Você sabe o que é licenciatura? Se está procurando um curso para começar o ensino superior e se deparou com essa palavra, saiba que precisa entender exatamente o que o conceito significa.
Afinal, a ideia é que você realmente goste do curso que escolheu e da sua futura profissão. Ainda assim, muita gente ignora essa recomendação e acaba desistindo da faculdade.
Isso aconteceu com 59% dos estudantes de nível superior no período entre 2010 e 2019. Os dados do Censo da Educação Superior 2019 mostram que é fundamental se informar.
E você, não quer fazer parte dessa estatística, certo? Então, continue lendo, entenda o que é a licenciatura e comece o seu futuro com o pé direito!
O que é licenciatura?
Licenciatura é um grau acadêmico concedida a quem termina seus estudos de nível superior com o objetivo de exercer o magistério. Portanto, é voltado para formar professores de atuação no ensino fundamental, técnico ou médio.
Apesar de ser específico para formar docentes, a licenciatura está presente em diferentes áreas de atuação — veremos isso melhor a seguir. Então, o que é bacharelado?
Esse é outro grau acadêmico, mas com foco no mercado de trabalho. Portanto, quem é bacharel atua diretamente com a “mão na massa”. Por sua vez, quem é licenciado ensina estudantes.
Devido a essa característica, os cursos de licenciatura oferecem disciplinas específicas. Por exemplo, teorias da aprendizagem, técnicas de ensino, didática etc.
Como funcionam os cursos de licenciatura?
A duração desse curso varia de 4 a 6 anos — tudo depende do que você busca. Assim que você se formar, recebe um diploma válido pelo Ministério da Educação (MEC).
Ele concederá a possibilidade de você dar aulas em escolas. No entanto, a profissão de professor não é a única. Você também pode atuar em outras funções e lugares. Por exemplo:
- administração escolar;
- centros de pesquisa;
- consultorias;
- editoras;
- serviço público;
- institutos de pesquisa;
- ONGs;
- ensino a distância.
Quanto à estrutura, cada curso tem a sua. Por exemplo, haverá mais disciplinas de ciências exatas se você estudar Física. Já em Letras, o foco será o português e, em alguns casos, um segundo idioma.
De toda forma, algo em comum são as disciplinas de cunho pedagógico. Afinal, o propósito é formar profissionais da educação, ainda que em diferentes áreas.
Nesse sentido, para entender o que significa licenciatura, é preciso saber que algumas matérias comumente ofertadas nesses cursos são:
- cultura brasileira;
- aspectos antropológicos e sociológicos da educação;
- didática;
- educação especial;
- educação ambiental;
- história da educação no Brasil;
- filosofia da educação;
- Libras;
- metodologia científica;
- psicologia do desenvolvimento da aprendizagem;
- políticas públicas e organização da educação básica.
Além disso, existem dois tipos de formação dentro do conceito de licenciatura. Eles são:
- plena: exige mais tempo de estudo e pesquisa. A carga horária é de 180 horas e o profissional sai apto para dar aulas;
- a distância: tem a mesma validade e garante um nível de conhecimento igual ao da licenciatura plena. A diferença é que as aulas são realizadas pela internet.
Quais são os cursos de licenciatura?
Você pode fazer ingressar em diferentes áreas para saber o que é licenciatura e ter a sua profissão. Os cursos mais procurados que são oferecidos pelas universidades brasileiras são:
- Artes Cênicas;
- Ciências Biológicas;
- Artes Visuais;
- Educação Física;
- Ciências Sociais;
- Física;
- Filosofia;
- História;
- Geografia;
- Matemática;
- Letras – Língua Portuguesa e Língua Estrangeira;
- Música;
- Química;
- Pedagogia;
- Turismo;
- Teologia;
- Dança;
- Teatro.
Qual o perfil dos estudantes que desejam ingressar em cursos de licenciatura?
Para ser um bom estudante de licenciatura — e, futuramente, um excelente profissional —, é necessário ter algumas características importantes. Entre elas estão:
- vontade de estudar continuamente, a fim de garantir sua capacitação e sua atualização contínuas;
- capacidade de acompanhar as mudanças tecnológicas, para agregar esse conhecimento no seu trabalho;
- busca constante por novos métodos de ensino-aprendizagem;
- habilidade de abordar os conteúdos de forma simples e didática;
- competência para repassar as informações de acordo com o nível de compreensão dos estudantes;
- capacidade de identificar dificuldades e impedimentos durante a aprendizagem;
- habilidades analíticas para interpretar o comportamento dos alunos e mensurar o aproveitamento do grupo.
Quais as principais formas de ingresso nos cursos de licenciatura?
A entrada em qualquer curso de licenciatura ocorre da mesma forma verificada no bacharelado. De toda forma, vale a pena conhecer as opções, concorda?
Por isso, apresentamos todas as possibilidades a seguir. Confira!
Vestibular
É o método mais tradicional. Nesse caso, você se inscreve para o processo seletivo da universidade em que deseja entrar e faz a prova de conhecimentos, conforme o edital.
Os testes são aplicados em dias e horários específicos. Em seguida, há o processo de correção das provas e a divulgação dos aprovados. Você também pode ficar em lista de espera e entrar em segunda ou terceira chamada, por exemplo.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio é outra opção para entrar na universidade. Inclusive, em cursos de licenciatura.
Caso opte por essa alternativa, você precisará fazer os testes nos dias indicados pelo MEC. O Enem acontece todos os anos.
A partir do seu resultado, é possível se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Você pode escolher mais de uma faculdade e ver se conseguirá passar em uma delas.
O modelo vale tanto para universidades públicas quanto privadas. Por isso, é possível escolher aquela que se ajusta mais às suas necessidades.
ProUni
O Programa Universidade para Todos é específico para você entrar em uma universidade particular. Por meio dele, você consegue uma bolsa de estudos, desde que se enquadre nos requisitos exigidos.
Para se candidatar, é necessário fazer o Enem. Além disso, é exigido fazer um mínimo de 450 pontos nas provas objetivas e ter tirado qualquer nota acima de zero na redação.
Aproveitamento de estudos
Caso você tenha feito alguma graduação, em licenciatura ou bacharelado, é possível solicitar a dispensa de disciplinas. Será necessário entregar alguns documentos para comprovar a realização das matérias, a carga horária cumprida e os assuntos estudados.
Esses dados serão avaliados pela coordenadoria do curso. Em seguida, haverá a equivalência total ou parcial do aproveitamento solicitado, ou a negativa do pedido.
Todas essas opções estão disponíveis nas graduações em licenciatura da Uninassau Digital. Assim, você tem a chance de fazer o curso desejado e ainda ter a sua sonhada profissão.
Afinal, saber o que significa licenciatura representa a oportunidade de se melhorar, desenvolver seus conhecimentos e crescer pessoal e profissionalmente.
Então, que tal ir além de saber o que é licenciatura e colocar essas dicas em prática? Escolha agora o curso certo e comece a pensar no seu futuro!
Nesse processo, conte com os cursos de graduação da Uninassau. Acesse o site da modalidade digital e estude o que sempre sonhou com mensalidades que cabem no seu bolso!
Perguntas frequentes
Para que serve a licenciatura?
A licenciatura é uma modalidade voltada para a formação de professores. Porém, você também pode atuar na administração escolar, em ONGs e institutos de pesquisa, no serviço público e muito mais.
Quem faz licenciatura pode dar aula em universidade?
Não. Para dar aula em universidade, é preciso ter mestrado ou doutorado.
Qual a diferença entre licenciatura e bacharelado?
A licenciatura tem o foco na docência dos ensinos fundamental, técnico e médio. O bacharelado é voltado para o mercado de trabalho.
Qual a licenciatura que mais emprega?
Todos os cursos de licenciatura são boas opções e costumam oferecer boas oportunidades de emprego. No entanto, aqueles que oferecem uma gama maior de possibilidades são os de pedagogia, matemática, letras e educação física.
Qual área da licenciatura é mais procurada?
As áreas da licenciatura mais procuradas costumam ser pedagogia, educação física, matemática, biologia, português e geografia.