Passei da idade para fazer faculdade? Veja os benefícios em estudar e acabe de vez com esse pensamento!

Definitivamente não existe idade para fazer faculdade e a prova disso são as pessoas de diversas faixas etárias que estudam juntas na sala de aula. A seguir, conheça as vantagens em se matricular!

O medo da restrição de idade para fazer faculdade deixa milhares de pessoas longe das salas de aula. Acontece que não existem limitações quando o assunto é a realização do sonho de ter um diploma de nível superior.

Cada vez mais percebemos pessoas maduras, já com a vida estabilizada voltando aos bancos da universidades porque não puderam estudar antes. Além de conquistar uma nova profissão, provam que nunca é tarde para adquirir conhecimento e se recolocar no mercado.

Se você acredita que está muito velho para voltar a estudar, este post vem mostrar que dá tempo de se graduar, se especializar e ser um grande profissional na área escolhida. Continue lendo e veja por que você deve investir na graduação!

Com que idade pode entrar na faculdade?

Não existe uma idade mínima para começar a faculdade, mas é preciso ter concluído o ensino médio. Isso quer dizer que não importa se você tem 18 ou 60 anos, o ensino superior é democrático e recebe gente de todas as idades de portas abertas.

Quais são as vantagens de voltar a estudar?

Antes de falar dos benefícios de retomar os estudos, é importante reforçar a ideia de que a escola ou faculdade é feita para todos. Pessoas mais velhas fazem muitos questionamentos como: existe idade mínima ou máxima para fazer faculdade? Estou muito velho para estudar? 

Muitas vezes as dificuldades e “pré” conceitos estão muito mais na sua mente do que no sistema de ensino, colegas e professores. Logo, o certo é focar nos benefícios de voltar a estudar, não importa a sua data de nascimento. 

Existem muitos motivos para ser de novo um estudante e listamos os principais, para você se encorajar e não perder o próximo período de matrícula. Acompanhe!

Recolocação no mercado de trabalho

Para muitas vagas de emprego, as atividades exigem que o profissional tenha conhecimento técnico e diplomação comprovada na área. 

Eis uma das vantagens de voltar a estudar, que é ter a oportunidade de ocupar um cargo mais valorizado e ser devidamente remunerado. Um curso de graduação permite que você amplie os conhecimentos, aumentando o nível de empregabilidade.

Se você está fora do mercado de trabalho ou deseja mudar de profissão para ter a chance de melhorar de vida, a hora é agora. A faculdade abre um leque de possibilidades e de contatos, já nos primeiros dias de aula.

Especialização em alguma área

Toda profissão é digna, mesmo aquelas que “desobrigam” o profissional de estudar, como é o caso de atividades operacionais que só exigem o ensino fundamental ou médio. Porém, o fato é que o ensino superior permite se especializar em determinada área e ter um currículo mais atrativo

Você pode se formar em Fisioterapia, Direito, Nutrição, Biomedicina, Educação Física, Geografia, Engenharia e tantos outros cursos. Saber identificar sua vocação profissional pode ser muito útil nessas horas.

Sem contar que depois de formado você pode fazer uma pós-graduação ou um MBA e aumentar ainda mais o seu nível de conhecimento e empregabilidade.

Mudança de carreira

Agora, se você já é formado e está há muitos anos atuando em uma área, deseja ressignificar a carreira e estudar para mudar de profissão, aí é que não existe mesmo idade para fazer uma segunda graduação

Você já conhece a rotina e o ambiente, sabe bem quais são as dores e alegrias de ser um universitário, além de todo o sentimento que essa conquista proporciona. Seja sair da área técnica ou mudar totalmente de área, a faculdade é a melhor estratégia para uma mudança de carreira.

Realização de um sonho

A maior e principal de todas tem a ver com a conquista pessoal de ter um diploma de nível superior para chamar de seu. Nada melhor do que saber que depois de anos de estudo você pode ser chamado pelo seu título de graduação. 

Nada mal ser nutricionista no restaurante de uma grande indústria, o engenheiro responsável pela obra ou ainda, o professor de geografia apaixonado por ensinar sobre relevos, colinas, rios e planícies. 

O mais importante é que não há limites para sonhar e, muito menos, idade para fazer faculdade se o desejo de se graduar é mais forte. Afinal, é preciso estar preparado para quando a oportunidade chegar e escolher você para um novo desafio.

Por que investir em uma graduação?

Além das vantagens de voltar a estudar você pode estar ainda se perguntando por que deve investir em uma graduação. Como acreditamos que a educação é o único caminho para o crescimento pessoal e profissional, selecionamos alguns motivos!

Oportunidade de trabalhar nas melhores empresas

Falamos da recolocação no mercado e reforçamos que  um diploma de nível superior amplia o conhecimento e você pode concorrer às melhores vagas de empregos. Muitas empresas de grande porte e até multinacionais precisam de profissionais graduados, para exercer funções específicas. 

Trabalhando em empresas de referência, é possível que você tenha um bom cargo e salário compatível, com complemento de benefícios. As melhores empresas estão em busca dos melhores talentos com formação, habilidades técnicas e comportamentais.

Maior segurança e garantia de futuro

Com um diploma de graduação, dependendo da área você pode se tornar um profissional autônomo ou abrir um negócio por conta própria. Com isso, no futuro, mesmo diante de cenários incertos ou crises, você se sentirá mais seguro por ter uma profissão e poder continuar trabalhando. 

Sem contar que ser formado e ter um bom emprego encoraja a passos maiores como a compra de um carro ou entrada no financiamento de um imóvel. Tudo isso faz parte dos planos de vida e podem ficar de lado se você não estiver com o lado profissional estabilizado.

Retorno do investimento

Esse é um ponto importante, pois mesmo que você entre na faculdade com desconto na mensalidade, bolsa ou por meio de um programa de incentivo, terá despesas nesse período. 

No entanto, o retorno é certo, pois, ainda na faculdade você pode conseguir um emprego bom e começar a recuperar o dinheiro investido. É fundamental ver o estudo sempre como investimento e não como despesa, considerando as melhorias no futuro. 

O saber não ocupa lugar, mas quando acontece é para mudar a vida profissional das pessoas e permitir a realização de projetos. Com a certeza de que não há idade para fazer faculdade, você só precisa dar o primeiro passo, que é escolher o curso e se matricular o quanto antes.

E para te ajudar a conquistar esses sonhos, a UNINASSAU tem à disposição cursos de graduação e pós em diversas áreas, que vão te preparar para o futuro e para suas conquistas. Conheça as opções e matricule-se!

Outras dúvidas sobre entrar na faculdade que podem ajudar

  1. Qual idade mínima para entrar na faculdade? 

    Não existe uma idade mínima para ingressar na faculdade, mas é preciso comprovar a conclusão no ensino médio. 

  2. Qual idade máxima para entrar na faculdade? 

    Da mesma forma que não existe uma idade máxima, pois se você concluiu o ensino médio e está com disposição para enfrentar uma maratona de aulas, trabalhos e provas, não importa se você tem 40, 50 ou 80 anos, a faculdade é o seu lugar.  

  3. Será que sou velho para faculdade? 

    A idade é apenas um número imposto pela burocracia e sociedade, por isso, não se julgue velho para iniciar algo que você deseja ou faz parte dos seus sonhos.  

  4. É normal entrar na faculdade com 20 anos? 

    É normal entrar com qualquer idade permitida depois de comprovada a conclusão do ensino médio. A idade para entrar na faculdade não tem limites, muito menos imposta por qualquer instituição de ensino.

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e participe da comunidade