As habilidades pessoais estão cada vez mais valorizadas e requisitadas no mercado de trabalho sendo, inclusive, um fator competitivo. Dentre as diversas competências importantes que um bom profissional deve ter, está a escuta ativa.
O ambiente corporativo, alimentado pela informação, requer que as pessoas saibam se comunicar de forma objetiva. É fundamental prestar atenção no que é dito, para que a mensagem seja transmitida com a mesma clareza.
Neste artigo você confere o que é a escuta ativa, bem como sua importância no ambiente de trabalho e as vantagens em desenvolvê-la. Confira!
O que é a escuta ativa?
Escuta ativa a técnica que envolve dar total atenção ao que se ouve, usando todos os sentidos e não apenas a audição.
A habilidade desenvolve a capacidade de interpretação e compreensão da mensagem de modo claro e preciso.
A escuta ativa pode ser desenvolvida e aplicada em todas as relações, pessoais e interpessoais, do ambiente organizacional. É uma das habilidades profissionais primordiais no contato diário que abrange projetos e processos, colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros.
O interesse real no que o outro diz é uma das principais características da escuta ativa e mostra um posicionamento de respeito e cuidado.
No decorrer da conversa, praticar a escuta torna mais fácil o filtro das informações mais importantes e relevantes.
Qual a importância da escuta ativa?
Existe uma diferença entre ouvir e escutar que mostra o quanto a escuta ativa é essencial dentro das empresas.
Enquanto ouvir é um processo mecanizado e automático, escutar é uma decisão que depende da vontade de parar e prestar atenção.
Apenas ouvir pode não ser o suficiente para assimilar o conteúdo e dar prosseguimento com a informação da maneira correta. A escuta ativa vai além, pois à medida que o ouvinte absorve as palavras, consegue refletir e ter um entendimento mais completo.
Em meio a debates sobre diversidade, inclusão e acessibilidade, a comunicação eficiente se faz ainda mais necessária.
Em grupos diversos, formados por diferentes perfis, o diálogo dinâmico e transparente pode evitar uma série de conflitos.
No dia a dia, à medida que a escuta ativa se torna uma habilidade inerente, diversas outras competências afloram. Quem escuta bem, está atento aos detalhes e tende a falar com maior propriedade, o que é crucial nos momentos decisivos.
No âmbito corporativo, a escuta ativa é uma habilidade imprescindível para qualquer profissional, independentemente do cargo ou posição hierárquica.
Parar o que está fazendo para escutar sobre um assunto que envolve o negócio pode gerar insights importantes.
Se tratando de líder e equipe, ter a liberdade de abordar qualquer tipo de assunto e falar abertamente é algo diferenciado. Um líder que sabe escutar, terá mais facilidade na condução do time e tomada de decisão, embasado por informações seguras.
Inclusive, muitas soluções nascem de ideias e sugestões que são compartilhadas entre os membros de uma equipe. Ao priorizar a fala do outro, o ouvinte abre espaço para uma conexão direta, que traz confiança para prosseguir com o discurso.
Quais são as vantagens da escuta ativa?
A boa comunicação demanda a construção contínua de uma linguagem institucional e compreensível a todos. A escuta ativa colabora para garantir que a informação circule de um jeito prático, fácil e livre de intercorrências.
Essa é uma habilidade que só traz benefícios de curto, médio e longo prazo. Veja alguns deles!
Evita os ruídos da comunicação
As falhas da comunicação são verdadeiras ervas daninhas dentro do ambiente de trabalho e podem causar sérios transtornos.
Com a prática da escuta ativa e um entendimento maior sobre um assunto, as chances de ruídos são menores.
Dar atenção a cada palavra valida o diálogo e faz com que a informação caminhe com linearidade. Seja na conversa com um cliente ou entre membros de uma equipe, o conteúdo segue um percurso bem alinhado.
Melhora o desempenho nas vendas
A escuta ativa, quando bem aplicada, serve de instrumento para impulsionar as vendas, já que há maior compreensão no diálogo. É importante deixar o cliente dizer o que procura, observando suas necessidades, preferências e hábitos.
Durante a escuta, é possível processar diversos pontos para traçar um perfil de consumidor e melhor estratégia de venda.
Ao prestar atenção nas reações corporais e no tom de voz, o ouvinte pode captar o que de fato motiva o cliente a decidir sobre uma compra.
Promove a relação interpessoal
Nada melhor do que um ambiente de trabalho produtivo, com clima organizacional saudável e colaborativo.
A escuta ativa fortalece a conexão entre as pessoas que dividem um mesmo espaço e atuam juntas em prol dos objetivos da empresa.
O ato de ouvir e compreender como o outro se sente, ajuda na construção de uma boa relação interpessoal.
Com isso, as diferenças são respeitadas, dando lugar à empatia e ao foco de fortalecer o relacionamento para manter a competitividade.
Reduz os conflitos
Falamos dos ruídos na comunicação e do quanto eles podem ser prejudiciais para a empresa e relação interpessoal.
Uma fala mal interpretada pode resultar em conflitos graves de difícil resolução, sobretudo, quando há dificuldade de diálogo.
Os desentendimentos comprometem o desempenho geral, seja do líder com a equipe, entre colegas de trabalho ou no atendimento ao cliente. Durante o tempo de escuta, dá para reorganizar as ideias e ter mais discernimento sobre o que será dito.
Potencializa o trabalho em equipe
Por fim, quando os profissionais se propõem a ouvir e dialogar de forma sincera, conseguem interagir e trabalhar melhor em equipe. O cenário é de ajuda mútua, deixando as diferenças de lado para investir na troca de ideias que podem favorecer o negócio.
Os colaboradores são proativos, buscando fazer da comunicação uma potente aliada do dia a dia. A escuta ativa, nesse contexto, tem o poder de eliminar barreiras e canalizar a atenção para o que, de fato, é relevante e construtivo.
A escuta ativa, mais do que uma técnica a ser desenvolvida, é uma prática que deságua na decisão de ter um bom perfil profissional. O mercado é exigente e ganha aquele que investir nas principais habilidades para ter uma carreira de sucesso.
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Perguntas Frequentes
O que é escuta ativa, exemplos?
É a técnica de ouvir atentamente o interlocutor, dando total foco à conversa para melhor entendimento e compreensão da mensagem. São exemplos de escuta ativa: escuta interna, focada e global.
O que é escuta ativa eficaz?
É quando o ouvinte consegue priorizar o diálogo e prestar atenção a tudo que é dito pela outra pessoa. Logo, é fundamental evitar distrações, aguardar o momento certo de se pronunciar e treinar a mente para assimilar e reter bem o conteúdo transmitido.
Quais são as 5 técnicas de escuta ativa?
As principais técnicas de escuta ativa, são: demonstrar interesse, ser empático, focar no interlocutor, fazer perguntas certeiras e não se distrair facilmente.