O mercado de jogos online é um dos que mais cresce no Brasil, chamando a atenção de quem almeja uma carreira promissora. Com isso, o game designer é uma profissão em alta e a boa notícia é que em dois anos é possível se graduar na área.
Da produção ao desenvolvimento de games, esse profissional também pode atuar em muitas frentes até que o jogo seja lançado no mercado. Uma oportunidade grande para trabalhar e se divertir, ao mesmo tempo em que ganha dinheiro.
Quer saber mais sobre a profissão de game designer? Neste post você confere todos os detalhes sobre as habilidades, salário e mercado de trabalho no vasto universo dos jogos online!

O que é um game designer?
É o profissional responsável pela criação e planejamento de todos os elementos, regras e dinâmicas de um game. Podemos dizer que o game designer é a parte pensante do processo de desenvolvimento do jogo, ou seja, é ele quem cria a ideia principal de concepção do game.
O que um game designer faz?
Dentre as atividades e funções principais de um game designer, destacamos responsabilidades como:
- projeto e desenvolvimento do conceito do game;
- construção da estrutura de nível;
- redação — enredo, biografia dos personagens, diálogos, elementos da trama, objetivo do jogo;
- planejamento do storyboard de ação;
- criação das regras, cenários, objetos usados na ação e elementos que envolvem o ambiente externo e interno;
- desenvolvimento dos protótipos iniciais;
- definição de interface do usuário, menus e controles;
- definição dos dispositivos e plataformas para os quais o jogo será criado;
- descrição da experiência a ser vivenciada pelo usuário;
- liderança do processo de criação e desenvolvimento do game;
- estudo do mercado para entendimento do perfil de público-alvo;
- gerenciamento de testes de qualidade e análise dos feedbacks;
- produção de efeitos sonoros, diálogo, mixagens e edição de som;
- ações promocionais de marketing e distribuição do game;
- acompanhamento e supervisão do lançamento;
- aprimoramento de falhas e atualização de versões.
Quais as habilidades necessárias para ser um game designer?
Em uma era de grandes avanços tecnológicos e cultura digital, os games ganham espaço, o que aumenta a competitividade. Logo, os profissionais dessa área precisam ter perfil com características diferenciadas. Veja algumas das habilidades e competências mais importantes!
Criatividade
Imagine um game repleto de ação e viradas mirabolantes e que por trás da sua criação deve estar uma mente engenhosa. O game designer é o cérebro do planejamento e concepção do jogo, logo, precisa ter ideias criativas para construir uma boa história, com enredo, muitas fases e uma boa dose de emoção para prender a atenção e fidelizar os usuários.
Habilidades com programação e tecnologia
O profissional dessa área precisa ser habilidoso no uso de ferramentas de programação, já que todo o game se baseia em aplicações e tecnologias. É importante ter conhecimento teórico apurado e habilidade técnica para colocar toda a lógica em prática, ou seja, é preciso ter vocação profissional para ser um game designer.
Capacidade de resolução de problemas
O processo criativo de um jogo online incorre em uma série de problemas que o designer de game deve ser capaz de solucionar. Do planejamento aos erros de funcionamento, é um profissional que deve ter calma, pensar com racionalidade e ter controle emocional suficiente para orientar a equipe sobre o que precisa ser feito.
Atenção aos detalhes
São muitas as particularidades que envolvem a criação, planejamento e desenvolvimento de um game até que ele esteja pronto para ser lançado no mercado. Cada detalhe impacta na estruturação geral, especialmente para surpreender os usuários e fazer com que eles se encantem pelo jogo, a ponto de querer avançar e vencer todas as fases.
Gerenciamento de tempo
Apesar de ser um game e ter como meta levar diversão para os usuários, o trabalho da equipe comandada pelo game designer é sério, demanda tempo e tempo é dinheiro. Por isso, as etapas, da concepção ao lançamento, devem ser planejadas e colocadas em um cronograma para que cada um saiba o que, quando, quem e como deve ser executado.
Quanto ganha um game designer?
O salário médio de um game designer está entre R$ 1.590,00 a R$ 4.130,00, o que depende do nível de conhecimento e experiência, além das soft skills necessárias para atuar à frente do projeto liderando pessoas.
Como é o mercado de trabalho para o game designer?
O mercado para o profissional game designer está aquecido e em busca de talentos criativos e comprometidos em lançar um produto diferenciado. Desde o início da pandemia da COVID-19, essa é uma das áreas que cresceu e continua crescendo, devido ao comportamento online do consumidor.
Diversos estúdios, produtoras e desenvolvedoras de jogos estão ampliando o time, porém, precisam de profissionais com formação e habilidades específicas, mesmo que precisem de tempo para se desenvolver e ganhar experiência.
O que é necessário para se tornar um game designer?
Ter um Curso Superior de Tecnologia em Game Design é imprescindível para seguir uma carreira e ser bem-sucedido. As habilidades socioemocionais são também primordiais em uma área dominada pela tensão, em que os erros são frequentes, o que exige tolerância, trabalho em equipe e senso colaborativo.
Um game designer é dedicado à construção de um universo lúdico e divertido, com o intuito de promover interação entre os usuários e uma experiência única e incrível no mundo dos jogos online.
Se você gostou deste post e deseja ser o profissional a desenvolver um game top das galáxias, aproveite para conhecer o Curso Superior de Tecnologia da UNINASSAU!
Outras dúvidas sobre o que é game designer que podem ajudar
Qual a função de um designer de games?
O game designer é o responsável pela criação e projeto, execução e concepção de games voltados para dispositivos como smartphones, tablets e computadores.
O que é preciso para ser Design de Games?
Ter graduação em um Curso de Tecnologia em Game Design e habilidades socioemocionais para lidar com situações de tensão, erros constantes e gestão de equipes.