O que é interpretação de texto para o Enem? Saiba como desenvolvê-la! 

Neste artigo, entenda de uma vez por todas como desenvolver a interpretação de texto para o Enem. Confira!

Caso você seja um estudante que esteja terminando o ensino médio, provavelmente já se perguntou o que é interpretação de texto para o Enem. 

Essa prática consiste em entender todos os elementos do texto para alcançar respostas concretas às questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

No entanto, caso esse seja um grande desafio para você, não se preocupe! Neste post, mostramos tudo o que você precisa saber para interpretar o texto do Enem e alcançar resultados precisos. Boa leitura! 

Elementos essenciais para a interpretação de texto no Enem

Além de entender o que é interpretação de texto para o Enem, é essencial compreender os principais elementos que envolvem essa técnica. 

De modo geral, os elementos se apoiam nos seguintes pilares: leitura, senso analítico e pensamento crítico. 

A leitura é o principal elemento, pois através dela que o estudante consegue visualizar todas as informações do texto. Esse também é um fator primordial para entender o que é interpretação de texto para o Enem. 

O senso analítico consiste na habilidade de analisar todas as informações de maneira meticulosa, considerando os principais critérios do enunciado. 

Isso é essencial pois os textos do Enem estão relacionados a diversas questões e alternativas de múltipla escolha. Por isso, o senso analítico é o elemento essencial para auxiliar na interpretação do texto do Enem. 

Além disso, vale destacar o pensamento crítico na hora de interpretar esse texto. Isso porque o estudante é induzido a pensar sobre os possíveis resultados de forma a responder as questões corretamente. 

Quando o estudante consegue pensar de maneira crítica sobre o texto que está sendo analisado, torna-se mais difícil errar na hora da prova. 

Portanto, esses elementos são essenciais para conseguir interpretar o texto do Enem de modo a acertar as questões da prova. 

Passo a passo para a interpretação de texto 

Para entender o que é interpretação de texto para o Enem, você precisa seguir um passo a passo que tenha uma sequência lógica. 

Primeiramente, o recomendado é que você leia as questões e os enunciados de maneira pausada. Apesar do limite de tempo que o Enem possui, ler de forma mais lenta permite que você absorva melhor as informações. 

Nesse viés, certifique-se de estar com a leitura em dia, pois o Enem exige muito de interpretação de texto dos candidatos. Dessa forma, será possível ler de forma dinâmica e ainda ter tempo de sobra para responder as questões. 

Além disso, tenha certeza de que compreende o significado das palavras e termos mais rebuscados.  

Por isso, lembre-se de sempre ter um dicionário ao lado na hora de estudar, pois quando chegar no dia da prova o seu vocabulário estará mais amplo. 

Por fim, depois de ler e compreender todas as palavras, incluindo o contexto e os significados, faça paráfrases dos principais elementos do texto.  

Nesse sentido, anote com suas palavras os principais fragmentos do conteúdo que irão contribuir para sua interpretação de texto do Enem. Depois disso, será mais fácil responder as questões relacionadas aos textos. 

Perguntas que te ajudarão a interpretar um texto

Na hora de interpretar um texto do Enem, o ideal é contextualizar todas as informações e se questionar sobre o que é mais relevante. 

Isso exige que você faça algumas perguntas para si mesmo enquanto está processando o conteúdo e os elementos do texto.  

Pensando nisso, listamos a seguir as principais perguntas que te ajudarão na hora de interpretar um texto do Enem: 

  • Qual a informação mais relevante do texto? 
  • O que faz mais sentido em relação as alternativas? 
  • Qual a resposta mais coerente no contexto do conteúdo? 
  • Qual a resposta mais exagerada que foge do contexto? 
  • Quais são as mensagens que estão nas entrelinhas?

Ao realizar o levantamento dessas questões, você além de exercer o pensamento crítico, irá analisar o conteúdo atenciosamente. Portanto, será possível interpretar o texto com todo rigor exigido. 

Entenda como treinar a interpretação de texto para Enem

A melhor formar de treinar a interpretação de texto do Enem é por meio dos simulados e cadernos de questões dos anos anteriores. 

Dessa forma, você consegue analisar os conceitos e o próprio formato do texto, além de conferir as alternativas de múltiplas escolhas. 

Isso porque as alternativas dialogam diretamente com o conteúdo do texto, seja induzindo ao erro ou contendo a resposta correta. 

Por isso, treinar por meio de apostilas do Enem é a melhor opção, pois além de aplicar as técnicas inerentes a interpretação de texto, é possível focar no estilo de texto que geralmente cai no Enem 

Algumas dicas que podem te ajudar na hora da prova

Quando chega o dia, muitos estudantes podem sentir que não são capazes, ou até mesmo sentir dificuldades para controlar a ansiedade na hora da prova. 

No entanto, isso não precisar ser algo desafiador a ponto de te deixar muito inseguro. Tenha em mente que se você está preparado para realizar a prova, tudo irá se encaminhar para dar certo. 

Dessa forma, listamos as seguintes dicas que podem te ajudar quando chegar o momento de fazer a prova do Enem: 

  • Concentre-se no seu caderno de questões; 
  • Responda as questões mais fáceis primeiro; 
  • Marque o gabarito com atenção; 
  • Não se assuste com o tempo; 
  • Revise todas as respostas antes de finalizar. 

Com essas dicas simples, além de garantir que você se concentre melhor, será possível concluir a prova com sucesso! 

Exemplos de interpretação de texto que caem no Enem 

Considerando o conteúdo do caderno de humanas e linguagens, a maioria dos textos que caem no Enem possui uma estrutura própria. 

De modo geral, os textos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) possuem as seguintes características: 

  • Gênero literário; 
  • Objetivo central; 
  • Linguagem Textual; 
  • Elementos conceituais; 
  • Teor reflexivo. 

De acordo com esses tópicos destacados, torna-se mais fácil de realizar a interpretação do texto incluindo os fatores que envolvem o conteúdo. 

Agora que você já sabe o que é interpretação de texto para o Enem e como aplicar essa técnica, confira nosso conteúdo sobre como estudar para o Enem

Banner amarelo com um botão para baixar o Ebook: Guia definitivo para criar um cronograma de estudos
Preparamos um super conteúdo para você! Receba agora o guia definitivo para criar um cronograma de estudos!

Perguntas frequentes

  1. O que cai em interpretação de texto no Enem?

    De modo geral, os conceitos relacionados as áreas são inseridas ao longo do conteúdo. Por isso envolvem as ciências humanas; linguagens e códigos, ciências da natureza; matemática e suas tecnologias. 

  2. O que fazer quando errar uma questão no Enem?  

    Entender que errar faz parte do processo de aprendizagem é essencial para o estudante conseguir aumentar os acertos. Por isso, não se desespere! Revise a questão que você errou e aprimore seu método de estudo. 

  3. Quais os assuntos de literatura que mais caem no Enem?

    Além de assuntos que envolvem figura de linguagens e interpretação de texto, a literatura do Enem está focada no estudo das obras clássicas. Destaca-se o romantismo e o modernismo como principais escolas literárias. 

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade