O que é Enem? entenda como funciona o exame!

A seguir, saiba o que é Enem, como funciona a prova e fique por dentro do que é necessário para se inscrever no exame!

Um dos caminhos que possibilitam aos estudanets ingressar em uma faculdade é o Exame Nacional do Ensino Médio. E quem deseja utilizar esse recurso, precisa conhecer a fundo todos os detalhes que envolvem essa prova, para se organizar melhor.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo que vai explicar o que é Enem, como funciona esse exame, além de apresentar algumas dicas importantes para você seguir na hora da inscrição.

Ficou interessado? Então, continue com a gente e boa leitura!

O que é Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova que permite aos estudantes concluintes do ensino médio concorrerem às vagas em instituições públicas e privadas de nível superior.

A aplicação do exame é anual e ocorre em dois dias, geralmente no fim de outubro e no início de novembro, dependendo do calendário estabelecido em cada ano e seguindo o cronograma do Ministério da Educação (MEC).

Para que serve o Enem?

O Enem tem o objetivo de avaliar as competências dos candidatos a uma vaga nas instituições de ensino superior, tendo um papel importante no auxílio aos estudantes que desejam iniciar seus estudos em diversas universidades do país.

Após o Enem, surgem diversas possibilidades de processos seletivos, dentre eles, destacam-se como mais comuns o Sisu, Prouni e Fies. 

Esses programas são os mais procurados pelos estudantes na hora de concorrerem às vagas nas universidades públicas e privadas.

Como fazer a inscrição no Enem 2022?

As inscrições para o Enem 2022 são feitas diretamente na página do participante. Para isso, os estudantes devem providenciar, previamente, os cadastros no Portal Único do Governo Federal para dar continuidade ao processo.

No momento das inscrições, o sistema pedirá que sejam preenchidos os dados de identificação, como CPF e RG. Além desses documentos oficiais, um questionário socioeconômico é aplicado aos candidatos.

Após esses procedimentos, os estudantes deverão informar a cidade onde querem realizar o exame, com data prevista para os dias 13 e 20 de novembro. 

Além disso, deve ser declarada a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) para realização da prova.

Para a identificação, o sistema de inscrição exige o envio de uma foto colorida e atual, que esteja nítida e com um fundo branco. O enquadramento deve ser da cabeça até os ombros e não serão aceitas imagens em que o candidato esteja utilizando algum acessório (cordões, bonés, piercings etc.). 

O sistema utiliza essa foto no procedimento de identificação dos candidatos e nos dias de aplicação do Enem.

Como conseguir isenção do Enem 2022?

Na hora de solicitar a isenção do Enem 2022, os candidatos devem se enquadrar nos seguintes requisitos: 

  • ter concluído o ensino médio em 2022, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública; 
  • cursar todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada; 
  • ter renda per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio.

Para solicitar a isenção do Enem 2022, também é necessário seguir algumas etapas básicas. Confira o passo a passo:

  1. Acesse o portal do Enem;
  2. Clique na opção “Isenção”;
  3. Preencha os números do seu CPF;
  4. Marque a opção “Li e Concordo”;
  5. Preencha os dados e clique na opção “Próximo”;
  6. Finalize o procedimento.

Vale destacar que o pedido de isenção é gratuito e deve estar em alinhamento com os requisitos exigidos pelo Inep.

Como é a prova do Enem?

A prova do Enem é dividida em dois dias, iniciando-se pontualmente ao meio-dia, no horário de Brasília. É importante destacar que atrasos não são tolerados a partir do momento que fecham os portões dos locais de aplicação. 

No primeiro dia, os participantes têm 5 horas e 30 minutos para responder 45 questões objetivas de Ciências Humanas, 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e elaborar uma redação. 

A prova do segundo dia contém 45 questões de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Atualmente, existem dois modelos de aplicação que estão configurados nas modalidades de Enem digital e impresso.

Quais matérias caem no Enem?

O Enem agrega matérias divididas em áreas com foco nas Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza.

Geralmente, os assuntos são conteúdos que os estudantes têm um contato aprofundado no Ensino Médio.

É normal haver variações e preferências. Por exemplo, estudantes que preferem humanas e alunos que gostam mais de exatas.

No entanto, é essencial estar preparado para todas as matérias que caem no Enem e conseguir um bom desempenho na prova.

Como ver a nota do Enem?

Depois de realizar a prova, é normal que os estudantes queiram ver o resultado do exame, para que possam utilizar a nota do Enem nos programas de acesso às instituições de ensino superior. 

Para visualizar a Nota do Enem, é necessário seguir as etapas abaixo. Veja como fazer:

  1. Acesse a página do participante;
  2. Informe os números do CPF;
  3. Digite os caracteres pedidos;
  4. Clique em “Enviar”;
  5. Visualize suas notas por área de conhecimento.

Como funciona a nota de corte do Enem?

De modo geral, a nota de corte varia de acordo com o curso e o peso de cada área de conhecimento que a instituição de ensino aplica no processo seletivo.

Uma das estratégias mais comuns dos candidatos é dedicar-se mais a uma área de conhecimento para potencializar a nota com o peso do curso.

Além disso, é essencial acompanhar as variações das notas de corte na medida em que a média do curso é atualizada. Nesse caso, a nota do candidato deve estar acima da faixa estabelecida para ingressar no curso.

Portanto, é essencial que os estudantes aprofundem os conhecimentos na nota de corte do Enem para estarem preparados na hora de concorrer às vagas.

Como estudar para o Enem?

Seja qual for a metodologia de estudo utilizada, os estudantes que desejam ter um bom desempenho no Enem precisam se dedicar bastante.

Uma rotina de estudos é essencial para garantir que os alunos mantenham um ritmo constante de aprendizagem contínua.

Por isso, é essencial, acima de tudo, muita organização nesse processo e entender qual a alternativa mais adequada para os estudos. 

Com isso, será possível definir a melhor maneira de estudar para o Enem, tornando possível uma melhor absorção do conhecimento relacionado a essa prova.

Agora que você já sabe o que é Enem, como realizar as inscrições e se organizar para os procedimentos necessários, compartilhe esse artigo em suas redes sociais, para que mais pessoas possam ter acesso a essas informações! 

Perguntas frequentes

  1. Quem pode fazer o Enem?

    Não há uma idade mínima para realizar o Enem, portanto, qualquer pessoa que tenha os documentos de identificação em regularidade podem realizar a prova e participar dos processos seletivos para ingressar nas universidades.

  2. Quanto tempo dura a prova do Enem?

    A duração da prova do Enem é de dez horas, totalizando os dois dias que são aplicadas as provas. Dessa forma, uma média de cinco horas é dividida em cada dia, embora o candidato possa finalizar a prova antes do tempo previsto.

  3. Quanto é a taxa de inscrição do Enem 2022?

    A taxa de inscrição do Enem 2022 é de R$ 85 para os candidatos que não obtiveram isenção no momento das inscrições.

  4. Como é feita a correção das questões do Enem?

    Cada questão recebe uma nota individual que são somadas e registradas no sistema de correção. Assim, as pontuações são concentradas por áreas de conhecimento, e apenas a redação é corrigida por professores.

  5. É possível conseguir o diploma do Ensino Médio pelo Enem?

    Não. Essa dúvida é comum porque houve um tempo que o certificado do Enem era utilizado para obtenção da ficha 19 e conclusão do ensino médio por meio da apresentação desse documento. 

  6. Posso mudar a opção de língua estrangeira no dia da prova do Enem? 

    Não. A opção da língua estrangeira só pode ser alterada no momento das inscrições, portanto, os candidatos devem solicitar a alteração antes que o prazo se encerre para evitar transtornos no dia da prova.

  7. O que é reaplicação do Enem?

    O Inep aplica uma segunda prova para candidatos que tiveram algum problema na hora de realizar a primeira aplicação na versão impressa ou digital. Por isso, essa reaplicação tem o mesmo formato, com 180 questões mais a redação.

  8. O que é um Enem PPL?

    Essa modalidade do Enem é destinada para pessoas que vivem em unidades prisionais e socioeducativas. Portanto, esse tipo de prova é aplicada para quem tem a privação da liberdade e concluiu o ensino médio. 

  9. O que é o Enem Seriado?

    Essa modalidade permite que os estudantes façam a prova todo final do ano para somar as pontuações dos três anos e aplicar a média no SISU, FIES e PROUNI, incluindo outros tipos de vestibular interno.

  10. O que levar para a prova do Enem?

    É recomendado levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, documento de identificação original e com foto, além do comprovante de vacinação contra a Covid-19. 

  11. O que não levar para a prova do Enem?

    De acordo com o Edital do Enem, não é permitido levar acessórios como óculos escuros, bonés e relógios, nem canetas com materiais não transparentes e livros, manuais, impressos ou anotações.

  12. Candidatos que acertam o mesmo número de questões podem ter notas diferentes?

    Sim. Isso ocorre porque cada questão no Enem tem seu peso: outras valem mais enquanto outras valem menos. Portanto, o esperado é que o estudante tenha um desempenho melhor nas questões com pontuação mais alta.

  13. Posso estudar fora do país usando a nota do Enem?

    Sim. Porém, o único país que tem convênio com o Inep é Portugal. Caso o estudante  queira estudar em outros países, outras formas de intercâmbio devem ser consideradas sem o uso da nota do Enem. 

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade