicos e com função desinfetante nos anos de 1850 deu origem à toxicologia, ciência que é estudada até hoje.

Quais são os 3 elementos básicos da toxicologia?

Ao estudar toxicologia, o estudante de Medicina será apresentado aos três elementos básicos dessa ciência:

  • antídoto: agente capaz de reverter os efeitos de uma substância tóxica no organismo; 
  • ação tóxica: forma como o agente tóxico age nas estruturas do corpo humano;
  • intoxicação: processo patológico decorrente do uso interno ou externo de substâncias tóxicas.

Quais são os tipos de toxicologia?

Se você está pegando firme nos estudos, aproveitando todas as dicas de como estudar para a Medicina e, assim entrar na graduação, precisa saber que a toxicologia será um tema da faculdade. 

Vale esclarecer que existem diferentes tipos de toxicologia. Confira algumas áreas!

Toxicologia Farmacológica

A toxicologia farmacológica estuda os efeitos dos medicamentos no organismo, determinando a dose adequada para a segurança dos pacientes. 

Assim, é uma área que se debruça sobre a pesquisa e desenvolvimento de substâncias e de novos fármacos de modo a minimizar possíveis efeitos danosos ao organismo.

Toxicologia Clínica

É um campo que se volta para os efeitos que as substâncias químicas acarretam na saúde. Dessa maneira, trata os pacientes que foram expostos a algum agente tóxico, fazendo sua identificação, análise de sintomas e determinando a forma de tratamento.

Aliás, em 2012, a toxicologia médica passou a ser uma das áreas da Medicina. A Resolução 2005/12, do Conselho Federal de Medicina (CFM), atualizou as especialidades e incluiu a Toxicologia Médica nas áreas de atuação. 

É uma área que tem relação com outras especialidades, como:

  • Clínica Médica;
  • Medicina Intensiva;
  • Pediatria;
  • Pneumologia.

Toxicologia Ocupacional

É uma área do conhecimento que estuda as substâncias químicas às quais os trabalhadores estão expostos no ambiente ocupacional, bem como os seus riscos e maneiras de prevenção.

O objetivo é permitir que o profissional possa realizar seu trabalho de maneira segura, assim há o monitoramento do próprio ambiente e também o monitoramento biológico do trabalhador, verificando se ele foi exposto a algum agente químico.

A identificação precoce da exposição do trabalhador pode minimizar os efeitos da substância, preservando sua saúde.

A toxicologia ocupacional é de extrema importância em diferentes ambientes de trabalho, especialmente nas indústrias e em áreas agrícolas (devido ao uso de agrotóxicos).

Como atua um toxicologista?

Quem atua na toxicologia trabalha na pesquisa de substâncias químicas, seus efeitos, riscos e ainda pode escolher entre diferentes áreas, como toxicologia ocupacional, farmacológica, clínica, ambiental, alimentar, forense e outras.

Desse modo, é um profissional que pode trabalhar em indústrias, centros de pesquisa, laboratórios (análises clínicas ou de análises ambientais) ou ainda na polícia civil e federal.

Onde fazer graduação de Medicina?

A toxicologia é uma disciplina importante para quem deseja cursar Medicina. Se você tem esse objetivo, o primeiro passo é escolher uma boa instituição de ensino como a UNINASSAU, que tem conceito máximo no MEC.

Você terá um conteúdo completo e atualizado, professores com experiência acadêmica e vivência profissional, além de uma infraestrutura de primeira, com laboratórios equipados para que você receba um ensino de excelência, tanto teórico como prático.

A toxicologia é um tema discutido na graduação em Medicina e quem quiser, depois de formado, pode até se especializar na área, atendendo pacientes expostos a substâncias químicas ou trabalhando na parte de pesquisa e prevenção em saúde.

Faça Medicina em uma faculdade de qualidade: descubra como funciona a graduação da UNINASSAU e como a instituição pode ser sua parceira para você ter a melhor formação!

Outras dúvidas sobre toxicologia que podem ajudar

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade